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30 de maio de 2008 DEMONSTRAÇÃO E AVALIAÇÃO DA EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA 1º QUADRIMESTRE 2008 Em atendimento ao artigo 9º, parágrafo 4º, da Lei de Responsabilidade.

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1 30 de maio de 2008 DEMONSTRAÇÃO E AVALIAÇÃO DA EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA 1º QUADRIMESTRE 2008 Em atendimento ao artigo 9º, parágrafo 4º, da Lei de Responsabilidade Fiscal PREFEITURA MUNICIPAL SÃO JOSÉ DO RIO PRETO

2 Em cumprimento ao § 4º do art. 9º da LC 101 e obedecendo à legislação vigente e ao dever cívico de prestar contas aos cidadãos, apresentamos neste relatório o desempenho da execução orçamentária e financeira, assim como da avaliação do cumprimento das metas fiscais estabelecidas para o 1º Quadrimestre do exercício de 2008 do Município de São José do Rio Preto, Estado de São Paulo.

3 RESULTADO PRIMÁRIO O Resultado Primário tem por finalidade demonstrar a capacidade do Município de honrar o pagamento do serviço de sua dívida. Através dele, demonstra-se o grau de autonomia do Município para, utilizando suas receitas próprias e transferências constitucionais e legais, honrar os pagamentos de suas despesas correntes e de capital, e ainda gerar poupança para atender o serviço da dívida. Nessa análise, são consideradas apenas as receitas e despesas fiscais, Receitas fiscais correntes = rec.correntes – rec.aplic.financeiras Receitas fiscais capital = rec.capital – rec.op.crédito – rec.alienação bens Despesas fiscais correntes = desp.correntes – desp.encargos dívida pública Despesas fiscais capital = desp.capital – desp.amortizaçao dívida pública

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5 O Resultado Primário da Administração Direta no primeiro quadrimestre de 2008 foi de R$ 59.543.617, devido principalmente ao maior volume de recursos que tradicionalmente entram nos cofre públicos nos primeiros meses do ano - IPTU e IPVA. Tal valor deve fazer face aos pagamentos dos juros e encargos da dívida pública e o principal da dívida pública, restos a pagar e também às transferências financeiras para a Câmara e Emcop

6 RECEITAS As Receitas do Município se classificam em 2 grandes grupos: RECEITAS CORRENTES – proveniente dos recursos arrecadados pelo Município, através de impostos, taxas e contribuições; pela receita patrimonial, receita de serviços e pelas transferências constitucionais e legais, destacando-se a participação na receita da União e do Estado, bem como as Transferências recebidas para o FUNDEB e os recursos destinados ao SUS. RECEITAS DE CAPITAL – que resultam da Alienação de Bens, das Operações de Crédito e de Transferências de Capital da União ou do Estado mediante convênios.

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8 As receitas arrecadadas no 1º quadrimestre de 2008 – R$ 183.419.552 tiveram um crescimento de 12,22% em relação às receitas arrecadadas no mesmo período em 2007 – R$ 163.452.875. Essas receitas arrecadadas no 1° quadrimestre de 2008 - R$ 183.419.552 (cento e oitenta e três milhões, quatrocentos e dezenove mil, quinhentos e cinquenta e dois reais), compreendem 36,30% do total da previsão orçamentária para o exercício de 2008 (505.235.059).

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10 As receitas tributárias arrecadadas no 1º quadrimestre de 2008 – R$ 55.861.490 tiveram um crescimento de 18,91% em relação às receitas tributárias arrecadadas no mesmo período em 2007 – R$ 46.978.354. O percentual de realização da Receita Tributária no 1° quadrimestre de 2008 foi de 41,67% da previsão orçamentária anual. Isso demonstra que o Município tem tomado todas as medidas para cumprir a LRF no tocante a instituição e arrecadação de todas as receitas de sua competência.

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12 As transferências correntes arrecadadas no 1º quadrimestre de 2008 – R$ 121.808.746 tiveram um crescimento de 20,96% em relação às transferencias correntes arrecadadas no mesmo período em 2007 – R$ 100.700.232. No 1° quadrimestre de 2008 a realização foi de 42,14% da previsão orçamentária anual, correspondendo a R$ 289.085.440 (duzentos e oitenta e nove milhões, oitenta e cinco mil, quatrocentos e quarenta reais). As Transferências que mais se destacaram, em termos de valores expressivos, foram as do FPM, SUS, ICMS, IPVA e FUNDEB.

13 Há de se destacar finalmente que, apresentamos um incremento de 12,22% no total das receitas arrecadadas no 1º quadr. 2008 em comparação ao mesmo período de 2007, considentando o valor líquido (já descontado as retenções legais do FUNDEB).

14 DESPESAS As Despesas do Município se classificam em 2 grandes grupos: DESPESAS CORRENTES – subdividem-se em: - Pessoal e encargos sociais; - Juros e encargos da dívida pública; - Outras despesas correntes: Material de consumo, outros serviços de terceiros (p.física,p.jurídica), subvenções sociais, etc. DESPESAS DE CAPITAL – subdividem-se em: -Investimentos: obras e instalações, equipamentos e material permanente; -Amortização da dívida pública.

15 Despesas

16 As despesas liquidadas no 1º quadrimestre de 2008 totalizaram R$ 125,20 milhões, sendo 13,71% superior ao valor do mesmo período de 2007 - R$ 110,10 milhões. As despesas correntes de caráter permanente e continuado da atividade governamental registraram no 1º quadrimestre de 2008 um total de R$ 118.359.229,54. Nos grupamentos mais significativos, registramos que: - As despesas com pessoal e encargos sociais abrigaram no período um total liquidado de R$ 56.948.492,80, sendo que o crescimento de 14,45% em relação ao mesmo período de 2007. - As outras despesas correntes que contemplam os gastos, em sua maioria, com a manutenção administrativa do Município, registraram um total liquidado de R$ 60.172.439.69, sendo 8% superior ao mesmo período de 2007.

17 As Despesas de Capital totalizaram R$ 6.845.669,16. Desse grupamento fazem parte os investimentos, que empregaram R$ 3.108.856,69 em áreas como saúde, educação, infra-estrutura urbana, recapeamento etc. Os recursos utilizados são provenientes de arrecadação própria e de convênios firmados na busca do desenvolvimento e progresso do Município. Foi liquidado também R$ 3.736.812,47 referente a amortizaçao da Dívida Pública.

18 As Despesas Extra-Orçamentárias pagas no 1º quadrimestre de 2008, totalizaram R$ 27.283.316,59, e se referem às transferências legais para a Câmara Municipal, EMCOP, SEMAE (Op.Créd.), e restos a pagar de 2006 e 2007.

19 Conforme demostrado ao lado, percebemos que os maiores orçamentos da Administração Indireta pertencem às duas Autarquias Municipais, SEMAE e RIOPRETOPREV, sendo que o SEMAE têm feito relevantes investimentos em infra- estrutura, como melhoria da rede de água e esgoto do Município e a construção da Estação de tratamento de esgoto, obra de vital importância para o futuro da cidade. ADMINISTRAÇÃO INDIRETA

20 As despesas com pessoal e encargos sociais consolidadas (Adm. Direta e Indireta menos Câmara) abrigaram no período mai/2007-abr/2008 um total liquidado de R$ 182.020.382,19, equivalentes a 35,49% da Receita Corrente Líquida (R$ 512.889.815,89) deste período. As despesas com pessoal da Câmara Municipal registraram no período um total de R$ 6.442.508,65, equivalentes a 1,26% da Receita Corrente Líquida. Registre-se que nos dois poderes os gastos com despesa de pessoal se comportaram dentro dos limites estabelecidos pela Lei de Responsabilidade Fiscal.

21 Para a área da Educação, nas rubricas manutenção e desenvolvimento, foram destinados R$ 24.282.994,29 entre jan/abr de 2008, correspondendo a 17,11% em relação à receita resultante de impostos do mesmo período.

22 Em relação à Saúde, o Município direcionou entre jan/abr de 2008 recursos na ordem de R$ 44.715.579,27 para a Secretaria, sendo R$ 25.831.617,75 de despesas próprias com saúde, 18,20% em relação à Receita Resultante de Impostos.

23 Despesa por Função de Governo – janeiro/abril de 2008 A próxima tabela apresenta uma análise comparativa dos valores consolidados por função de governo. A classificação, segundo as funções de governo, definida pela Lei 4.320/64, permite verificar em quais áreas a Prefeitura vem aplicando os recursos arrecadados, como por exemplo: educação e cultura, saúde e saneamento, habitação e urbanismo, administração e planejamento, dentre outros. Obs 1: O valor da tabela corresponde à soma de tudo o que foi liquidado entre Janeiro e Abril do exercício de 2008 na Adm. Direta; Obs 2: A Liquidação é a segunda fase por que passa a despesa pública. Consiste na verificação do direito adquirido pelo credor e conseqüentemente um comprometimento de pagamento a curto prazo. A liquidação da despesa se dá pelo recebimento da mercadoria ou serviço ou, no caso de Despesas com Pessoal, após o cálculo exato do montante a pagar;

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25 Ao final do ano de 2007, a dívida consolidada apresentou saldo de R$ 89,79 milhões sendo toda originária de dívida interna. Comparando-se este resultado com o obtido em 30/abr/2008 – R$ 86,73 milhões, verifica-se que houve um decréscimo da ordem de 3,41%. Observa-se que esta variação deve-se aos valores inscritos na dívida menores que os valores resgatados, sendo que a dívida pública municipal encontra-se num patamar baixo dentro dos limites de endividamento do Município. Dívida Pública

26 Dívida Pública - Composição

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28 Na análise do investimento per capita da Administração Municipal (Direta + Indireta), notamos um crescimento constante dos valores entre os anos de 2001 (R$ 24,54) e 2003 (72,68), com uma ligeira queda em 2004 (R$ 70,58) e 2005 (59,02) e uma forte recuperação dos investimentos em 2006 (116,71) e 2007 (234,80), devido sobretudo pelos altos valores que estão sendo investidos pelo SEMAE na Estação de Tratamento de Esgoto, indicando a ação constante da Administração Pública em investir de maneira sustentável e, indicando uma melhora na infra-estrutura do Município no presente e também obras estas que refletirão no futuro da cidade.

29 PREFEITURA MUNICIPAL SÃO JOSÉ DO RIO PRETO Secretaria Municipal da Fazenda Secretaria Municipal de Planejamento


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