A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Ciberespaço e leitura:

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Ciberespaço e leitura:"— Transcrição da apresentação:

1 Ciberespaço e leitura:
do verbo ao pixel.

2 Os tipos de leitores LEITOR CONTEMPLATIVO ou MEDITATIVO
Livros manuscritos e impressos Leitura individual, solitária, silenciosa = relação íntima entre leitor e livro. Leitura de livro ou quadro = imobilidade, pode-se contemplar, ver, rever e meditar.

3 Contemplativo

4 LEITOR MOVENTE ou FRAGMENTADO
Surgem telégrafo, telefone, jornais = notícias rápidas, a dinâmica da cidade, vitrines, boulevards, galerias, cafés, a imagem, o cinema, a fotografia... Publicidade = setas, diagramas, sinais; leitor de formas, volumes, massas, movimentos, direções, cores, luzes. Leitor transita entre diferentes linguagens: objetos, signos, imagens, ruídos, sons, falas, movimentos.

5 Movente ...

6 LEITOR IMERSIVO ou VIRTUAL
Roteiro multilinear, multissequencial, labiríntico, hipertextual. Leitor é mais livre, em estado de prontidão, conectando-se entre nós e nexos. Decodificação rápida de sinais e rotas.

7 Imersivo...

8 TIPOS DE LEITORES LEITOR CONTEMPLATIVO ou MEDITATIVO
Livros manuscritos e impressos Leitura individual, solitária, silenciosa = relação íntima entre leitor e livro. Leitura de livro ou quadro = imobilidade, pode-se contemplar, ver, rever e meditar. LEITOR MOVENTE ou FRAGMENTADO Surgem telégrafo, telefone, jornais = notícias rápidas, a dinâmica da cidade, vitrines, boulevards, galerias, cafés, a imagem, o cinema, a fotografia... Publicidade = setas, diagramas, sinais; leitor de formas, volumes, massas, movimentos, direções, cores, luzes. Leitor transita entre diferentes linguagens: objetos, signos, imagens, ruídos, sons, falas, movimentos. LEITOR IMERSIVO ou VIRTUAL Roteiro multilinear, multissequencial, labiríntico, hipertextual. Leitor é mais livre, em estado de prontidão, conectando-se entre nós e nexos. Decodificação rápida de sinais e rotas.

9 O filósofo Pierre Lévy afirma que “com o espaço cibernético temos uma ferramenta de comunicação muito diferente da mídia clássica, porque é nesse espaço que todas as mensagens se tornam interativas, ganham uma plasticidade e têm uma possibilidade de metamorfose imediata. E aí, a partir do momento que se tem o acesso a isso, cada pessoa pode se tornar uma emissora, o que obviamente não é o caso de uma mídia como a imprensa ou a televisão”.

10 NOVO ESTILO VISUAL: O HIPERTEXTO
Novos comportamentos na leitura Como é ler na tela – escanear, zapear Ler na tela é ler imagem (imersão na imagem - emotions, cores, movimentos)

11 NOVOS MODOS DE LER Leitor pode ser o autor, o editor, o distribuidor de textos escritos por ele e por outrem (Chartier, 1999) Texto impresso em papel = lido palavra por palavra, página por página. Texto na tela = escaneado, com uso de emotions, diferentes tamanhos, cores e movimentos das letras. Alterações significativas na forma como jovens se relacionam, convivem, estudam e trabalham. Protagonismo do estudante

12 CARACTERÍSTICAS DA LEITURA NA HIPERMÍDIA Linguagem híbrida (sons, imagens fixas e em movimento, textos, códigos, signos) Fluxos de informações organizados em arquiteturas hipertextuais (sujeito altera, transforma, converte ou disfarça versões de um texto virtual quando se coloca na posição de co-autor) Cartograma navegacional (necessidade de conhecer o mapa navegacional para transitar pelas infovias) Linguagem interativa (caráter hipertextual, hipermidático + interatividade e a autonomia do internauta = qual informação que deseja ou não acessar e em qual sequência)

13 Mas como é a leitura na tela?
Receptor ou usuário de hipermídia utiliza habilidades diferentes daquele que lê um livro; Comunicação multilinear e labiríntica: leitor estabelece ordem textual ou se perde na desordem dos fragmentos; Usuário faz escolhas instantâneas; Novo tipo de leitor: navega nas arquiteturas líquidas e alineares da hipermídia no ciberespaço.

14 UM NOVO MODO DE LER novato - Acusa desorientação, dificuldades motoras - Mostra impaciência, começa a compreender a rede 2. leigo Conhece algumas rotas e aprende a se virar Sabe eliminar alternativas falsas - Sabe buscar na rede 3. experto Tem representação mental clara da estrutura do virtual Possui controle motor, visual e cognitivo

15 E quem são os imigrantes digitais?...

16

17 IMIGRANTES DIGITAIS

18


Carregar ppt "Ciberespaço e leitura:"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google