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1 Capacidade. 2 Primeiro passo: conhecer a Demanda Primeiro passo: conhecer a Demanda Através de PREVISÕES DE DEMANDA: - o mais exatas possível - expressas.

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1 1 Capacidade

2 2 Primeiro passo: conhecer a Demanda Primeiro passo: conhecer a Demanda Através de PREVISÕES DE DEMANDA: - o mais exatas possível - expressas em unidades operacionais - acompanhadas de uma medida da incerteza.

3 3 Capacidade - Definição Capacidade Capacidade  produção máxima do processo durante determinado período de tempo. É o ritmo máximo de produção de um processo (Ritzman e Krajewski, 2004)

4 4 Capacidade - Definição É o máximo nível de atividade de valor adicionado em determinado período de tempo, que a produção pode realizar em condições normais de operação (SLACK).

5 5 Capacidade Exemplos: 4000 litros/dia 500 carros/dia 100 lugares/sessão 2000 ton/mês 50 quartos/dia

6 6 Restrições de capacidade: u gargalo - é o recurso cuja capacidade limita a produção u recursos críticos - são aqueles recursos que podem vir a ser gargalos, dependendo do mix e do seqüenciamento

7 7 Falta de capacidade: Falta de capacidade para pontos de pico de demanda pode ser compensada gerando estoques, no setor de bens Mas, isso é inviável no setor de serviços

8 8 Medidas de Capacidade Capacidade de projeto Capacidade de projeto  capacidade alvo É a capacidade que os projetistas tinham em mente quando projetaram a operação. Ex.: deposição de filme sobre papel

9 9 Medidas de Capacidade Capacidade de projeto ou nominal Capacidade de projeto ou nominal Capacidade de projeto = = velocidade dos rolos X tempo de operação

10 10 Porém... A linha pode não funcionar todo o tempo na velocidade máxima paradas para "setup" manutenção dificuldades de programação

11 11 Então... Capacidade efetiva Capacidade efetiva É a capacidade real que resta depois que estas perdas são deduzidas. É menor do que a capacidade de projeto.

12 12 Então... Capacidade efetiva Capacidade efetiva É a produção máxima que uma empresa pode manter economicamente sob condições normais. RITZMAN e KRAJEWSKI, 2004

13 13 Mas... Além das perdas citadas, outros problemas podem ocorrer, que PODERIAM SER EVITADOS! quebras de máquinas absenteísmo quebra de ferramentas

14 14 Medidas de Capacidade Utilização Utilização  % da capacidade de projeto realmente utilizado Utilização = Volume de produção real x 100% capacidade de projeto Slack, 1997

15 15 Medidas de Capacidade Eficiência Eficiência  % da capacidade efetiva realmente utilizada Eficiência = Volume de produção real x 100% capacidade efetiva Slack, 1997

16 16 Exemplo - Filme fotográfico Um fabricante de papel fotográfico tem um equipamento cuja capacidade de projeto é 200 m 2 /min ou 12.000 m 2 /h. A linha opera 24h/dia, 7 dias/semana e 52 semanas/ano. Calcular a capacidade de projeto da linha em m 2 /semana:

17 17 Exemplo - Filme fotográfico Calcular a capacidade de projeto da linha em m 2 /semana:

18 18 Exemplo - Filme fotográfico

19 19 Exemplo - Filme fotográfico Os registros mostram os seguintes tempos de produção gastos: 1. Tempo de setup = 20h/semana 2. Tempo manutenção preventiva = 16h/semana 3. Nenhum trabalho programado=8h/semana 4. Amostragens de qualidade= 8h/semana 5. Tempo para troca do turno=7h/semana

20 20 Exemplo - Filme fotográfico Os registros mostram os seguintes tempos de produção gastos: 6. Paradas quebras de máquinas =18h/semana 7. Investigar falhas qualidade = 20h/semana 8. Falta de matéria-prima = 8h/semana 9. Absenteísmo = 6h/semana 10. Espera por transporte de material=6h/semana

21 21 Exemplo - Filme fotográfico Os 5 primeiros gastos de tempo somam 59h/semana e são relativamente inevitáveis. Os 5 últimos gastos de tempo somam 58h/semana e são evitáveis.

22 22 Exemplo - Filme fotográfico

23 23 Exemplo - Filme fotográfico

24 24 Utilização Utilização = Volume de produção real x 100% capacidade de projeto Utilização = 612.000 m 2 /semana x 100% 2.016.000m 2 /semana Utilização = 30,4 %

25 25 Eficiência Eficiência = Volume de produção real x 100% capacidade efetiva Eficiência = 612.000 m 2 /semana x 100% 1.308.000m 2 /semana Eficiência = 46,8 %

26 26 Utilização como medida de desempenho? Por exemplo, níveis de ocupação de quartos em hotéis, de assentos em aviões, shows. MAS: É uma medida que pode levar a conclusões erradas, por exemplo, pode haver baixa utilização se há baixa demanda, se há falta de materiais por razões externas, etc.

27 27 Utilização como medida de desempenho? u Pode haver alta utilização e isto ser ruim, como em –caixas automáticos, pois haveria filas; –pistas de pouso, haveria congestionamentos e atrasos de vôos; –de vendedores, resultando em espera do cliente.

28 28 Exemplo Uma ferramenta de corte a laser é utilizada p/ produzir waffers de silício usados em chips de memória de computador. Capac. de projeto equip = 30 chips/h Utilização = 90%. A planta trabalha 40h/sem e 52 semanas/ano. Um milhão de chips são demandados p/ o próximo ano. Quantas máquinas são necessárias?

29 29 Exemplo - Solução Capacidade de projeto planta = 30 chips/h  40h/sem  52sem/ano = 62.400 chips/ano Volume real=62.400  0,9 = 56.160 Assim: 1.000.000 / (56.160) = 17,8  18 máquinas

30 30 Qual o tamanho ideal da planta? Economias & deseconomias de escala Economia de Escala ocorre quando o custo unitário médio do produto/serviço pode ser reduzido através do aumento da taxa de produção.

31 31 Qual o tamanho ideal da planta? Economias & deseconomias de escala Economias de escala reduzem custos pelas seguintes razões:  rateamento de custos fixos  redução dos custos de construção das instalações  ganhos de escala na compra de materiais

32 32 Economias de escala reduzem custos pelas seguintes razões:  determinação de vantagens no processo: Grandes volumes justificam: - processos em linha - recursos dedicados - tecnologias sofisticadas Efavorecem o efeito de aprendizagem!

33 33 Deseconomias de escala Deseconomia de Escala ocorre quando o custo unitário médio aumenta com o aumento da taxa de produção.

34 34 Deseconomias de escala Razões:  aumento da complexidade de gerenciamento  ineficiência oculta pelos altos volumes (rio)  n o excessivo de empregados gera perda de contato com o gerente

35 35 Deseconomias de escala Razões:  gerente com pouco contato com clientes  perda de agilidade pela burocracia  necessidade de aparato de troca de informações  distribuição dos produtos - logística

36 36 Políticas de gestão da Capacidade Políticas de gestão da Capacidade –capacidade constante –acompanhamento da demanda –gestão da demanda

37 37 Política de capacidade constante Política de capacidade constante –A capacidade de processamento é estabelecida em um nível constante. –A natureza das instalações não permite modificações facilmente.

38 38 Política de capacidade constante Política de capacidade constante –possibilita emprego estável –pode gerar estoques, antecipando produção, desde que para produtos não "perecíveis"

39 39 Política de capacidade constante Política de capacidade constante –Em serviços, havendo capacidade constante, há duas opções: adequar ao pico ou abaixo. No primeiro caso, haverá momentos de subutilização; no segundo, haverá custos de perda de vendas e de imagem.

40 40 Política de acompanhamento da demanda Política de acompanhamento da demanda –Procura ajustar a capacidade bem próxima aos níveis da demanda –mais difícil de ser implementada –inviável em operações intensivas em capital Ex. usina de alumínio

41 41 Política de acompanhamento da demanda Política de acompanhamento da demanda –é adotada por produções que não podem estocar seus produtos, como o processamento de clientes e a fabricação de "perecíveis". –Obsolescência –custo inviável de estoques

42 42 Política de acompanhamento da demanda Política de acompanhamento da demanda Métodos para ajustar a capacidade: »horas extras; »tempo ocioso (empregados flexíveis); »demitir e empregar; »empregados de tempo parcial; »subcontratação; »equipamentos/instalações flexíveis.

43 43 Política de gestão da demanda Política de gestão da demanda –tenta transferir a demanda de períodos de pico para períodos de tranqüilidade (ação do marketing e vendas). –Políticas de preços, promoções;

44 44 Política de gestão da demanda Política de gestão da demanda –Criação de serviços ou de produtos alternativos para os períodos de baixa demanda.


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