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5. Reconhecimento da RS e engajamento das partes interessadas 7. Integração da RS por toda a organização Oficina ISO 26000 – Brasília – 17 e 18 de maio.

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1 5. Reconhecimento da RS e engajamento das partes interessadas 7. Integração da RS por toda a organização Oficina ISO 26000 – Brasília – 17 e 18 de maio de 2012

2 5. Reconhecimento da RS e engajamento das partes interessadas 5.1 Geral 5.2 Reconhecimento da RS 5.2.1 Impactos, interesses e expectativas 5.2.2 Reconhecimento de temas centrais e questões relevantes da RS 5.2.3 Responsabilidade social e esfera de influência de uma organização 5.3 Identificação e engajamento das partes interessadas 5.3.1 Geral 5.3.2 Identificação das partes interessadas 5.3.3 Engajamento das partes interessadas

3 Parte interessada Indivíduo ou grupo que tem um interesse em quaisquer decisões ou atividades de uma organização

4 Fig. 2 da ISO 26000 - Relação entre a organização, suas partes interessadas e a sociedade Impactos, interesses e expectativas

5 Com quem a organização tem obrigações legais? Quem poderia ser positivamente ou negativamente afetado pelas atividades ou decisões da organização? Quem provavelmente expressará preocupação com as decisões e atividades da organização? Quem se envolveu no passado quando preocupações semelhantes precisaram ser tratadas? Quem pode ajudar a organização a cuidar de impactos específicos? Quem pode afetar a capacidade da organização de arcar com suas responsabilidades? Quem seria desfavorecido se fosse excluído do engajamento? Quem da cadeia de valor é afetado? Identificando Partes Interessadas

6 Compreensão dos efeitos de suas decisões e atividades Aumentar os impactos benéficos e diminuir os impactos negativos Alegações da organização sobre sua RS são vistas como confiáveis? Analisar e melhorar o desempenho Conciliar conflitos e tratar interesses conflitantes Aprendizagem contínua da organização Cumprir obrigações legais Benefícios de diferentes perspectivas Aumentar a transparência de suas decisões e atividades Formar parcerias para atingir objetivos mutuamente benéficos Engajamento das Partes Interessadas

7 Figura 3 da ISO 26000: Os sete temas centrais Reconhecimento de temas centrais e questões da RS

8 ee Esfera de Influência “amplitude/extensão as relações políticas, contratuais, econômicas ou outras relações por meio das quais uma organização tem a capacidade de afetar as decisões ou atividades de indivíduos ou organizações” Nota: a habilidade de influenciar não implica a responsabilidade de influenciar. Responsabilidade Social e Esfera de Influência Uma organização não pode ser responsável pelos impactos de outras organizações se o impacto não é resultado de suas decisões e atividades. Mas há situações onde a organização terá a responsabilidade de exercer influência. Essa situação vai ser determinada pela extensão pela qual uma relação está contribuindo para impactos negativos Slide cedido por Lisângela Reis - Furnas

9 Cap. 7- Integração de RS em toda Organização 7.4 Práticas para integrar a RS em toda a organização 7.2 Relação das características da organização com RS 7.3 Compreensão da RS pela organização 7.5 Comunicação sobre RS 7.6 Fortalecimento da credibilidade em relação à RS 7.7 Análise e aprimoramento das ações e práticas as organizações relativas à RS 7.8 Iniciativas voluntárias Slide cedido por Lisângela Reis - Furnas

10 Cap.7 - Integração de RS em toda Organização engajamento Partes Interessadas Fig. 4 da ISO 26000

11 Cap. 7 - Integração de RS em toda Organização 7.2 Relação das características principais da organização com RS Tipo de organização, natureza da operação, local de atuação, características sociais, ambientais e econômicas de sua operação, características da força de trabalho, missão, valores, códigos de conduta 7.3 Compreensão de RS pela organização Identificar temas centrais e questões relevantes de RS, identificar partes interessadas; examinar temas e questões que possam surgir, identificar como as decisões e atividades podem provocar impactos nas partes interessadas e desenvolvimento sustentável Slide cedido por Lisângela Reis - Furnas

12 Cap. 7 - Integração de RS em toda Organização 7.4 Práticas para integrar a RS em toda a organização Comprometimento da alta direção; criação de uma cultura de RS; educação e capacitação em RS; códigos de conduta e ética; gerenciamento de impactos no meio ambiente e sociedade, aplicação dos princípios de RS incorporação da RS em práticas de compra e investimento e na gestão de RH 7.5 Comunicação em RS Informações completas, compreensíveis, responsivas, exatas, equilibradas, tempestivas, acessíveis 7.6 Fortalecimento da Credibilidade em RS Diálogo com partes interessadas (especialmente na resolução de conflitos); relatórios de desempenho 7.7 Análise e aprimoramento e práticas de RS Monitoramento das atividades, análise do progresso e desempenho em RS Slide cedido por Lisângela Reis - Furnas

13 Cap. 7 - Integração de RS em toda Organização Análise do progresso e desempenho em responsabilidade social da organização > Os objetivos e as metas foram atingidos como previsto? > As estratégias e os processos serviram aos objetivos? > O que funcionou e por quê? O que não funcionou e por quê? > Os objetivos foram adequados? > O que poderia ter sido feito melhor? > Todas as pessoas relevantes foram envolvidas? Slide cedido por Lisângela Reis - Furnas

14 Anexo: iniciativas intersetoriais e setoriais Critérios para inclusão de iniciativas ou ferramentas > Um ou mais temas centrais > Caráter internacional (elaboração e uso) > Disponibilidade pública, gratuita e em idioma oficial ISO > Não administrada por organização com fins lucrativos Slide cedido por Lisângela Reis - Furnas

15 Muito obrigado! José Salvador da Silva Filho salvador@vanzolinicert.org.br 11-3913-7113


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