A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CURSO DE DEFICIÊNCIA FÍSICA E TECNOLOGIA ASSISTIVA PLANEJAMENTO - MÓDULOS MÓDULO II – Deficiência Física : Definição/Conceito; Desenvolvimento Neuromotor.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CURSO DE DEFICIÊNCIA FÍSICA E TECNOLOGIA ASSISTIVA PLANEJAMENTO - MÓDULOS MÓDULO II – Deficiência Física : Definição/Conceito; Desenvolvimento Neuromotor."— Transcrição da apresentação:

1 CURSO DE DEFICIÊNCIA FÍSICA E TECNOLOGIA ASSISTIVA PLANEJAMENTO - MÓDULOS MÓDULO II – Deficiência Física : Definição/Conceito; Desenvolvimento Neuromotor Humano; Disfunção Neuromotora-Paralisia Cerebral : Definição, causas, tipos de PC, distribuição anatômica, implicações do ADNPM, desordens associadas, aspectos psicológicos, NEE do aluno com Paralisia Cerebral. Responsáveis – 1° Encontro: Eliane Degutis de Freitas e Edna Braga. 2° Encontro: Eliane Degutis de Freitas, Edna Maria Braga, Elizene dos Reis Oliveira e Helenice Meirelles. Datas – 05/04/14 e 08/04/14 Horários – 18h às 22h e 07-13h Carga Horária - 10 horas presenciais Objetivos – Conhecer o conceito e definição da Deficiência Física e suas implicações nas atividades humanas; conhecer o desenvolvimento neuromotor humano normal e os impactos do atraso desse desenvolvimento; conhecer a Paralisia Cerebral, conceito, causas, tipos e os diferentes aspectos que a caracterizam; identificar os recursos facilitadores da Inclusão Escolar do aluno com Paralisia Cerebral;

2 adquirir conhecimentos sobre os aspectos etiológicos, neurológicos e psicológicos da Paralisia cerebral, de modo a possibilitar o planejamento das atividades escolares, considerando as capacidades e as limitações dos alunos; discutir os aspectos da sexualidade humana, conceitos, direitos e desenvolvimento sexual do aluno com paralisia cerebral; diferenciar os tipos de Paralisia Cerebral; identificar as habilidades e dificuldades apresentadas pelo aluno; conhecer, diferenciar e atender as necessidades educacionais especiais (NEE). Metodologia – Aula expositiva com utilização de slides, vídeos e interação por meio dos debates da temática. Avaliação - Neste módulo, a avaliação será mediante a presença e participação do grupo nas discussões promovidas pelos ministrantes do curso. Competências/Habilidades - Compreender as várias manifestações da deficiência física e as suas implicações no desempenho funcional e intelectual do aluno. - Decidir sobre as estratégias pedagógicas e os recursos a serem utilizados de forma a potencializar o aprendizado e a participação ativa do aluno. Se necessário, investigar quais recursos o aluno já utiliza em outros ambientes e adotá-los ou não. -Aplicar os diferentes recursos de Tecnologia Assistiva. - Selecionar e sugerir materiais pedagógicos adaptados: engrossadores de lápis, plano inclinado, tesouras adaptadas, dentre outros. - Identificar as mudanças e comportamentos que estão presentes no PC; - Perceber a importancia das interações sociais para o desenvolvimento saudavel do aluno com PC; - Visualizar as mudanças e necessidades do relacionamento socioafetivo do adolescente com PC, bem como os desejos e aspectos da sexualidade presentes na fase de desenvolvimento que se encontra.

3 Referência Bibliográfica - EL CEREBRO EM ACCION A.R. LURIA Editora Fontanella – 2ª edição -1979 - Terapia Ocupacional na Reabilitação Física – AACD Oliveira - Santos - Sauron - Teixeira - Editora Roca – 1ª edição - 2002 - PARALISIA CEREBRAL: ASPECTOS PRÁTICOS - SOUZA E FERRARETTO Editora Memnon – 1ª edição – 1998 -SITE INDICADO: http://www.paralisiacerebral.org.brhttp://www.paralisiacerebral.org.br - BUSCAGLIA, L. F. ( 1997)O Deficiente e seus pais, 3ª edição RJ< Record. -PAUL, R. CARNEY e JAMES, D. GEYER ( 2013) Neurologia- Prática Pediátrica, Guanabara - FONSECA, L.F. E PIANETTI, G. ( 2006) Manual de neurologia Infantil, Guanabara - Soares, I. & Campos, B. (2006). Educação Sexual e Desenvolvimento Psicossexual. - Cadernos de Consulta psicológica, 2, 71-79. - http://www.entreamigos.com.br/textos/sexualid/oadole.htm (29.06.2002). http://www.entreamigos.com.br/textos/sexualid/oadole.htm - Gil, Marta Esteves de Almeida. Oficina de Capacitação em Acessibilidade – Prefeitura Municipal de Uberlândia, 12 e 13 de agosto de 2013. - Paralisia Cerebral (Disfunção Neuromotora) – Centro Estadual de Educação Especial de Uberlândia – Eliane Degutis de Freitas educacaoespecialceeeu.blogspot.com/ - Paralisia Cerebral – Rede Sarah de Hospitais de Reabilitação www.sarah.br/Cvisual/Sarah/AA.../p_01_paralisia_cerebral.html www.images.google.com.br


Carregar ppt "CURSO DE DEFICIÊNCIA FÍSICA E TECNOLOGIA ASSISTIVA PLANEJAMENTO - MÓDULOS MÓDULO II – Deficiência Física : Definição/Conceito; Desenvolvimento Neuromotor."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google