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ANA FLÁVIA VIEIRA LUIZA KUNZ AIRES NICHOLAS SERRANO Organização Industrial Calçados.

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Apresentação em tema: "ANA FLÁVIA VIEIRA LUIZA KUNZ AIRES NICHOLAS SERRANO Organização Industrial Calçados."— Transcrição da apresentação:

1 ANA FLÁVIA VIEIRA LUIZA KUNZ AIRES NICHOLAS SERRANO Organização Industrial Calçados

2 Introdução ao Setor IBGE: o setor de calçados é composto pelo conjunto de empresas que produzem os mais variados tipos de calçados para crianças, mulheres e homens excluindo- se as indústrias de calçados ortopédicos e de segurança industrial. As empresas que utilizam o couro como matéria-prima respondem por 83,3% do número total de estabelecimentos e 64,6% do valor da produção (IBGE,1980) e 98% do valor das exportações (ABAEX,1991).

3 Panorama da industria (2014) 7,9 mil empresas no setor Produção: 877M pares - R$ 27,8B Exportação: USD 1B – 130M pares Consumo aparente: 784,3M de pares Consumo anual: 3,9 pares (per capita)

4 Perfil da indústria (2014) Fonte: Abicalçados

5 Quantidade Produzida (mil pares) Fonte: IBGE

6 Valor da Produção (mil reais) Fonte: IBGE

7 Principais Marcas

8 Principais Empresas

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14 2 modelos distintos: ProduçãoRepresentantes Lojas independentes Consumidor Produção Lojas Proprias Consumidor

15 Concentração Geográfica Devido ao fato de a produção ainda ser em grande parte artesanal, existe uma forte tendência a criação de polos produtivos regionais especializados: Vale dos Sinos e Igrejinha RSCalçados variados, especialmente femininos São João BatistaSCSandálias FrancaSPSapatos Masculinos BiriguiSPCalçados infantis Nova SerranaMGInjetados

16 Introdução ao Setor Dois fatores (década de 1990): Abertura comercial; Valorização da moeda nacional com relação ao dolar; Criaram um cenário favorável à importação: Aumento da concorrência externa e no mercado interno, o que exige redução de custos de produção e um fortalecimento da participação no mercado externo por parte das empresas nacionais.

17 Competição Externa Baixa competição por importações:  Dificuldade de entrada no mercado brasileiro por carcterísticas e qualidade do produto;  Sobrepreço nos concorrentes chineses  Muitas marcas estrangeiras são vendidas no Brasil por concessões: Converse All-Star + Nike: grupo brasileiro tem concessão para produção e venda no Brasil

18 Antidumping - China Ação antidumping, aprovada em 2010 e renovada em março, adiciona uma sobretaxa de US$10,22 por par. Fonte: ABICalçados

19 Comércio Internacional Fonte: ABICalçados

20 Forças de Porter NOVOS COMPETIDORES: As barreiras de entrada para novos competidores dependo do modelo pretendido: com ou sem a utilização do sistema de Private Label. Private Label: Fabricas especializadas na fabricação para marcas de terceiros, especialmente marcas com calçados de baixa tecnologia. Terceirização da Produção.

21 Forças de Porter PRODUTOS SUBSTITUTOS Não existem substitutos para calçados, a competição se da com a diferenciação entre as subdivisões do setor e com a diferenciação do produto. CONSUMIDORES O poder de barganha dos consumidores finais é relativamente alto no mercado nacional, dada a variedade e concorrência das marcas. Já as lojas multimarcas não possuem tanto poder de barganha, dado que seus fornecedores são tão poucos. FORNECEDORES Não há concentração de fornecedores, são variadas as fontes das principais matérias-primas

22 Performance Preço Médio (Reais)

23 201020112012201320142015 Grendene11,7912,3012,5612,5413,2714,58 Alpargatas*9,1410,3111,3312,6813,2916,20 Vulcabras45,2144,1146,2351,04 Arezzo*88,5490,1295,8096,2299,13110,42

24 Performance Volume (mil pares)

25 201020112012201320142015 Grendene169.470150.091185.067216.195204.944180.400 Alpargatas*244.000249.600265.300270.200279.200254.766 Vulcabras48.20038.60027.20021.600 Arezzo6.4557.5338.98010.00810.62210.148

26 Performance ROL (mil reais)

27 201020112012201320142015 Grendene1.604.5001.482.6001.882.3002.187.3002.232.4002.201.100 Alpargatas2.231.9002.574.7003.007.0003.426.0003.711.2003.538.000 Vulcabras121.000-316.0001.483.100-126.7001.267.1001.275.100 Arezzo571.500678.900860.300962.9501.052.9001.120.600

28 Performance ROB (mil reais)

29 201020112012201320142015 Grendene1.998.6001.846.7002.324.5002.711.4002.729.4002.630.000 Alpargatas1.021.4051.153.9281.272.8061.420.5691.451.5511.759.426 Vulcabras2.345.5001.864.1001.778.0001.533.7001.473.3001.465.500 Arezzo712.900862.6001.109.0001.232.0001.358.0001.435.000

30 Performance EBITDA (mil reais)

31 201020112012201320142015 Grendene236.586216.210394.538435.881436.874454.384 Alpargatas400.300404.500413.700494.400477.600567.100 Vulcabras289.400-131.9005.80074.300128.300180.900 Arezzo95.500117.700135.400159.500170.000165.500

32 Performance Margem EBITDA (%)

33 201020112012201320142015 Grendene15% 21%20% 21% Alpargatas18%16%14% 13%14% Vulcabras15%-9%0%6%13%19% Arezzo17% 16%17%16%15%

34 Performance Investimento (mil reais)

35 201020112012201320142015 Grendene8771.670877 412 Alpargatas77.30074.50033.565183.0982.0422.319 Vulcabras119.80097.90041.40061.40026.00027.600 Arezzo30.20057.40043.80050.30025.800

36 Performance Imobilizado (mil reais)

37 201020112012201320142015 Grendene181.828191.706216.113315.087368.179384.338 Alpargatas301.500342.000364.486624.265698.095740.902 Vulcabras334.640333.509277.875248.746216.207173.315 Arezzo21.37630.29361.09068.54375.76773.593

38 Vulcabrás – VULC3.SA

39 AREZZO ARZZ3.SA

40 Alpargatas ALP4.SA

41 GRENDENE – GRND3.SA

42 Caso Via Uno Tentativa de mudança para uma marca de ‘luxo’ com abertura de cerca de 250 lojas/franquias no Brasil e exterior. Rejeição pelo consumidor Falência em março de 2015 e posterior venda em junho por R$ 6M, com passivo aproximado de R$250M.

43 Referencias Sites das marcas IBGE Abicalçados http://www.assintecal.org.br/noticia/sob-nova- direcao-via-uno-volta-ao-basico http://www.assintecal.org.br/noticia/sob-nova- direcao-via-uno-volta-ao-basico http://www.investimentosenoticias.com.br/noticias/ negocios/producao-nacional-de-calcados-deve- crescer-2-1-neste-ano http://www.investimentosenoticias.com.br/noticias/ negocios/producao-nacional-de-calcados-deve- crescer-2-1-neste-ano http://www.desenvolvimento.gov.br/arquivos/dwnl _1248288185.pdf


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