A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

BADMINTON. O BJECTIVO DO J OGO Enviar o volante por cima da rede, respeitando as regras de jogo, fazendo-o cair no campo adversário (acção ofensiva) e.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "BADMINTON. O BJECTIVO DO J OGO Enviar o volante por cima da rede, respeitando as regras de jogo, fazendo-o cair no campo adversário (acção ofensiva) e."— Transcrição da apresentação:

1 BADMINTON

2 O BJECTIVO DO J OGO Enviar o volante por cima da rede, respeitando as regras de jogo, fazendo-o cair no campo adversário (acção ofensiva) e impedir que o volante toque no seu próprio campo (acção defensiva). T EMPO DE J OGO Não há tempo de jogo definido. É à melhor de três jogos/sets. Ganha o encontro, o jogador/equipa que conseguir vencer dois jogos/sets. J OGADORES O jogo pode ser disputado por dois jogadores de cada lado (pares) ou por um jogador de cada lado (singulares).

3 C AMPO DE J OGO

4 P ONTUAÇÃO Os opositores deverão jogar à melhor de três jogos/sets, a menos que outra modalidade tenha sido previamente estabelecida. Um jogador conquista um ponto cada vez que ganha uma jogada. Um jogo será ganho pelo lado que atingir 21 pontos. No entanto, se a pontuação atingir os 20-igual, o lado que conseguir obter dois pontos de diferença, ganha esse jogo. Se a pontuação atingir os 29-igual, o lado que obtiver o trigésimo ponto, ganha esse jogo. O lado que ganhar o jogo é quem serve primeiro no jogo seguinte. M UDANÇA DE C AMPO Os jogadores devem mudar de campo: - no fim do primeiro jogo/set; - no fim do segundo jogo, se existir um terceiro; - no terceiro jogo, ou numa partida de um só jogo, quando o jogador que lidera a pontuação, atinja 11 pontos.

5 S ERVIÇO Num serviço correcto: Tanto o servidor como o receptor deverão encontrar-se dentro das áreas de serviço, diagonalmente opostas, sem pisar as linhas limite respectivas; Os pés do servidor e do recebedor devem permanecer em contacto com a superfície do campo, numa posição estacionária, até que o serviço seja executado; A raqueta do servidor deverá contactar a cabeça do volante, encontrando- se toda a cabeça da raqueta posicionada abaixo da cintura do servidor e a apontar para o chão. O serviço considera-se executado quando, uma vez iniciado, o volante é batido pela raqueta do servidor ou quando o volante cai na superfície do court. S INGULARES Os jogadores devem servir e receber dentro da área de serviço do lado direito, sempre que a pontuação do servidor seja uma pontuação par ou zero; e do lado esquerdo, sempre que a pontuação do servidor seja número ímpar. O volante é batido, alternadamente, pelo servidor e pelo receptor, até ser cometida uma “falta” ou até que o volante deixe de estar em jogo. Se o recebedor comete uma “falta” ou o volante deixa de estar em jogo, pelo facto de tocar a superfície do campo do recebedor, o servidor marca ponto. Então, o servidor volta a servir da sua outra área de serviço. Se o servidor comete uma “falta” ou o volante deixa de estar em jogo, devido a tocar a superfície do campo dentro da área do servidor, o recebedor marca um ponto. Então, o recebedor passa a ser o novo servidor.

6 F ALTAS Se a falta é cometida pelo servidor, implica a perda do serviço; se é cometida pelo recebedor, o servidor ganha um ponto. Considera-se falta quando: O serviço não for correcto; O servidor, na tentativa de servir, falha o volante; No serviço, o volante ficar preso na rede, em cima dela ou se passar por baixo da mesma; Em jogo, o volante: - cair fora das linhas limites do campo; - passar através ou sob a rede; - não conseguir passar sobre a rede; - tocar o tecto ou as paredes laterais; - tocar o corpo ou vestuário de um jogador; O volante está em jogo, e um jogador: -Toca na rede ou nos seus suportes, com a raquete, o corpo ou o equipamento. - Invade o campo do adversário com a raquete ou o corpo por cima da rede - Faz obstrução, isto é, impede um adversário de executar um batimento legal em que o volante é seguido por cima da rede. -Invada o campo do adversário com a raquete ou o corpo por baixo da rede, mas somente nos casos de, com esse acto, fazer obstrução ou distrair o adversário. - Um jogador, em jogo, deliberadamente distrair o adversário através de qualquer acção, tal como gritar ou gesticular. Em jogo, o ponto inicial de contacto do volante com a raqueta não é executado do lado da rede do jogador que executa o batimento; no entanto, o jogador que executa o batimento pode seguir o volante, por cima da rede, com a raqueta, na sequência de um batimento; Em jogo, o volante: - é apanhado e seguro com a raqueta; - é batido duas vezes sucessivas pelo mesmo jogador; Um jogador for culpado por flagrantes, repetidas ou persistentes ofensas.

7 Gestos Técnicos Serviço curto/ Longo Posição- base LobClearRemateAmortiDrive

8 P OSIÇÃO - BASE Colocar os pés à largura dos ombros, com um pé ligeiramente à frente do outro e os ombros ligeiramente avançados; Distribuir de forma uniforme o peso do corpo sobre os apoios (pés); Flectir as pernas ligeiramente; Dirigir o olhar para a frente; Colocar a raqueta à altura do ombro com pega de direita.

9 S ERVIÇO CURTO Colocar um dos apoios à frente (pé contrário ao braço de batimento à frente), com o peso do corpo sobre o apoio de trás numa posição lateral à rede; Segurar o volante entre o polegar e o indicador com o membro superior flectido; Puxar atrás o membro superior executor (semi- flectido) de forma a bater o volante à frente e abaixo do nível da bacia, num movimento contínuo; Bloquear o pulso na parte final do movimento; Promover uma trajectória do volante baixa e tensa de forma a cair no campo adversário perto da linha de serviço curto.

10 S ERVIÇO LONGO Colocar um dos apoios à frente(pé contrário ao braço de batimento à frente), com o peso do corpo sobre o apoio de trás numa posição lateral à rede; Segurar o volante entre o polegar e o indicador com o membro superior flectido; Puxar atrás o membro superior executor (semi-flectido) de forma a bater o volante à frente e abaixo do nível da bacia, num movimento contínuo; Executar o batimento de baixo para cima com um movimento explosivo no final do movimento; Promover uma trajectória do volante alta e em profundidade, para que o volante caia perto da linha final.

11 C LEAR Colocar o membro superior executor à altura da cabeça; Bater o volante energicamente, estendendo o membro superior acima do nível da cabeça e à frente do corpo, com rotação do tronco; Atenuar a rotação do tronco na fase final do batimento; Promover uma trajectória do volante alta e em profundidade. Batimento utilizado em trajectórias altas

12 L OB Avançar o membro inferior direito para executar o batimento; Bater o volante energicamente à frente do corpo e abaixo do nível da bacia, com flexão do pulso; Promover uma trajectória do volante ascendente, alta e em profundidade. Batimento utilizado em trajectórias baixas (abaixo do nível da bacia). Lob de direitaLob de esquerda

13 A MORTI Promover a rotação do tronco antes do batimento; Avançar o membro inferior do lado do membro superior executor; Bater o volante com extensão do membro superior, no final do movimento, por cima e à frente da cabeça; Abrandar o movimento na fase final, imprimindo ao volante uma trajectória descendente, curta e lenta. Utiliza-se para colocar o volante no campo adversário bem junto à rede.

14 D RIVE Avançar o membro inferior do lado do membro superior executor; Colocar a raqueta à frente do corpo e paralela à rede. Bater o volante ao lado do corpo de forma enérgica; Imprimir ao volante uma trajectória tensa. Batimento utilizado para colocar o volante de forma tensa com uma trajectória paralela à rede.

15 R EMATE Promover a rotação do tronco antes do batimento; Iniciar o movimento, colocando o membro superior de batimento flectido, com o cotovelo recuado e a mão ao nível da cabeça; Estender o membro superior executor; Bater o volante energicamente, acima e à frente da cabeça; Imprimir ao volante uma trajectória descendente e rápida. Batimento utilizado em trajectórias altas, feito de forma rápida e enérgica.


Carregar ppt "BADMINTON. O BJECTIVO DO J OGO Enviar o volante por cima da rede, respeitando as regras de jogo, fazendo-o cair no campo adversário (acção ofensiva) e."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google