Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouIsabel Chagas Veiga Alterado mais de 8 anos atrás
1
Gestão e Ferramentas de Projeto Abertura FMU – Curso de Administração Yatyr Gasparini - 2011
2
Apresentar os conceitos e técnicas de planejamento, programação, controle em projetos e as principais ferramentas Levar o aluno a conhecer e praticar as principais atividades relacionadas à Gerência de Projetos, identificando o ambiente, os processos específicos e ferramentas a serem utilizadas no planejamento, execução e controle eficazes de um projeto, de acordo com os limites de escopo, prazo, custo e qualidade previamente estabelecidos Objetivos Prof. Yatyr Gasparini - FMU - Administração - 2011 2
3
Básica MAXIMIANO, Antonio Cesar Amaru. Administração de Projetos: Como Transformar Idéias em Resultados. 4ª Ed. São Paulo: Atlas, 2010. XAVIER, Carlos Magno da Silva. Gerenciamento de Projetos – como definir e controlar o escopo do projeto. 2ª Ed. São Paulo: Saraiva, 2008. PMI. PMBOK – Project Management Book of Knowledge. 3ª Ed. Arquivo Eletrônico. Complementar MENEZES, Luis César de Moura. Gestão de Projetos. 2ª Ed. São Paulo: Atlas, 2003. CARVALHO, Marly Monteiro. REBECHINI Jr Roque. Construindo competências para gerenciar projetos. 2ª Ed. São Paulo: Atlas, 2008. Bibliografia Prof. Yatyr Gasparini - FMU - Administração - 2011 3
4
Conteúdo Programático Prof. Yatyr Gasparini - FMU - Administração - 20114 Aula 01 – Introdução Aula 02 – Administração do projeto Aula 03 – Administração do escopo Aula 04 – Administração da qualidade Aula 05 – Administração da comunicação Aula 06 – Tempo e dinheiro Aula 07 – Se algo errado tiver que acontecer... Aula 08 – Elaboração e avaliação de planos de projetos Aula 09 – Ferramentas Aula 10 – Mãos à obra Aula 11 – Equipe do projeto Aula 12 – Estrutura organizacional Aula 13 – Pessoas Aula 14 – Gerente do projeto Aula 15 – Autoridade e competência Aula 16 – Liderança e motivação Aula 17 – Trabalhando para acertar Aula 18 – Avaliação regimental Aula19 – Correção da avaliação Aula 20 - Exame
5
Frequência Cada dia letivo é composto por dois períodos de duas aulas cada. No mínimo 75% de frequência às aulas da disciplina 20 faltas no máximo. Mais de 20 faltas implica em reprovação na disciplina, independentemente da avaliação (nota) alcançada pelo aluno. Evitem as faltas. Não é possível alterar o registro de faltas anotado no diário de classe (não é permitido rasurar o diário). Não há abono de faltas, a não ser nos casos previstos nas Leis nº 1.044 de 21/10/1969 e Lei nº 6.202 de 17/04/1975. Para os casos previstos, deve-se procurar a secretaria – dentro do prazo legal. Informações importantes Prof. Yatyr Gasparini - FMU - Administração - 2011 5
6
O processo de Avaliação Continuada, desenvolvida de acordo com os critérios de cada professor. Valor: 3,0 pontos. Serão realizadas as atividades abaixo, na primeira aula dos meses de março, abril e maio: Dias 3 de março, valor: 1,0, prova com questões dissertativas; Dias 7 de abril, valor 1,0, prova com questões dissertativas; Dias 5 de maio, valor 1,0, data limite para a entrega, em grupos de até 6 alunos, dos seguintes exercícios do livro: 5, 7, 8, 9, 10, 11, 13,15, 16 e 18 Valor: 7,0 pontos – Avaliação Regimental Avaliação composta por questões discursivas (de quatro a sete questões), cujos valores individuais são apresentados nas próprias questões. Não é permitida consulta a livros, cadernos, anotações ou quaisquer outros instrumentos durante a realização desta avaliação. A avaliação é individual. Não há segunda chamada ou substituição de trabalhos/provas componentes da Avaliação Continuada. Informações importantes Prof. Yatyr Gasparini - FMU - Administração - 2011 6
7
Telefones celulares deverão permanecer desligados durante todo o período de aula. Em casos especiais, o aluno poderá manter o seu celular na condição “vibracall” (silencioso) e, se necessário, retirar-se da sala para atender a chamada. Não é permitido atender ligações, ler ou transmitir mensagens durante as aulas. Manter o aparelho no bolso ou bolsa durante o período de aula. Respeite o colega. Conversas paralelas durante as aulas, mesmo em baixo tom de voz, produzem um efeito sonoro perturbador que desconcentra tanto o professor como os demais colegas de classe. Evite ou minimize ao máximo as saídas e entradas em sala de aula depois de seu início. Contrato pedagógico Prof. Yatyr Gasparini - FMU - Administração - 2011 7
8
As chamadas serão realizadas nos dois horários de aula (pouco antes dos horários de intervalo e saída). Cada período corresponde a duas aulas. Lembre-se: limite de faltas = 20. Os grupos para a avaliação continuada devem ser formados por quatro a seis alunos. Apenas os nomes dos alunos presentes durante a realização da atividade poderão constar na folha de resolução. Os grupos não possuem constituição permanente, é possível alterar os seus componentes. Não há apostilas para a disciplina. Para auxiliar o desenvolvimento das aulas, serão entregues arquivos “memória de aula”, com os destaques de cada aula. As aulas estão fundamentadas na bibliografia indicada. O “Manual do Aluno” é importante fonte de informação. Consulte-o: http://www.fmu.br/global/arquivos/pdf/manual_do_estudante.pdf http://www.fmu.br/global/arquivos/pdf/manual_do_estudante.pdf Contrato pedagógico Prof. Yatyr Gasparini - FMU - Administração - 2011 8
9
Pode ser realizado individualmente ou em grupo de até três alunos. O texto deve integrar os conteúdos das disciplinas integrado à realidade do aluno (desenvolvimento pessoal ou profissional) Os alunos deverão identificar e convencionar com um dos professores do respectivo semestre para orientação. A orientação ocorrerá em função da disponibilidade de agenda do professor. Prazo de encerramento/entrega final deve ser negociado com o professor respeitando-se a data limite: 30 de maio de 2011 - data limite até 4 de abril de 2011 - 5 horas de atividade complementar até 21 de março de 2011 - 10 horas de atividade complementar Projeto Integrado Prof. Yatyr Gasparini - FMU - Administração - 2011 9
10
Alternativa de projetos Produzir texto inédito, autoria dos próprios alunos, observando o conteúdo programático das disciplinas, indicando sua importância no exercício da administração; Banner como síntese dos conteúdos e suas aplicações; Desenvolver e realizar uma ação social; Realizar uma atividade prática; Projeto Integrado Prof. Yatyr Gasparini - FMU - Administração - 2011 10
11
Realizar uma pesquisa acadêmica ou uma iniciativa criativa Pesquisa de campo; Produção de clipping dirigido aos alunos de administração com as principais notícias de interesse da profissão; Identificar, organizar e editar um “Painel de Indicadores”; Idealizar e elaborar um PN para algum imóvel comercial nas imediações da FMU; Desenvolver e conduzir palestra sobre sustentabilidade para alunos de escolas de ensino fundamental e médio (entorno da FMU ou proximidades das residências dos alunos); Desenvolver e promover um produto/serviço inovador para atender necessidades objetivas da comunidade externa à FMU; Produção de vídeo de conscientização/treinamento (três a cinco minutos) sobre sustentabilidade. Personagens devem ser protagonizados pelos próprios alunos e convidados. Crédito devem ser apresentados ao final. Divulgação, eventual, pela FMUTV. Elaboração e manutenção de “blog”, “fórum”, etc. para debater questões relativas à administração e à sustentabilidade; Ações de iniciação científica (pesquisas, artigos acadêmicos) que, oportunamente, poderão ser submetidos a congressos acadêmicos (CONIC, SEMEAD, ENANGRAD, etc.); Projeto Integrado Prof. Yatyr Gasparini - FMU - Administração - 2011 11
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.