A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PTD PLANO DE TRABALHO DOCENTE (SUGESTÃO) (EXPLICATIVO DE CADA ELEMENTO QUE COMPÕE O PTD) CABEÇALHO: todos os dados necessários e de praxe; não esquecer.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PTD PLANO DE TRABALHO DOCENTE (SUGESTÃO) (EXPLICATIVO DE CADA ELEMENTO QUE COMPÕE O PTD) CABEÇALHO: todos os dados necessários e de praxe; não esquecer."— Transcrição da apresentação:

1 PTD PLANO DE TRABALHO DOCENTE (SUGESTÃO) (EXPLICATIVO DE CADA ELEMENTO QUE COMPÕE O PTD) CABEÇALHO: todos os dados necessários e de praxe; não esquecer de determinar para quanto tempo será o plano ( mensal, bimestral, trimestral, semestral – o professor é quem determina

2 PLANO DE TRABALHO DOCENTE (SUGESTÃO) PLANO DE TRABALHO DOCENTE (SUGESTÃO) (EXPLICATIVO DE CADA ELEMENTO QUE COMPÕE O PTD) (EXPLICATIVO DE CADA ELEMENTO QUE COMPÕE O PTD)

3 CONTEÚDOS ESTRUTURANTES São dimensões (4), perspectivas de análise do espaço geográfico e devem ser trabalhados em todas as séries do EF e EM. De acordo com a DCE.

4 CONTEÚDOS BÁSICOS: São essenciais, indispensáveis a cada série da etapa do E.F. e para o E.M. Estão listados por série e ano na DCE GEOGRAFIA (Imprimir pelo portal diaadiaeducacao) CONTEÚDOS BÁSICOS: São essenciais, indispensáveis a cada série da etapa do E.F. e para o E.M. Estão listados por série e ano na DCE GEOGRAFIA (Imprimir pelo portal diaadiaeducacao) Dá origem a diversos conteúdos específicos nos 4 conteúdos estruturantes, dependendo do que o professor pretende. Dá origem a diversos conteúdos específicos nos 4 conteúdos estruturantes, dependendo do que o professor pretende. Os conteúdos básicos não precisam ser criados, já estão relacionados ao final da DCE. É só selecioná-los e trabalhá-los durante a série em que estão listados Os conteúdos básicos não precisam ser criados, já estão relacionados ao final da DCE. É só selecioná-los e trabalhá-los durante a série em que estão listados

5 CONTEÚDO ESPECÍFICO: CONTEÚDO ESPECÍFICO: Elaborados pelo professor; Elaborados pelo professor; Origina-se no conteúdo básico; Origina-se no conteúdo básico; A simples subdivisão dos conteúdos (tradicionalmente trabalhados pela Geografia) não dá origem aos específicos. A simples subdivisão dos conteúdos (tradicionalmente trabalhados pela Geografia) não dá origem aos específicos.

6 Ex.: Agricultura: modernização agrícola, êxodo rural. Ex.: Agricultura: modernização agrícola, êxodo rural. Isto são classificações ou subdivisões de assuntos que estão relacionados com a agricultura, não ficando claro o que será trabalhado e como será trabalhado; Isto são classificações ou subdivisões de assuntos que estão relacionados com a agricultura, não ficando claro o que será trabalhado e como será trabalhado; Para transformar em específico precisaríamos perguntar: -o que provocou o êxodo rural, problemas econômicos, políticas agrícolas, pressões populacionais ou problemas ambientais ou todos abordados conforme os conteúdos estruturantes. Para transformar em específico precisaríamos perguntar: -o que provocou o êxodo rural, problemas econômicos, políticas agrícolas, pressões populacionais ou problemas ambientais ou todos abordados conforme os conteúdos estruturantes.

7 CONTEÚDO ESPECÍFICO: CONTEÚDO ESPECÍFICO: Deve ser elaborado em forma de frase, contemplando um conteúdo estruturante ou mais; Deve ser elaborado em forma de frase, contemplando um conteúdo estruturante ou mais; Alguns específicos abrangem dois ou mais estruturantes. Alguns específicos abrangem dois ou mais estruturantes.

8 OBJETIVO/JUSTIFICATIVA OBJETIVO/JUSTIFICATIVA O que se quer que o aluno aprenda de forma interpretativa, analítica e crítica com a compreensão deste conteúdo ou blocos de conteúdos específicos. O que se quer que o aluno aprenda de forma interpretativa, analítica e crítica com a compreensão deste conteúdo ou blocos de conteúdos específicos.

9 PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS: é a ação. PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS: é a ação. Como o conteúdo específico ou blocos de conteúdos específicos serão trabalhados na sala de aula. Como o conteúdo específico ou blocos de conteúdos específicos serão trabalhados na sala de aula. Deve ser detalhado. Deve ser detalhado.

10 RECURSOS RECURSOS O que o professor utilizará em sua aula para trabalhar esse conteúdo específico ou bloco de conteúdos específicos. O que o professor utilizará em sua aula para trabalhar esse conteúdo específico ou bloco de conteúdos específicos.

11 PROPOSTA DE TRABALHO P/ O ALUNO PROPOSTA DE TRABALHO P/ O ALUNO Durante a aula ou depois dela, o que o professor propõe para que o aluno faça. Durante a aula ou depois dela, o que o professor propõe para que o aluno faça.

12 AVALIAÇÃO Ler texto A AVALIAÇÃO NO CONTEXTO ESCOLAR NRE/CGE

13 CRITÉRIOS CRITÉRIOS O que realmente é importante que o aluno tenha aprendido, compreendido quanto a este conteúdo específico ou bloco de conteúdos específicos? O que realmente é importante que o aluno tenha aprendido, compreendido quanto a este conteúdo específico ou bloco de conteúdos específicos? Estão diretamente relacionados aos objetivos. Estão diretamente relacionados aos objetivos.

14 Não é instrumento.Decorrem dos conteúdos específicos...devem ser pensados no momento da elaboração do PTD e devem acompanhar a prática pedagógica desde os conceitos e os conteúdos que serão trabalhados até a forma (metodologia) e o momento em que forem valorados pelo respectivo sistema de avaliação... Não é instrumento.Decorrem dos conteúdos específicos...devem ser pensados no momento da elaboração do PTD e devem acompanhar a prática pedagógica desde os conceitos e os conteúdos que serão trabalhados até a forma (metodologia) e o momento em que forem valorados pelo respectivo sistema de avaliação...

15 Critérios definem os propósitos do que especialmente se avalia e em que dimensão. Critérios definem os propósitos do que especialmente se avalia e em que dimensão. Ler o texto: O QUE SÃO CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO? (Produzido pela CGE) Ler o texto: O QUE SÃO CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO? (Produzido pela CGE)

16 INSTRUMENTOS INSTRUMENTOS Que instrumento será utilizado para avaliar a aprendizagem deste conteúdo específico ou bloco de conteúdos. Como o aluno demonstrará o que aprendeu. Ex. produção de texto (nos critérios deverá ficar claro o que o aluno deverá demonstrar neste instrumento. Que instrumento será utilizado para avaliar a aprendizagem deste conteúdo específico ou bloco de conteúdos. Como o aluno demonstrará o que aprendeu. Ex. produção de texto (nos critérios deverá ficar claro o que o aluno deverá demonstrar neste instrumento. ATENÇÃO: cada conteúdo ou cada instrumento precisa ter claro o que dentro dele se deseja ensinar e desenvolver. Portanto, avaliar os critérios estabelecidos. ATENÇÃO: cada conteúdo ou cada instrumento precisa ter claro o que dentro dele se deseja ensinar e desenvolver. Portanto, avaliar os critérios estabelecidos.

17 DEMANDAS: DEMANDAS: EDUCAÇÃO FISCAL EDUCAÇÃO FISCAL EDUCAÇÃO DO CAMPO EDUCAÇÃO DO CAMPO EDUCAÇÃO AMBIENTAL EDUCAÇÃO AMBIENTAL HISTORIA E CULTURA AFRO- BRASILEIRA, AFRICANA E INDÍGENA HISTORIA E CULTURA AFRO- BRASILEIRA, AFRICANA E INDÍGENA EDUCAÇÃO PARA/EM DIREITOS HUMANO EDUCAÇÃO PARA/EM DIREITOS HUMANO

18 OBS. 1 : As demandas devem ser trabalhadas em todos os conteúdos, quando possível, dentro dos conteúdos específicos da disciplina. As demandas não tem conteúdo, são abordagens de acordo com os cadernos temáticos: a escola tem material impresso. OBS. 1 : As demandas devem ser trabalhadas em todos os conteúdos, quando possível, dentro dos conteúdos específicos da disciplina. As demandas não tem conteúdo, são abordagens de acordo com os cadernos temáticos: a escola tem material impresso. É necessário criar conteúdos específicos referentes as demandas que correspondam ao conteúdo de geografia tratado. O registro das abordagens realizadas durante as aulas deve ser registrado no livro de registro do professor conforme forem sendo realizadas É necessário criar conteúdos específicos referentes as demandas que correspondam ao conteúdo de geografia tratado. O registro das abordagens realizadas durante as aulas deve ser registrado no livro de registro do professor conforme forem sendo realizadas

19 OBS. 2 : Recuperação da aprendizagem: é importante deixar claro como será realizada. É necessário ao final explicitar como será feita baseada na PPP / PPC. Não esquecer que deve constituir um conjunto integrado ao processo de ensino. OBS. 2 : Recuperação da aprendizagem: é importante deixar claro como será realizada. É necessário ao final explicitar como será feita baseada na PPP / PPC. Não esquecer que deve constituir um conjunto integrado ao processo de ensino. Ler o texto: Recuperação de estudos ou recuperação paralela. O que a Lei diz? O que e como recuperar? Ler o texto: Recuperação de estudos ou recuperação paralela. O que a Lei diz? O que e como recuperar? Ler também fragmento do texto de Jussara Hoffman: provas de recuperação versus estudos paralelos. Ler também fragmento do texto de Jussara Hoffman: provas de recuperação versus estudos paralelos.

20 PLANO DE TRABALHO DOCENTE (simulação) SUGESTÃO PLANO DE TRABALHO DOCENTE (simulação) SUGESTÃO CABEÇALHO:... 5ª série CABEÇALHO:... 5ª série

21 CONTEÚDOS ESTRUTURANTES: CONTEÚDOS ESTRUTURANTES: DIMENSÃO SOCIO AMBIENTAL DO ESPAÇO GEOGRÁFICO; DIMENSÃO SOCIO AMBIENTAL DO ESPAÇO GEOGRÁFICO; DIMENSÃO CULTURAL E DEMOGRÁFICA DO ESPAÇO GEOGRÁFICO; DIMENSÃO CULTURAL E DEMOGRÁFICA DO ESPAÇO GEOGRÁFICO;

22 DIMENSÃO ECONÔMICA DO ESPAÇO GEOGRÁFICO; DIMENSÃO ECONÔMICA DO ESPAÇO GEOGRÁFICO; DIMENSÃO POLÍTICA DO ESPAÇO GEOGRÁFICO DIMENSÃO POLÍTICA DO ESPAÇO GEOGRÁFICO

23 CONTEÚDOS BÁSICOS CONTEÚDOS BÁSICOS As relações entre campo e a cidade na sociedade capitalista. As relações entre campo e a cidade na sociedade capitalista.

24 CONTEÚDOS ESPECÍFICOS: CONTEÚDOS ESPECÍFICOS: 1.Os problemas ambientais provenientes do inchaço urbano As migrações campo-cidade decorrentes do processo de modernização agrícola. (C.E. SOCIOAMBIENTAL DO E.G.) 1.Os problemas ambientais provenientes do inchaço urbano As migrações campo-cidade decorrentes do processo de modernização agrícola. (C.E. SOCIOAMBIENTAL DO E.G.) 2. A cultura indígena frente sociedade capitalista. (C. E. D. CULTURAL E DEMOGRÁFICA DO E. G.) 2. A cultura indígena frente sociedade capitalista. (C. E. D. CULTURAL E DEMOGRÁFICA DO E. G.)

25 3. A migração dos jovens quilombolas às cidades e suas conseqüências culturais. (D. CULTURAL e DEMOGRÁFICA DO E.G.) 3. A migração dos jovens quilombolas às cidades e suas conseqüências culturais. (D. CULTURAL e DEMOGRÁFICA DO E.G.) 4. ( criar pelo menos um C.E do C. E Dimensão Econômica do E.G.) 4. ( criar pelo menos um C.E do C. E Dimensão Econômica do E.G.) 5. (Criar pelo menos um C.E. para C. E. Dimensão Política do E. G.); 5. (Criar pelo menos um C.E. para C. E. Dimensão Política do E. G.);

26 OBJETIVO/JUSTIFICATIVA OBJETIVO/JUSTIFICATIVA O QUÊ E PARA QUÊ O QUÊ E PARA QUÊ 1.Contextualizar a problemática ambiental dos grandes centros à realidade local apontando as causas. 1.Contextualizar a problemática ambiental dos grandes centros à realidade local apontando as causas. 2. Problematizar situações locais e propor soluções. 2. Problematizar situações locais e propor soluções. 1.Estabelecer relações entre a modernização da agricultura e o êxodo rural considerando o processo histórico. 1.Estabelecer relações entre a modernização da agricultura e o êxodo rural considerando o processo histórico. 2. Discutir a nível local a situação das migrações em razão desse processo. 2. Discutir a nível local a situação das migrações em razão desse processo.

27 3. Analisar as transformações culturais causadas pelo sistema capitalista.Compreender a inter- relação entre espaço urbano e rural, exemplificando ações políticas que interferem na organização do espaço rural. 3. Analisar as transformações culturais causadas pelo sistema capitalista.Compreender a inter- relação entre espaço urbano e rural, exemplificando ações políticas que interferem na organização do espaço rural. 1.Reconhecer a interdependência entre o espaço urbano e rural, contextualizando a realidade local e regional à nacional. 1.Reconhecer a interdependência entre o espaço urbano e rural, contextualizando a realidade local e regional à nacional.

28 Obs.: Cada conteúdo básico apresenta possibilidade de abertura de muitos específicos, dependendo do que o professor pretende abranger, INCLUSIVE DAS DEMANDAS : ambiental, afro, indígena, fiscal, etc... aproveitando o conteúdo e inserindo específicos relacionados às demandas. Obs.: Cada conteúdo básico apresenta possibilidade de abertura de muitos específicos, dependendo do que o professor pretende abranger, INCLUSIVE DAS DEMANDAS : ambiental, afro, indígena, fiscal, etc... aproveitando o conteúdo e inserindo específicos relacionados às demandas. EXEMPLO: A cultura indígena frente a sociedade capitalista. EXEMPLO: A cultura indígena frente a sociedade capitalista.

29 PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS: PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS: Investigação com questionamentos sobre o conhecimento dos alunos sobre o assunto, direcionando para a discussão dos problemas originados pela ocupação do espaço urbano, causas conseqüências e a influência do sistema capitalista e as mudanças culturais resultantes. Investigação com questionamentos sobre o conhecimento dos alunos sobre o assunto, direcionando para a discussão dos problemas originados pela ocupação do espaço urbano, causas conseqüências e a influência do sistema capitalista e as mudanças culturais resultantes. Estudo de textos sobre situações em escala nacional – grandes centros - com observação de imagens. Estudo de textos sobre situações em escala nacional – grandes centros - com observação de imagens.

30 Contextualização com a realidade local: observação e anotações sobre imagens locais que retratem ou não problemas, localização de problemas no mapa do município. Contextualização com a realidade local: observação e anotações sobre imagens locais que retratem ou não problemas, localização de problemas no mapa do município. Comparação e contextualização com o conteúdo apresentado pelo livro didático, em equipe, com orientação do professor. Comparação e contextualização com o conteúdo apresentado pelo livro didático, em equipe, com orientação do professor.

31 RECURSOS RECURSOS. Textos;. Textos;. Imagens diversas;. Imagens diversas;. Mapas do município;. Mapas do município;. Tv multimídia;. Tv multimídia;. Livro didático;. Livro didático; Entre outros. Entre outros.

32 PROPOSTA DE TRABALHO PARA O ALUNO PROPOSTA DE TRABALHO PARA O ALUNO Anotações sobre os problemas diagnosticados (diversas escalas) nas discussões - orientadas pelo professor; Anotações sobre os problemas diagnosticados (diversas escalas) nas discussões - orientadas pelo professor; Após leitura e estudo dos textos relacioná-los às imagens observadas oralmente. Após leitura e estudo dos textos relacioná-los às imagens observadas oralmente. Elaboração de texto sobre as conclusões do trabalho em equipe. Elaboração de texto sobre as conclusões do trabalho em equipe.

33 CRITÉRIOS CRITÉRIOS Compreende a relação entre ocupação populacional desordenada e problemas ambientais; Compreende a relação entre ocupação populacional desordenada e problemas ambientais; Analise situações problema locais relacionando-as às escalas municipal, regional e nacional propondo possíveis soluções.Etc.... Analise situações problema locais relacionando-as às escalas municipal, regional e nacional propondo possíveis soluções.Etc....

34 INSTRUMENTOS INSTRUMENTOS Apresentação do trabalho em equipe. Apresentação do trabalho em equipe. Produção de texto Produção de texto

35 OBS.: NESTE EXEMPLO, PODEMOS ABORDAR GEOGRAFIA DO PARANÁ, A DEMANDA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL JÁ IMPLÍCITA NO ASSUNTO, HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA, EDUCAÇÃO DO CAMPO, CONFORME O PROFESSOR PUDER RELACIONAR E CRIAR CONTEÚDOS ESPECÍFICOS QUE SERÀO TRABALHADOS PARALELOS AOS ESPECÍFICOS DO CONTEÚDO GERAL. OBS.: NESTE EXEMPLO, PODEMOS ABORDAR GEOGRAFIA DO PARANÁ, A DEMANDA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL JÁ IMPLÍCITA NO ASSUNTO, HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA, EDUCAÇÃO DO CAMPO, CONFORME O PROFESSOR PUDER RELACIONAR E CRIAR CONTEÚDOS ESPECÍFICOS QUE SERÀO TRABALHADOS PARALELOS AOS ESPECÍFICOS DO CONTEÚDO GERAL. ANOTAR NO LIVRO REGISTRO O QUE FOI TRABALHADO. ANOTAR NO LIVRO REGISTRO O QUE FOI TRABALHADO.

36 ATENÇÃO: NA SUGESTÃO ACIMA OS CONTEÚDOS ESTRUTURANTES ESTÃO ELENCADOS ANTES DOS BÁSICOS – OS PROFESSORES PODEM MUDAR A ORDEM : PRIMEIRO OS BÁSICOS E DEPOIS OS ESPECÍFICOS – FICA MAIS FÁCIL PARA A C0NSTRUÇÃO DOS ESPECÍFICOS ATENÇÃO: NA SUGESTÃO ACIMA OS CONTEÚDOS ESTRUTURANTES ESTÃO ELENCADOS ANTES DOS BÁSICOS – OS PROFESSORES PODEM MUDAR A ORDEM : PRIMEIRO OS BÁSICOS E DEPOIS OS ESPECÍFICOS – FICA MAIS FÁCIL PARA A C0NSTRUÇÃO DOS ESPECÍFICOS

37 CONTEÚDOS ESTRUTURANTES CONTEÚDOS ESTRUTURANTES CONTEÚDO BÁSICO CONTEÚDO BÁSICO

38 CONTEÚDOS ESTRUTURANTES: CONTEÚDOS ESTRUTURANTES: DIMENSÃO SOCIO AMBIENTAL DO ESPAÇO GEOGRÁFICO; DIMENSÃO SOCIO AMBIENTAL DO ESPAÇO GEOGRÁFICO; DIMENSÃO CULTURAL E DEMOGRÁFICA DO ESPAÇO GEOGRÁFICO; DIMENSÃO CULTURAL E DEMOGRÁFICA DO ESPAÇO GEOGRÁFICO; DIMENSÃO POLÍTICA DO ESPAÇO GEOGRÁFICO; DIMENSÃO POLÍTICA DO ESPAÇO GEOGRÁFICO; DIMENSÃO ECONÔMICA DO ESPAÇO GEOGRÁFICO; DIMENSÃO ECONÔMICA DO ESPAÇO GEOGRÁFICO;

39 CONTEÚDOS ESPECÍFICOS etc Etc Etc CONTEÚDOS ESPECÍFICOS etc Etc Etc

40 OBJETIVO/JUSTIFICATIVA OBJETIVO/JUSTIFICATIVA Etc. dependendo da intenção do professor Etc. dependendo da intenção do professor Etc. dependendo da intenção do professor Etc. dependendo da intenção do professor Etc. dependendo da intenção do professor Etc. dependendo da intenção do professor Etc. dependendo da intenção do professor Etc. dependendo da intenção do professor.

41 PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS RECURSOS RECURSOS PROPOSTA DE TRABALHO PARA O ALUNO PROPOSTA DE TRABALHO PARA O ALUNO AVALIAÇÃO AVALIAÇÃO CRITÉRIOS CRITÉRIOS INSTRUMENTOS INSTRUMENTOS

42 PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS, RECURSOS E PROPOSTA DE TRABALHO PARA O ALUNO PODEM SER TODOS CONTEMPLADOS NA COLUNA DE PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS, DESDE QUE BEM ESPECIFICADOS. PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS, RECURSOS E PROPOSTA DE TRABALHO PARA O ALUNO PODEM SER TODOS CONTEMPLADOS NA COLUNA DE PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS, DESDE QUE BEM ESPECIFICADOS.


Carregar ppt "PTD PLANO DE TRABALHO DOCENTE (SUGESTÃO) (EXPLICATIVO DE CADA ELEMENTO QUE COMPÕE O PTD) CABEÇALHO: todos os dados necessários e de praxe; não esquecer."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google