Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouJorge de Barros Alencastre Alterado mais de 8 anos atrás
2
Revolução Francesa Criação de conservatórios; Aproveitamento político da arte; “A música deve ser suficientemente simples, para que possa ser por todos compreendida [...]” HARNONCOURT 1988; ◦ Ideal de igualdade (“egalité” ) Educação musical ainda é presa neste ideal. Há necessidade de ampliar a compreensão da música ◦ Deixando de lado ensino exclusivamente focado na técnica.
3
Educação musical utiliza de modelos técnicos e teóricos cujo significado não pertence a nossa época. ◦ Relaciona-se com a crise musical contemporânea. Necessário: Revisão do papel da música na educação e sociedade e resgatar a função de comunicação da música. ◦ Música deixa de ser mercadoria e estabelece sua possibilidade de atuar no cotidiano social. Crise da cisão da música “erudita” e música “popular”. ◦ Educação sistemática amplia essa cisão.
4
Eventos que refletem a preocupação com ensino musical I Encontro Nacional de Educação Musical, Rio de Janeiro 1972, realizado pelo Conservatório Brasileiro de Música; Seminário sobre o Ensino das Artes e suas Estratégias, realizado em Ouro Preto, em 1981, pela CAPES; II Encontro Nacional de Pesquisa em Música, promovido pela UFMG, em 1985, em São João Del-Rei (que, embora não direcionado especificamente para o ensino de música, também apresentou contribuições nesse sentido); V Encontro Nacional de Educação Musical, realizado em 1986, no Rio de Janeiro, pelo Conservatório Brasileiro de Música; II Simpósio sobre a Problemática da Pesquisa e do Ensino Musical no Brasil (SINAPEM), realizado em 1987 em João Pessoa, promovido pela SeSu, CAPES, CNPq e UFPb; II Congresso Internacional de Música, realizado em 1987, no Rio de Janeiro, pela Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro;
5
Koellreutter (1985)- crise na educação musical é reflexo dos conservatórios europeus. Escola de Música da UFRJ- Jornadas de revisão de seu currículo com participação de alunos e professores. ◦ Documento não chegou até a comunidade. Eventos citados mostram insatisfação com o ensino de música. ◦ Proposta de reforma nunca foram aprofundadas.
6
Eixo : a função social da música- análise da problemática do ensino de graduação em música Os exemplos foram Escola de Música da UFRJ ◦ 1) Mais antiga do Brasil; ◦ 2) Universo mais próximo do pesquisador; ◦ 3) É possível supor que conclusões e observações desta, na maioria das vezes, possa ser aplicáveis ao resto do país. Questionou-se o ensino de graduação em música, a partir do enfoque da função social da música identificadas por Merriam. O ensino de graduação em música, no Brasil, tem-se baseado, historicamente, no ensino de música “séria”, havendo, apenas, pequenas e isoladas referências às músicas “popular” e “folclórica”.
7
O repertório musical trabalhado nas escolas de música é prioritariamente da música “séria” dos séculos XVIII e XIX; ◦ Conteúdo geral enfocado é centrado nestes séculos. Essas observações relativas ao repertório basearam-se no exame da listagem de obras para piano do Curso de Graduação da Escola de Música da UFRJ. Repertorio de piano foi escolhido: ◦ 1) o curso com maior número de alunos; ◦ 2)Os repertórios dos demais instrumentos refletem as mesmas características gerais do de piano.
8
Ênfase dada nos cursos de graduação aos procedimentos técnicos, ◦ A técnica é ferramenta da arte, mas não é um fim em si. Minimização dos procedimentos criativos. ◦ não se cria, livremente; ◦ As atividades privilegiadas são aquelas de reprodução de repertório, sendo que esse repertório é prioritariamente o dos séculos XVIII e XIX. Ênfase dada à música escrita, com uma supervalorização dos mecanismos de leitura. Disciplinas sequenciais.
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.