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Passar a bola por cima da rede, colocando-a no campo adversário, para criar as maiores dificuldades na sua devolução, permitindo a conquista directa do.

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2 Passar a bola por cima da rede, colocando-a no campo adversário, para criar as maiores dificuldades na sua devolução, permitindo a conquista directa do ponto ou o alcançar de uma posição de controlo sobre o adversário que lhe aumente as probabilidades de finalizar o ponto, impedindo que o adversário faça o mesmo, cumprindo as regras de jogo. Objectivo do jogo Tempo de jogo A duração é imprevisível e pode variar, em termos médios, de 1 a 3-4 horas. Número de jogadores O Ténis pode ser jogado em singulares (2 jogadores) ou pares (4 jogadores)

3 Campo de jogo Sinal do meio/ Marca central Linha lateral para jogo de pares Linha lateral para jogo de singulares Linha do meio/ linha central de serviço Linha de fundo

4 Jogo normal: Sem pontos ‐ “Zero” Primeiro ponto ‐ “15” Segundo ponto ‐ “30” Terceiro ponto ‐ “40” Quarto ponto ‐ “jogo” No caso de existir uma igualdade aos 40 pontos, os jogadores têm que disputar vantagens e ganha o jogador que vencer dois pontos consecutivos (1.ª vantagem e jogo). A partida é constituída pelo menos por seis jogos. Ganha o jogador que atingir primeiro este número, mas com uma diferença de 2 jogos. Quando se ocorre uma igualdade a 6 jogos, pode-se utilizar um sistema de desempate denominado tie-break. Pontuação

5 Serviço: O jogador deve executar o serviço atrás da linha de fundo, entre o prolongamento imaginário da marca do meio e o da linha lateral. A bola é lançada ao ar com a mão livre e é batida com a raquete antes desta tocar no solo. O servidor deve estar colocado, alternadamente, do lado direito e do lado esquerdo, iniciando o serviço em cada jogo sempre do lado direito. Para que o serviço seja considerado válido, é necessário: Que a bola passe por cima da rede e bata no chão na respectiva zona do servido (zona diagonalmente oposta à posição do servidor e linha que contorna essa mesma zona), antes do recebedor a devolver. Se bater sobre as linhas é considerada válida; Que a bola não toque na rede, nos postes, nos sticks; No caso da bola servida tocar na rede, nos postes, nos sticks ou no recebedor, antes de ter tocado no solo na zona de serviço, o serviço será considerado let. Nesta situação, o serviço não é contado e o servidor terá direito a servir de novo; contudo, o serviço let não anula uma falta cometida anteriormente. O servidor tem direito a dois serviços, ou seja, no caso de, no primeiro serviço, a bola não tocar na zona de serviço ou nas linhas que a circundam, tem direito a um segundo serviço. Se o servidor, ao tentar bater na bola com a raqueta, não lhe acertar, perde um serviço. Regulamento

6 Regras básicas: A bola só pode bater no campo uma única vez, antes de ser devolvida. No caso de bater duas vezes, o jogador que está nesse campo perde o ponto; O jogador pode bater na bola antes desta bater no seu campo, devolvendo-a para o campo adversário; O jogador só pode bater na bola com a raquete uma única vez. Se a bola bater na rede ou nos seus postes antes de cair no campo adversário ou ser jogada directamente (bola jogada antes de bater no solo) continua a ser válida. Mesmo que a trajectória da bola indique que iria cair fora do campo, passa a ser considerada válida, caso o adversário toque ou bata nela. Regulamento


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