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PublicouManoel Aragão Carmona Alterado mais de 8 anos atrás
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Busca de informação sobre questões políticas: uma comparação entre universitários e não universitários Caroline Clicia Fernando Giovanna Najara Paula
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Introdução Objetivo – identificar as formas que os universitários (pessoas que estão matriculadas em algum curso de graduação ou pós graduação em qualquer instituição de ensino superior) e não universitários (pessoas que não estão matriculados em nenhuma instituição de ensino superior atualmente) buscam informações para entender sobre o cenário político atual e dessa forma decidir o seu voto. Comparar – FREQUÊNCIA (a regularidade de acesso aos veículos de informação), – CONFIABILIDADE (se o usuário que busca a informação acredita no que esta sendo passado), – RELEVÂNCIA (se a informação oferecida foi útil para que o usuário compreenda a situação política e – CONCORDÂNCIA (se a informação oferecida condiz com as convicções políticas e ponto de vista do usuário) – IMPORTÂNCIA (influência em sua decisão)
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Amostra Pessoas matriculadas em uma instituição de ensino superior 83 pessoas que responderam o questionário
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Frequência A Revista Veja e Conversa com amigos foram os veículos que obtiveram resultados mais expressivos
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Frequência UniversitáriosNão universitários Conversam com amigos diariamente 54,4%46,2% UniversitáriosNão universitários Nunca leram a Revista Veja80,7%19,2% A diferença entre universitários e não universitários que nunca leram a Revista Veja é de: 61,5%
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Relevância A Revista Veja foi o veículos que obteve o resultado mais expressivos
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Relevância UniversitáriosNão universitários Não acha a Revista Veja relevante 54,4%11,5% A diferença entre universitários e não universitários que não acham a Revista Veja relevante é de: 42,9%
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Concordância A Revista Veja e Conversa com amigos foram fontes de informação que obtiveram os resultados mais expressivos
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Concordância UniversitáriosNão universitários Não concordam com a revista Veja 61,4%11,5% A diferença entre universitários e não universitários que não concordam com as informações passadas pela Revista Veja é de: 49,9% UniversitáriosNão universitários Concordam com os amigos em conversas 14,0%38,5% A diferença entre universitários e não universitários que concordam com os amigos em conversas é de: 24,5%
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Confiabilidade O Jornal Nacional e Conversa com amigos foram as fontes de informação que obtiveram os resultados mais expressivos
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Confiabilidade UniversitáriosNão universitários Confiam em conversas com amigos 49,1%57,7% UniversitáriosNão universitários Não confiam no Jornal Nacional 70,2%42,3% A diferença entre universitários e não universitários que confiam em conversas com amigos é de: 8,6% A diferença entre universitários e não universitários que não confiam no Jornal Nacional é de: 27,9%
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Importância Sendo 5 extremamente importante e 1 nada importante Das 10,8% pessoas que dão pouca ou nenhuma importância a informação na hora de votar, 77,8% são universitários e 22,2% não universitários.
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Já se enganaram com informações obtidas UniversitáriosNão universitários Já se enganaram85,9%88,5%
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Mudaram de opinião através de uma informação obtida UniversitáriosNão universitários Mudaram de opinião61,5%80,7%
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Conclusão Os veículos de informação que mais se destacaram foram a Revista Veja e Conversa com amigos. Foi analisado que a revista Veja apesar de ser a menos lida é a que as pessoas menos concordam e menos atribuem relevância. Já a Conversa com amigos além de ser a fonte de informação mais consultada é a que as pessoas mais confiam e concordam. Foi notado através dos gráficos que as pessoas tendem a utilizar muito mais os meios digitais para conseguir informação do que por revista, jornais e radio. Das pessoas que dão menos importância a informação os universitários são a maioria. A maioria dos não universitários mudaram de opinião após obter uma informação.
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