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MÉTRICAS DE INFORMAÇÃO EM SAÚDE: experiências em andamento no ICICT/FIOCRUZ Brasília, 1 agosto de 2008 Cícera Henrique da Silva Michele Nacif Antunes Maria.

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1 MÉTRICAS DE INFORMAÇÃO EM SAÚDE: experiências em andamento no ICICT/FIOCRUZ Brasília, 1 agosto de 2008 Cícera Henrique da Silva Michele Nacif Antunes Maria Cristina Soares Guimarães

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3 CONTEXTO DO CURSO Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde – ICICT Unidade técnica da Fundação Oswaldo Cruz – FIOCRUZ Missão ICICT: Formular políticas, desenvolver estratégias e executar ações de informação e comunicação no campo da C&T em saúde.

4 MOTIVAÇÃO ICICT Fortalecimento da pesquisa em ICT em Saúde Compromisso com formação de Recursos Humanos Políticas e orientações do Sistema Único de Saúde - SUS

5 ORIENTAÇÃO NACIONAL E INTERNACIONAL NO CAMPO DA SAÚDE LIGAÇÃO ENTRE PESQUISA EM SAÚDE E PRÁTICA NA SAÚDE INCORPORAÇÃO DO SABER NO FAZER SAÚDE CONSTRUÇÃO DE REDES E INTERCÂMBIO INDISSOCIABILIDADE ENTRE PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO, FORMAÇÃO PROFISSIONAL E AÇÃO/INTERVENÇÃO

6 Objetivo Geral da Especialização em ICTS Contribuir para o aprimoramento do desempenho das instituições do campo da saúde, por meio da qualificação dos profissionais com vistas ao estreitamento das ligações entre pesquisa e práticas em saúde.

7 Objetivos Específicos da Especialização em ICTS qualificar a prática profissional promovendo a reflexão e atualização conceitual, metodológica e instrumental; propiciar a compreensão dos contextos e conteúdos tecidos e incorporados nas tecnologias no campo da saúde; favorecer a superação de problemas gerenciais, organizacionais e operacionais; habilitar os profissionais de saúde a incorporarem as diretrizes e princípios do SUS.

8 Experiências em andamento no ICICT/FIOCRUZ

9 Monitoramento de informação na sociedade de risco O caso da gripe aviária

10 Monitoramento do ambiente externo. Eventos, Atores, Tendências, Relacionamentos COMO ENFRENTAR OS RISCOS?

11 Pandemia de gripe aviária: Incerteza e Inevitabilidade A questão não é SE, mas QUANDO, e COMO minimizar impactos Cenários prováveis 30% da população mundial infectada (cerca de 1,8 bilhões de indivíduos) Estimativas de óbitos variam entre 2 e 360 milhões, faixa etária entre 15-29 anos, 96% concentrados em países em desenvolvimento; Custo econômico de 2% PIB mundial, ou, cerca de U$ 800bilhões.

12 O PLANO DE PREPARAÇÄO PARA UMA PANDEMIA São norteadores e não tem a função de monitorar se e como as orientações estão sendo cumpridas, por quem e onde A Organização Mundial de Saúde - OMS orienta que todos os países desenvolvam um plano de contingência para responder à pandemia. O que sabemos sobre a pandemia? O país está preparado para uma pandemia?

13 Monitorar informações na sociedade de risco; Possibilitar a agregação e consolidação da informação sobre a pandemia, tendo o potencial de atuar como um potente mecanismo de vigilância. Espaço virtual para:

14 Planejamento Análise do Plano e Identificação de Fontes Buscas Internet Bases de dados Coleta dos dados Reformatação Validação com outras fontes e especialistas Análise automática Preparação das estratégias de busca para cada fonte

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16 Gestão de Relacionamento com o Cidadão

17 Promover a universalização do acesso aos serviços públicos Estruturar os sítios e serviços on-line de acordo com o perfil do público-alvo Estruturar os portais governamentais de forma a responder às demandas dos cidadãos Fazer uso da Internet como um canal de comunicação entre governo e sociedade, permitindo a participação popular e a interatividade com os cidadãos. Diretrizes brasileiras para a Gestão de Sítios e Serviços on-line: Governo Eletrônico – e-gov

18 Pesquisas recentes evidenciam que existe um número significativo de pessoas com acesso aos serviços de Governo Eletrônico no Brasil. A área da saúde está entre os serviços do Governo mais demandados na internet pela população. Ganha destaque, portanto, a análise dos canais de interação entre as instituições de saúde e os cidadãos na busca de aprimoramentos das estratégias institucionais relacionadas ao Governo Eletrônico. https://www.governoeletronico.gov.br/

19 FALE CONOSCO Canal de Relacionamento com o Cidadão Gestão de informação e conhecimento Indicador de Visibilidade Para atender com qualidade e agilidade as demandas Espelhar a visão que os cidadãos possuem da Fiocruz É mais que um canal de interação

20 O serviço FALE CONOSCO foi disponibilizado em maio de 2005, quando a nova versão do Portal FIOCRUZ foi publicada na Internet. As consultas e solicitações são realizadas através de formulário padrão e classificadas em dezoito categorias, as quais foram extraídas da arquitetura de informação do Portal.

21 Coleta dos dados Reformatação Análise automática Validação com outras fontes e especialistas Reformulação do formulário Reformulação da arquitetura de informação

22 Novo olhar Avaliação Formulação de Políticas Públicas –Malária e Acesso livre –Câncer Formação de Recursos Humanos –2005: 20 –2006: 17 –2007: 20 –2008: 17

23 Recursos humanos envolvidos nos projetos FORMAÇÃO Administração: 1 Análise de Sistemas: 6 Biblioteconomia: 2 Comunicação: 2 Designer: 1 Engenharia: 2 Estatística: 2 Geografia:1 Pedagogia: 1 TITULAÇÃO Graduados: 2 Aluno de especialização: 1 Especialistas: 9 Mestrando: 1 Mestre: 1 Doutores: 4

24 Contato: chenrique@icict.fiocruz.br mnacif@icict.fiocruz.br cguima@icict.fiocruz.br


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