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Personalidade É o conjunto de características que definem uma pessoa única e igual só a ela mesma. Essas características biológicas, psíquicas e sociais,

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Apresentação em tema: "Personalidade É o conjunto de características que definem uma pessoa única e igual só a ela mesma. Essas características biológicas, psíquicas e sociais,"— Transcrição da apresentação:

1 Personalidade É o conjunto de características que definem uma pessoa única e igual só a ela mesma. Essas características biológicas, psíquicas e sociais, devem ser compreendidas como um conjunto indivisível e dinâmico....

2 Personalidade e Impulsores Profa: Eliana Monteiro

3 Personalidade Indivisível pela impossibilidade de se determinar com exatidão que características decorrem de fatores sociais, psíquicos ou biológicos; e dinâmico, porque a personalidade sofre acréscimos de experiências vividas, modificando- se gradativamente. A personalidade resulta, portanto, de cada pessoa com as experiências vividas.

4 Causadores das Diferenças Individuais Constituição física: sexo; capacidade de utilizar-se dos seis sentidos (tato, audição, visão, paladar, olfato e sinestesia); força física; aspecto físico; níveis de facilitação ou inibição do sistema nervoso (pessoa mais “contida” ou mais “agitada”); incidentes ocorridos na história etiológica do organismo (carência alimentar, doenças, alergias etc.)....

5 Causadores das Diferenças Individuais Traços psicológicos: inteligência (entendida como a facilidade inata de captar conhecimentos ou resolver situações difíceis); aptidões, sentimentos e emoções. Experiências vividas. Grupo sócio-econômico a que o indivíduo pertence e seu nível cultural. Interesses e motivações pessoais.

6 A personalidade é de extrema importância para o relacionamento entre as pessoas. Cada pessoa deve ser tratada de forma diferenciada, de acordo com suas características próprias, individuais.

7 Impulsores O conceito de impulsor representa importante contribuição para a Análise Transacional. O impulsor se origina de uma mensagem interna da pessoa, que lhe diz que a única forma de ser feliz é agir de acordo com sua indicação.

8 Impulsores O impulsor se origina de uma mensagem interna da pessoa, que lhe diz que a única forma de ser feliz é agir de acordo com sua indicação. Seria uma ordem interna. A pessoa tende a comportar-se conforme a mensagem do impulsor: é ele que determina algumas características do indivíduo.

9 “Seja perfeito” A pessoa sob influência deste impulsor propõe-se a fazer tudo perfeitamente, o que pode levá-la a sentir-se insatisfeita ou então desistir de suas metas. Existe uma desqualificação interna, que é “não sei fazer as coisas suficientemente bem”.

10 “Seja perfeito” Estruturação do Trabalho Exige no recebimento de objetivos / orientações, explicações claras, precisas e com informações técnicas. Procura descobrir falhas do próprio objetivo. Planeja de forma minuciosa e detalhista. Não parte para a ação enquanto os “mínimos detalhes” não forem previstos. Ação lenta.

11 “Seja perfeito” Condução do Trabalho / Equipe: Além das vantagens, vê também os defeitos. É exigente, perfeccionista e minucioso, com alta exigência de qualidade. É difícil satisfazer. Não aceita e não desculpa erros. Executa/delega de forma ordenada, lenta, paciente, atenta, séria, controlada e precisa. Quer respostas / feedback minucioso e exato. Corrige as pessoas, altera detalhes e aponta falha. Centralizador e “cobrador”. Desperdiça tempo com detalhes sem valor.

12 “Seja perfeito” Não gosta de pessoas rápidas e desorganizadas. Palavras mais usadas: perfeitamente, exatamente, óbvio, claro, penso que, está claro. Em situações normais, sem a pressão do impulsor, querer desempenhar as tarefas com perfeição é um valor positivo. A pessoa procurará executar seu trabalho da melhor forma possível, mas sem que haja uma atitude compulsiva.

13 “Seja agradável” Seja agradável: A pessoa sob a influência deste impulsor, sente-se responsável em fazer com que os outros sintam-se bem. Vê-se obrigado a atender às necessidades, expectativas e desejos dos outros, desconsiderando as próprias.

14 “Seja agradável” Estruturação do Trabalho Recebe objetivos / orientações de forma emocional, sentindo-se responsável em satisfazer necessidades / objetivos os outros. É dependente / adaptado. Seu planejamento varia de acordo com as suas expectativas ou com as expectativas dos outros. Tem dificuldade em aceitar / dizer não. Assume frentes de atuação também de forma emocional, oscilando de acordo com a sua própria necessidade de agradar ou ser agradado.

15 “Seja agradável” Condução do Trabalho / Equipe Procura a aprovação dos outros. Quer agradar. Precisa gostar das pessoas. Executa / delega com uma postura do tipo “você é quem sabe – você resolve”, Busca agradar os outros. Evita dizer não aos outros.

16 “Seja agradável Condução do Trabalho / Equipe É gentil ao fazer e ao pedir algo à alguém. É insistente nos processos de feedback e acompanhamento, quer apoiar / agradar. Perde o foco no resultado. Gera retrabalho, desperdiçando tempo e energia na adoção de comportamentos que buscam agradar (a si ou aos outros).

17 “Seja agradável” Condução do Trabalho / Equipe Cria a cultura da “amizade” e não tem foco em resultados. Frases mais comuns: Como você quiser. Diga. Você resolve. Você sabe. Como posso ajudá-lo? Em situações normais, essa predisposição revela um traço de personalidade importante, típica de pessoas simpáticas e receptivas.

18 “Agrade à mim” A pessoa sob a influência deste impulsor, acha que todos têm o dever de agradá-la. Está sempre pedindo para alguém fazer alguma coisa para si. É exigente e quer que tudo saia do jeito que pediu. Depende do que os outros fazem e dificilmente toma a iniciativa para fazer algo sozinha.

19 “Agrade à mim” Transmite orientações de forma emocional. Acha que os outros são responsáveis em satisfazer suas necessidades. É dependente das ações da equipe. Seu tom de voz é às vezes suplicante. É receptivo quanto à idéias dos outros. Ofende-se com facilidade.

20 “Agrade à mim” Condução do Trabalho / Equipe Quer ser agradado. Precisa sentir que as pessoas gostam dele. Espera que os outros “adivinhem” suas necessidades e que saibam como agradá-lo. Evita dizer não aos outros.

21 “Agrade a mim” Condução do Trabalho / Equipe Assim como o “seja agradável”, a pessoa que em esse impulsor também cria a cultura da “amizade” e não tem foco em resultados. Frases mais comuns: Preciso de você. Ajude-me. Faça o que eu te pedi. Sem estar sob pressão, a pessoa que possui esse impulsor valoriza a equipe em que trabalha, pois sabe que depende dela.

22 “Seja forte” A pessoa que tem esse impulsor têm dificuldade em mostrar suas dificuldades e emoções aos outros. Acha que carrega a empresa ou a equipe. Acredita que todos dependem dele. Não fala de seus sentimentos. Não em receptividade e empatia com os sentimentos dos outros. Tem dificuldades em pedir ajuda.

23 “Seja forte” Estruturação do Trabalho Recebe objetivos / orientação tranqüilamente. Não identifica problemas / dificuldades Não planeja, portanto, não prioriza, o sentimento é: “eu agüento”, “não tem importância”. “Suporta” muitas frentes de atuação.

24 “Seja forte” Condução do Trabalho / Equipe Valoriza e coloca em primeiro lugar o dever e a disciplina. Não mostra aos outros suas verdadeiras dificuldades, emoções e desejos. Executa / delega de forma centralizadora e racional, sem muitos comentários – tudo é possível. Fala e delega de forma monótona e forte, sendo firme em suas opiniões. Orienta de maneira ríspida e inexpressiva.

25 “Seja forte” Condução do Trabalho / Equipe Quer respostas / feedback racional. Não tem receptividade e empatia para com dificuldades e sentimentos dos outros. Cria um clima de tensão e desmotivação. Gosta de pessoas fortes, importantes e firmes. Frases comuns: Não há problema. Eu agüento. Sem comentários. Não há importância. Em situações normais, ser forte é um elemento positivo, permitindo que as pessoas suportem melhor sua carga emocional.

26 “Seja esforçado” A pessoa que possui este impulsor, acha que não é suficientemente capaz. Por isso, tudo que vai fazer requer um esforço grande. Tem dificuldade em compreender instruções, ordens e explicações, pois mantém o foco nas dificuldades. Pensa muito antes de aceitar um desafio e sempre vai colocar os entraves que podem ocorrer.

27 “Seja esforçado” Estruturação do Trabalho Recebe objetivos e orientações com cautela. Foca os entraves / dificuldades, mas mostra esforço e disponibilidade para “tentar”. Planeja de forma irreal. Estabelece prazos e objetivos impossíveis de forma a dificultar as coisas – sente / pensa no formato “vou tentar / eu me esforço”. Assume muitas frentes de atuação, “vou ver se...”

28 “Seja esforçado” Condução do Trabalho / Equipe Pensa em fazer muitas coisas, mas, no final só executa algumas. É indeciso e desconfiado. Tudo lhe custa. Luta para conquistar o seu objetivo e muitas vezes não consegue. Fala / delega e controla de forma atrapalhada e confusa. Repete e pergunta várias vezes a mesma coisa. Arrepende-se do que faz, culpando os outros por induzi-lo ao erro. Gasta energia com indecisões e inseguranças.

29 “Seja esforçado” Cria um sentimento de incapacidade frente aos objetivos / prazos (planos irreais). Gera retrabalho, desperdiçando tempo com repetições desnecessárias. Gosta de pessoas perfeitas e fortes. Frases comuns: É difícil. É duro. Não sei se posso. Preciso resolver. Vou ver se... Em situações normais, o esforço indica persistência. É uma atitude de pessoas que procuram suplantar suas próprias limitações, dedicando-se com afinco às tarefas propostas.

30 “Seja apressado” Quem possui este impulsor quer terminar todas as coisas rapidamente, muitas vezes em um ritmo incompatível com suas capacidades. Em geral não planeja, pois considera perda de tempo. Acha que se não agir rapidamente, não terminará o que precisa fazer. É impaciente com pessoas meticulosas. Fala rápido e deixa algumas frases inacabadas. Cria tensão à sua volta, pois transmite impaciência.

31 “Seja apressado” Estruturação do Trabalho Não tem paciência para receber objetivos / orientações. Não aguarda explicações (tenta saber por ele mesmo). Não planeja, portanto, não prioriza (sente que perde tempo). Abre muitas frentes de atuação.

32 “Seja apressado” Condução do Trabalho / Equipe Sempre lhe falta tempo. Necessita fazer as coisas rapidamente, exigindo rapidez dos outros. Executa / delega no último momento, com muita ansiedade, sem priorização – tudo é urgente, “pra já”. Executa / delega pensando nas coisas que tem que fazer depois.

33 “Seja apressado” Condução do Trabalho / Equipe Fala rápido, orientando de forma desordenada, tensa e impaciente. Mistura assuntos, deixa explicações inacabadas. Não esclarece objetivos. Quer respostas / feedback rapidamente, interrompendo exposições. Não espera posicionamentos / explicações e conseqüentemente. Não acompanha ou não controla o trabalho.

34 “Seja apressado” Não gosta de pessoas lentas. Frases comuns: Depressa. Vamos, vamos. Já é tarde. Vai demorar muito? Não vai dar tempo. Anda. No entanto, há situações em que a rapidez pode significar eficiência e agilidade.

35 Impulsores e Autoconhecimento Os impulsores são “ordens” individuais, traçadas pela própria pessoa, que devem ser seguidas à risca. Se a pessoa encontra-se tensa ou preocupada, a necessidade de atender ao impulsor pode se revelar negativa, embora o cumprimento da “ordem”, aparentemente, viesse a trazer felicidade. Não corresponder a esse modelo parece implicar infelicidade para a pessoa com problemas.

36 Impulsores e Autoconhecimento Todos nós conhecemos alguém que sofre pela dificuldade de lidar com seus impulsores. Pode ser o colega de escritório que não se contenta enquanto não completa a tarefa “com perfeição” (por isso, a mínima falha dos companheiros causa- lhe irritação).

37 Impulsores e Autoconhecimento Ou aquelas pessoas que são um “bloco de pedra” e nunca revelam deslizes morais ou os próprios sentimentos. Outro exemplo é o colega super apressado, que consegue escrever uma carta, devorar um sanduíche e atender ao telefone ao mesmo tempo. Ou o “bonzinho” que, visando conquistar a todo custo a afeição dos outros, chega a perder a hora do almoço para fazer a lição de casa da filha da colega.

38 Impulsores e Autoconhecimento Muita gente também deve conhecer alguém que caiba no modelo do “esforçado”: para ele, todo trabalho é difícil, tudo tem de ser super explicado e, mesmo assim, a tarefa acaba incompleta. Esses exemplos demonstram que os impulsores são “demoniozinhos” presentes em nosso cotidiano.

39 Impulsores e Autoconhecimento Para haver um processo de mudança é necessário que as pessoas consigam, numa auto-análise, localizar os próprios impulsores. Perceberem que, agindo compulsivamente, deturpam as relações interpessoais e não são mais felizes por isso. Se a pessoa consegue controlar seus impulsores, sendo mais tolerante consigo mesma e com os outros, tende a melhorar bastante suas relações. OBS: Estes slides foram gentilmente cedidos pela professora Márcia Thomé.

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