A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

LIVRO DIDÁTICO: ABOLIR, COMPLEMENTAR OU DIVERSIFICAR ? Prof. André Luiz Farias Alves CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "LIVRO DIDÁTICO: ABOLIR, COMPLEMENTAR OU DIVERSIFICAR ? Prof. André Luiz Farias Alves CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS."— Transcrição da apresentação:

1 LIVRO DIDÁTICO: ABOLIR, COMPLEMENTAR OU DIVERSIFICAR ? Prof. André Luiz Farias Alves CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS

2 QUESTIONAMENTOS E INQUIETUDES SOBRE O LIVRO DIDÁTICO.

3 O LIVRO DIDÁTICO = BAIXO PADRÃO DE QUALIDADE? CONSTITUI A PRINCIPAL FONTE DE ESTUDO? ELEMENTO PREDOMINANTE E DETERMINANTE NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM?

4 Qual é a qualidade dessa escolha? O professor está sendo acompanhado?

5 PNLD-EM 2012 CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS SOCIOLOGIA Quant. de Livros Aprovados 14/2 Quant. de Editoras 2

6 PNLD-EM 2012 CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS FILOSOFIA Quant. de Livros Aprovados 15/3 Quant. de Editoras 3

7 PNLD-EM 2012 CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS GEOGRAFIA Quant. de Coleções Aprovadas 18/14 Quant. de Editoras 8

8 PNLD-EM 2012 CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS HISTÓRIA Quant. de Coleções Aprovadas 24/19 Quant. de Editoras 11

9 EM OUTRAS PALAVRAS, SE TEMOS LIVROS “INADEQUADOS” NO MERCADO É PORQUE SÃO ACEITOS, SÃO CONSUMIDOS, SÃO ADOTADOS POR PARTE DOS PROFESSORES.

10 ESCOLHA = AÇÃO PEDAGÓGICA? ESCOLHA = TÉCNICA ?

11 O QUE NOS REPRESENTA O LIVRO?

12 COLETÂNEA DE ESTUDOS, DE PESQUISAS, DE VIVÊNCIAS DA SOCIEDADE...

13 COMO PODEMOS APOIAR OS PROFESSORES NA ESCOLHA DO LD?

14 O LIVRO DIDÁTICO TEM UMA IDENTIDADE?

15 O LD PODE ENALTECER UMA PARCELA DA SOCIEDADE, PODE MASCARAR FATOS...

16 ...

17 PRECISAMOS DESCONSTRUIR CERTOS ESTEREÓTIPOS...

18 Ex: Livro Sociologia - PNLD 2012 – pág 19 Livros Reprovados

19 “É por isso que a teoria social contemporânea sobre IDENTIDADE CULTURAL e social recusa-se a simplesmente descrever ou celebrar a diversidade cultural. A diversidade tampouco é um fato ou uma coisa. Ela é o resultado de um processo relacional histórico e discursivo de construção de diferença.”

20 “A relação entre educação e diversidade étnico racial está relacionada aos fatores que levavam ao consistente fracasso escolar das crianças e jovens pertencentes a grupos étnicos e raciais considerados minoritários.”

21 LEI 10.639/2003 – ENSINO DA HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA

22 E O QUE É CURRÍCULO?

23 COMO DESCONSTRUIR O CONTEXTO RACIAL DO CURRÍCULO, COMO QUESTIONAR AS NARRATIVAS HEGEMÔNICAS DE IDENTIDADE QUE CONSTITUEM O CURRÍCULO?

24 NÃO PODE IMPROVISAR. TEMOS QUE DESFAZER A MENTALIDADE RACISTA DISCRIMINADORA SECULAR, SUPERANDO O ETNOCENTRISMO EUROPEU, REESTRUTURANDO RELAÇÕES ÉTNICO RACIAIS E SOCIAIS, DESALIENANDO DOS PROCESSOS PEDAGÓGICOS...

25 ALGUNS DEFENDEM ABOLIR O USO DO LIVRO DIDÁTICO, MAS COMO CONDUZIR O ENSINO SEM UTILIZAÇÃO DE TEXTOS?

26 A ATITUDE DE NEGAÇÃO DO LIVRO DIDÁTICO EXIGE A ORGANIZAÇÃO E/OU A REPRODUÇÃO DE TEXTOS ALTERNATIVOS OU A UTILIZAÇÃO DE OUTROS LIVROS...

27 E A ATITUDE DE UTILIZAR EXCLUSIVAMENTE O LIVRO DIDÁTICO?

28 ACABA FORMANDO N@S ALUN@S UMA CONCEPÇÃO DE LIVRO DIDÁTICO COMO FONTE ÚNICA, INQUESTIONÁVEL DE CONHECIMENTOS.

29 ALUN@S E PROFESSORES TORNAM-SE SUBMISSOS AO LIVRO E ÀS “VERDADES” POR ELE TRANSMITIDAS.

30 EXEMPLO: INSEGURANÇA DOS PROFESSORES AO CONSTATAR, CRITICAR E MESMO DETECTAR ERROS CONCEITUAIS NOS TEXTOS E ATIVIDADES.

31 SE O LIVRO DIDÁTICO É UMA DAS FONTES DE CONHECIMENTO, COMO TODA E QUALQUER FONTE POSSUI UMA HISTORICIDADE ELA CONTEMPLAR INÚMEROS QUESTIONAMENTOS.

32 Temos que ter a rebeldia e a ousadia contra a submissão exclusiva ao livro didático. A formação de sujeitos livres, cidadãos do mundo, requer uma atitude de respeito para com o mundo, para com o conhecimento produzido, mas também de crítica! Prof. André Luiz


Carregar ppt "LIVRO DIDÁTICO: ABOLIR, COMPLEMENTAR OU DIVERSIFICAR ? Prof. André Luiz Farias Alves CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google