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ESTRATÉGIA PARA AMOSTRAGEM DA POPULAÇÃO E DA PAISAGEM EM PESQUISAS SOBRE USO E COBERTURA DA TERRA Álvaro de Oliveira D’ Antona & Leah Karin VanWey Disciplina:

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1 ESTRATÉGIA PARA AMOSTRAGEM DA POPULAÇÃO E DA PAISAGEM EM PESQUISAS SOBRE USO E COBERTURA DA TERRA Álvaro de Oliveira D’ Antona & Leah Karin VanWey Disciplina: CST-310 - População, Espaço e Ambiente Doutoranda: Camille Nolasco Agosto/2010 R. bras. Est. Pop., São Paulo, v. 24, n. 2, p. 263-275, jul./dez. 2007

2 DESMATAMENTO NA AMAZÔNIA implicações negativas do ponto de vista local, regional e global  compreensão extensiva e em múltiplos níveis do processo de desmatamento da Amazônia, e as suas “dimensões humanas”  Estudos voltados para o modo de vida dos produtores rurais: abordagem multidisciplinar que adotam por oferecerem explicações na escala em que as mudanças no uso da terra realmente ocorrem, ou seja, na escala dos estabelecimentos rurais. Disciplina: População, Espaço e Ambiente

3 Pesquisas em escala micro (unidades dom é sticas e dos lotes de terra) demonstram que: estabelecimentos agropecu á rios → são unidades territoriais essenciais para conectar popula ç ão e ambiente Disciplina: População, Espaço e Ambiente Variáveis socioeconômicas e demográficas Dados biofísicos Estratégias de amostragem Dados de Campo Generalizações para População e paisagem

4 Discute a estratégia de amostragem em estágios múltiplos, utilizada em survey socioconômico e demográfico, realizado em 2003, em área de estudo localizada entre os municípios de Santarém e Belterra, no Pará. ● estratégia baseada na distribuição espacial dos lotes rurais, definidos em mapas do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (incra), e o desenho do survey permitem que os dados de indivíduos, unidades domésticas e lotes sejam representativos e espacialmente relacionados com caracteres biofísicos. Disciplina: População, Espaço e Ambiente 1ª parte: contextualização do tipo de pesquisa e localização da área de estudo. 2ª parte: estratégia de amostragem e os instrumentos do survey 3ª parte: resultados do trabalho de campo parte final: os prós e contras da estratégia e mpregada

5 Contextualiza ç ão Disciplina: População, Espaço e Ambiente Bibliografia - relaciona componentes socioeconômicos e demográficos às mudanças no uso e cobertura da terra em várias escalas e contextos. Os trabalhos sobre Amazônia brasileira e na escala das propriedades rurais - enfocam vários aspectos das ‘dimensões humanas’ das modificações no uso da terra:  percepção ambiental  estratégias de uso da terra  demografia das unidades domésticas  trajetórias de uso da terra

6 Disciplina: População, Espaço e Ambiente  Trabalhos na escala micro - partem de uma base de dados georreferenciados (mapa de lotes rurais, cole ç ão de imagens de sat é lite com dados sobre cobertura da terra) e outras fontes de dados secund á rios ( mapa de solos e dados censit á rios).  Sobre tal base, organiza-se o trabalho de campo (geralmente survey acompanhado de outros instrumentos) para coleta de informa ç ões agregadas por unidade dom é stica e lote de terra.  Nos trabalhos de campo, são reunidos dados socioeconômicos, demogr á ficos e de uso e cobertura da terra nas unidades selecionadas na amostra. As informa ç ões tabuladas são inclu í das na base de dados, permitindo que caracter í sticas das unidades dom é sticas e dos lotes sejam cruzadas com outras fontes de dados.

7 Disciplina: População, Espaço e Ambiente A estrat é gia de amostragem precisa :  capturar, no espa ç o, a variabilidade de situa ç ões sociais, fundi á rias e biof í sicas existentes dentro da á rea de estudo.  permitir maior controle da sele ç ão da amostra  facilitar a locomo ç ão durante o trabalho de campo.

8 Disciplina: População, Espaço e Ambiente Figura 1 Área de estudo nos municípios de Santarém e Belterra Santarém: área de 24.314,4km 2, com população de 262.538 habitantes, sendo 71% urbana (IBGE, 2000). Belterra: área de 2.628,9km 2 e população de 14.594 habitantes, 35% urbana (IBGE, 2000), o município de Belterra está incrustado no município de Santarém, do qual se emancipou em 1995. Área de estudo Pouco mais de 1.800km 2 ocupa parte dos munic í pios de Santar é m e Belterra, no Par á.

9 Disciplina: População, Espaço e Ambiente FIGURA 5 Ilustração de lotes selecionados nas células lotes ~ 35 hectares, havendo grande varia ç ão de tamanho e formatos.  Nas 80 células definidas, foram selecionados aleatoriamente lotes do Incra- 9 lotes em cada célula para serem realizadas as entrevistas;  5 lotes foram selecionados em cada célula, como parte de uma amostra alternativa

10 Disciplina: População, Espaço e Ambiente Estrat é gia de amostragem FIGURA 2 Malha de lotes do Incra na á rea de estudo nos munic í pios de Santar é m e Belterra A amostra considerou a distribui ç ão espacial de lotes de terra situados em á reas de projeto de coloniza ç ão e em por ç ões com ocupa ç ão espontânea, conforme mapas do Incra.

11 Disciplina: População, Espaço e Ambiente  coloniza ç ão antiga (ausência de imagens de sat é lite do 1º desmatamento do lote).  estratifica ç ão feita a partir da divisão da á rea de estudo em quatro regiões, que refletem a hist ó ria de ocupa ç ão desde 1930  para estratifica ç ão dentro de cada região, foi aplicada uma grade com 281 c é lulas de 3km por 3km sobre 5.086 lotes no mapa de propriedades do Incra (Figura 3). FIGURA 3 C é lulas nas quatro regiões da á rea de estudo INTERESSE: investigar os efeitos do tempo de ocupa ç ão do lote sobre as decisões de uso da terra por parte das unidades dom é sticas.

12 Disciplina: População, Espaço e Ambiente Foram selecionadas aleatoriamente 20 c é lulas em cada uma das quatro regiões de modo a se obter uma amostra com significativa cobertura espacial. FIGURA 4 - Células selecionadas caracter í sticas dos lotes na á rea de estudo, os recursos dispon í veis para o trabalho de campo e a meta de ter dados sobre 550 lotes Definiram: grade de c é lulas e n º de unidades selecionadas O padrão 3km x 3km – que agrega em média 18 lotes – seria o ideal, dadas as características dos lotes e os objetivos do trabalho.

13 Disciplina: População, Espaço e Ambiente Instrumentos da pesquisa Question á rios - caracter í sticas da unidade dom é stica (econômicas e demogr á ficas) - e da propriedade (produ ç ão, uso e cobertura da terra) no presente e no passado estabelecer paralelos entre a hist ó ria das unidades dom é sticas e a das propriedades. -procedimentos para captar a fragmenta ç ão de lotes decorrente de partilha entre herdeiros ou mesmo venda, bem como a agrega ç ão de lotes. “ propriedade ” = estabelecimentos agropecu á rios visitados no trabalho de campo “ lote ”= limites dos estabelecimentos amostrados. - desenhados para a coleta de dados de unidades dom é sticas existentes em propriedades agropecu á rias familiares.

14 Disciplina: População, Espaço e Ambiente Resultados

15 Dificuldades : Disciplina: População, Espaço e Ambiente  estrutura fundi á ria diferente da esperada - lotes originais subdivididos ao longo dos anos ( ~ 250m 2 ) / localiza ç ão (em vilas/comunidades) / uso (servem apenas como local de moradia).  lotes do Incra agregados em grandes estabelecimentos não-familiares (alguns deles com mais de 50 lotes originais) = pecu á ria, plantio mecanizado de arroz e soja. As 458 propriedades identificadas em 2003, a partir dos lotes amostrados, correspondem de fato a 1.069 lotes originais do Incra que foram agregados e/ou desagregados ao longo dos anos.  identificadas 460 propriedades sobre 587 lotes do Incra que fazem parte da amostra.  question á rios em 243 das 460 propriedades (estabelecimentos agropecu á rios familiares)  Nas outras 217 propriedades identificadas não foram realizadas entrevistas por motivos diversos

16 Disciplina: População, Espaço e Ambiente FIGURA 6 Exemplos de mudança na estrutura fundiária observada em 2003 “ a ”= enorme propriedade onde se produz arroz e soja foi encontrada no lugar dos lotes originais ( excede os 9km 2 da c é lula selecionada) “ b ” = foram encontradas 12 propriedades ocupadas por filhos daquele que originalmente adquiriu o lote. Os limites das propriedades foram atualizados segundo os desenhos feitos com os proprietários, os pontos de GPS coletados durante as visitas e as imagens de satélite.  A sobreposição dos mapas permite comparar espacialmente a estrutura fundiária do passado e a do presente.  A sobreposição dos mapas de propriedades com as séries de imagens de satélite possibilita analisar as transformações da cobertura da terra dentro de determinado lote ou propriedade, que podem então ser associadas aos conteúdos declarados pelos entrevistados.

17 Disciplina: População, Espaço e Ambiente As vantagens da estrat é gia de amostragem Relativamente a outros métodos A estrat é gia adotada no trabalho permite estimar os efeitos da auto-correla ç ão espacial melhor do que em uma amostragem não segmentada.

18 Disciplina: População, Espaço e Ambiente No uso dos dados coletados  Os dados podem ser usados em diferentes níveis de agregação, atendendo a diversas análises em diversas escalas.  Mudanças na estrutura fundiária em escala regional podem ser discutidas à luz de processos socioeconômicos e demográficos em curso e em relação às mudanças no uso e cobertura da terra.  possibilita generalizações: -efeitos da demografia das unidades domésticas sobre o uso da terra na escala das propriedades familiares. -Composição familiar e ciclo de vida da propriedade

19 Disciplina: População, Espaço e Ambiente Nos estudos de popula ç ão e ambiente  A amostragem proporciona generalizações ao nível da paisagem (estudo do uso e da cobertura da terra ) e da população de unidades domésticas.  A estratégia facilita a logística de campo e pode ser adaptada a outros contextos e objetivos, através do ajuste no tamanho da célula em combinação ao número de células e à quantidade de unidades selecionadas em cada uma delas.  Em análises micro→ necessário o uso de estratégias de amostragem que permitam generalizações em termos da população de lotes e da população de unidades domésticas em determinada região. (mudanças populacionais ↔ mudanças ambientais)  Amostra de lotes→ melhor generalização  Amostra de unidades domésticas→ garante generalização para a população de unidades domésticas na região.  O estudo de tais elementos em v á rias gera ç ões são chaves para o entendimento do futuro da popula ç ão e do ambiente na Amazônia.

20 Disciplina: População, Espaço e Ambiente Considerações Finais  A estratégia de amostragem desenvolvida neste trabalho parece pertinente e abre a possibilidade para generalizações de dados obtidos em escala micro.  A apresentação dos resultados, no entanto, parece um pouco confusa.  Não fica claro como os dados amostrados podem ser cruzados com outros dados para as generalizações em escalas regionais ou da paisagem.

21 Disciplina: População, Espaço e Ambiente Obrigada!


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