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Revolução Francesa  Criação de conservatórios;  Aproveitamento político da arte;  “A música deve ser suficientemente simples, para que possa ser por.

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2 Revolução Francesa  Criação de conservatórios;  Aproveitamento político da arte;  “A música deve ser suficientemente simples, para que possa ser por todos compreendida [...]” HARNONCOURT 1988; ◦ Ideal de igualdade (“egalité” )  Educação musical ainda é presa neste ideal.  Há necessidade de ampliar a compreensão da música ◦ Deixando de lado ensino exclusivamente focado na técnica.

3  Educação musical utiliza de modelos técnicos e teóricos cujo significado não pertence a nossa época. ◦ Relaciona-se com a crise musical contemporânea.  Necessário: Revisão do papel da música na educação e sociedade e resgatar a função de comunicação da música. ◦ Música deixa de ser mercadoria e estabelece sua possibilidade de atuar no cotidiano social.  Crise da cisão da música “erudita” e música “popular”. ◦ Educação sistemática amplia essa cisão.

4 Eventos que refletem a preocupação com ensino musical  I Encontro Nacional de Educação Musical, Rio de Janeiro 1972, realizado pelo Conservatório Brasileiro de Música;  Seminário sobre o Ensino das Artes e suas Estratégias, realizado em Ouro Preto, em 1981, pela CAPES;  II Encontro Nacional de Pesquisa em Música, promovido pela UFMG, em 1985, em São João Del-Rei (que, embora não direcionado especificamente para o ensino de música, também apresentou contribuições nesse sentido);  V Encontro Nacional de Educação Musical, realizado em 1986, no Rio de Janeiro, pelo Conservatório Brasileiro de Música;  II Simpósio sobre a Problemática da Pesquisa e do Ensino Musical no Brasil (SINAPEM), realizado em 1987 em João Pessoa, promovido pela SeSu, CAPES, CNPq e UFPb;  II Congresso Internacional de Música, realizado em 1987, no Rio de Janeiro, pela Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro;

5  Koellreutter (1985)- crise na educação musical é reflexo dos conservatórios europeus.  Escola de Música da UFRJ- Jornadas de revisão de seu currículo com participação de alunos e professores. ◦ Documento não chegou até a comunidade.  Eventos citados mostram insatisfação com o ensino de música. ◦ Proposta de reforma nunca foram aprofundadas.

6  Eixo : a função social da música- análise da problemática do ensino de graduação em música Os exemplos foram  Escola de Música da UFRJ ◦ 1) Mais antiga do Brasil; ◦ 2) Universo mais próximo do pesquisador; ◦ 3) É possível supor que conclusões e observações desta, na maioria das vezes, possa ser aplicáveis ao resto do país.  Questionou-se o ensino de graduação em música, a partir do enfoque da função social da música identificadas por Merriam.  O ensino de graduação em música, no Brasil, tem-se baseado, historicamente, no ensino de música “séria”, havendo, apenas, pequenas e isoladas referências às músicas “popular” e “folclórica”.

7  O repertório musical trabalhado nas escolas de música é prioritariamente da música “séria” dos séculos XVIII e XIX; ◦ Conteúdo geral enfocado é centrado nestes séculos.  Essas observações relativas ao repertório basearam-se no exame da listagem de obras para piano do Curso de Graduação da Escola de Música da UFRJ.  Repertorio de piano foi escolhido: ◦ 1) o curso com maior número de alunos; ◦ 2)Os repertórios dos demais instrumentos refletem as mesmas características gerais do de piano.

8  Ênfase dada nos cursos de graduação aos procedimentos técnicos, ◦ A técnica é ferramenta da arte, mas não é um fim em si.  Minimização dos procedimentos criativos. ◦ não se cria, livremente; ◦ As atividades privilegiadas são aquelas de reprodução de repertório, sendo que esse repertório é prioritariamente o dos séculos XVIII e XIX.  Ênfase dada à música escrita, com uma supervalorização dos mecanismos de leitura.  Disciplinas sequenciais.


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