A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CURITIBA – PR -2016. Utilidade clínica do teste de Duncan-Ely na avaliação do joelho rígido, em pacientes com Paralisia Cerebral Autores ° M e landa,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CURITIBA – PR -2016. Utilidade clínica do teste de Duncan-Ely na avaliação do joelho rígido, em pacientes com Paralisia Cerebral Autores ° M e landa,"— Transcrição da apresentação:

1 CURITIBA – PR -2016

2 Utilidade clínica do teste de Duncan-Ely na avaliação do joelho rígido, em pacientes com Paralisia Cerebral Autores ° M e landa, A. 1 G.; ° Pauleto, A. C 1.; ° Ferreira, A. E. K 2.; ° Iucksch, D. D 2.; ° Cararo 2, C. A. A.; ° Sobrinho 2, I.B.; ° Cunha, R F. M 3. Centro Hospitalar de Reabilitação do Paraná – Curitiba- PR 1- médico; 2- fisioterapeuta; 3- engenheiro

3 INTRODUÇÃO A marcha em joelho rígido é definida como uma diminuição na flexão do joelho durante a fase de balanço. Esta situação é comum em pacientes deambuladores com paralisia cerebral (PC), independentemente do tipo topográfico da PC. Apesar de alguma controvérsia é amplamente aceito que a principal causa do joelho rígido na PC é a espasticidade do músculo reto femoral. O teste de Duncan-Ely tem sido utilizado como método clínico para determinar a presença de espasticidade deste músculo.

4 OBJETIVO Avaliar a utilidade do teste de Duncan-Ely na identificação do joelho rígido em pacientes com PC, submetidos a Análise Tridimensional da Marcha (A3DM).

5 MATERIAL E MÉTODO  Topografia motora: - hemiplégicos - diplégicos - quadriplégicos  GMFCS (Gross Motor Functional Classification System).  Exame clínico: Teste de Duncan-Ely  A3DM : sistema de captura de 6 câmeras Hawk e software Cortex versão 1.1.4.368 da Motion Analysis Corporation, modelo anatômico Helen Hayes.  Estatística: sensibilidade, especificidade, valor preditivo positivo e negativo do teste de Duncan-Ely em relação a presença ou ausência do joelho rígido Joelho Rígido (JR): pico de flexão do joelho no balanço abaixo de 50 graus, pico de flexão do joelho após 41,4% da fase de balanço, amplitude de movimento do joelho menor que 48,63 graus (2 desvios padrões da normalidade).

6 RESULTADOS  Classificação Topográfica  Tetraplegia: 2,3%  Diplegia: 72,41%  Hemiplegia: 10,34%  Dupla Hemiparesia: 14,94%  GMFCS  Tipo 1: 13,79%  Tipo 2: 68,97%  Tipo 3: 14,94%  Tipo 4: 2,3%

7 RESULTADOS  Sensibilidade: 0,86  Especificidade: 0,34 Valor preditivo positivo: 0,51 Valor preditivo negativo: 0,75

8 DISCUSSÃO  Os valores encontrados nesta série de casos mostraram sensibilidade de 86% do teste, valor este maior que os 59% do estudo de Marks et al (2003).  O valor preditivo positivo, isto é, a probabilidade do paciente apresentar joelho rígido na presença do teste positivo foi de 51%, inferior aos 98% observado por Marks et alt (2003).  A especificidade observada foi de 34% e o valor preditivo negativo, isto é, a probabilidade do joelho não ser rígido quando o teste é negativo foi de 75%. O teste de Duncan-Ely, nesta série de casos, mostrou boa sensibilidade e valor preditivo negativo.

9 CONCLUSÃO  O teste de Duncan-Ely é utilizado clinicamente para predizer disfunções do músculo reto femoral durante o andar. Entretanto, deve-se considerar que a avaliação única desse teste para determinação do joelho rígido na PC, apresenta inconsistência.  Apesar de sensibilidade de 86%, o presente estudo mostra apenas 51% de probabilidade do joelho ser rígido na presença do teste positivo.  Esta série de casos mostra a utilidade da A3DM em conjunto com os dados clínicos para identificação do joelho rígido na PC.


Carregar ppt "CURITIBA – PR -2016. Utilidade clínica do teste de Duncan-Ely na avaliação do joelho rígido, em pacientes com Paralisia Cerebral Autores ° M e landa,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google