A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Olá, a paz de Jesus! Um instante de silêncio para pedir a graça do Espírito Santo...

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Olá, a paz de Jesus! Um instante de silêncio para pedir a graça do Espírito Santo..."— Transcrição da apresentação:

1

2 Olá, a paz de Jesus!

3 Um instante de silêncio para pedir a graça do Espírito Santo...

4

5 INTRODUÇÃO

6 nem vá para contar as suas qualidades... E muito menos para falar da vida dos outros! Nunca faça uma confissão mal feita,

7 Para bem se confessar, antes de tudo, fazer um exame de consciência, e para isso, pedir a graça do Espírito Santo, para que dê luz suficiente para conhecer todos os pecados e força para os detestar.

8 Contar também com a intercessão de Maria Santíssima...

9 Sendo assim, todos nós, penitentes, se preparamos para o Sacramento da confissão através de orações, jejum e imersão para dentro de si com o objetivo de enxergar e lamentar os próprios pecados.

10 Eis aí uma Oração para antes da Confissão:

11 Senhor, iluminai-me para me ver a mim próprio tal como Vós me vedes, e dai-me a graça de me arrepender verdadeira e efetivamente dos meus pecados. Ó Virgem Santíssima, ajudai-me a fazer uma boa confissão.

12 Ou

13 Oração para uma boa confissão: Meu Deus, por causa dos meus pecados crucifiquei de novo o Vosso Divino Filho e escarneci d’Ele. Por isto sou merecedor da Vossa cólera e expus-me ao fogo do Inferno. E como fui ingrato para convosco, meu Pai do Céu, que me criastes do nada, me redimistes pelo preciosíssimo sangue do Vosso Filho e me santificastes pelos Vossos santos Sacramentos e pelo Espírito Santo! Mas Vós poupastes-me pela Vossa misericórdia, para que eu pudesse fazer esta confissão. Recebei-me, pois, como Vosso filho pródigo e dai-me a graça de uma boa confissão, para que possa recomeçar a amar-Vos de todo o meu coração e de toda a minha alma, e para que possa, a partir de agora, cumprir os Vossos Mandamentos e sofrer com paciência os castigos temporais que possam cair sobre mim. Espero, pela Vossa bondade e poder, obter a vida eterna no Paraíso. Por Jesus Cristo, Nosso Senhor. Amém.

14 Depois da oração, ao iniciar a preparação,

15 conversar com Deus, lembrar de que Ele é bom, que se alegra com a volta do pecador, e agradecer-lhe este amor que perdoará toda a culpa.

16 Estando diante de Deus, examinar os pecados por pensamentos, palavras, atos e omissões, contra os Mandamentos da Lei de Deus e da Igreja, Sua Palavra e as obrigações do estado de vida...

17 Ir questionando de maneira pessoal:

18 Quando me confessei pela última vez?

19 Quanto tempo faz?

20 A confissão foi bem feita?

21 Teria sido válida?

22 Ou calei por vergonha de algum pecado mortal?

23 Cumpri fielmente a penitência que me foi imposta?

24 E as perguntas continuam, são muito variadas...

25 Elas vão girar em torno dos seguintes pontos: 1 - A nossa relação com Deus; 2 - Com o próximo; 3 - Com a natureza; 4 - E conosco mesmo.

26 Para recordar com mais facilidade, ler atentamente e sempre refletir com atenção o resumo dos pecados mais comuns indicados nesta Apresentação e naquelas seguintes e ainda, se precisar escreves.

27 Quais são os pecados que, desde a última confissão bem feita, tive a infelicidade de cometer por maus pensamentos, por palavras ofensivas, por atos pecaminosos e por omissões no meu dever?

28 Tenho quaisquer hábitos de pecado grave que deva confessar logo no início, como por exemplo: impureza, alcoolismo, drogas, etc.?

29 Deixei de confessar algum pecado grave, ou conscientemente disfarcei ou escondi um tal pecado?

30 Nota: Esconder deliberadamente um pecado mortal invalida a confissão, e é igualmente pecado mortal. Lembre-se que a confissão é privada e sujeita ao Sigilo da Confissão, o que quer dizer que é pecado mortal um sacerdote revelar a quem quer que seja a matéria de uma confissão.

31 Alguma vez fui irreverente para com este Sacramento, não examinando a minha consciência com o devido cuidado?

32 Refletir se minhas confissões não são rotineiras, se não esqueço de acusar coisas importantíssimas...

33 Além de lembrar do pecado, ter em mente também o número de vezes que o cometi, e de alguma coisa que possa ter agravado ou diminuído a gravidade do pecado. Tudo isso devo dizer ao Padre.

34 Também é importante me interrogar sobre as ocasiões em que poderia ter feito o bem aos outros e me omiti...

35 Além dos mandamentos, também o Pai Nosso é um excelente espelho da consciência. Será que vivo o que rezo?

36 Lembrar do Pai Nosso, quando rezo “para Deus perdoar as nossas ofensas, assim como nós perdoamos aqueles que nos ofenderam”: Coloco uma condição para Deus! Se não perdoo, sinto raiva, ódio, desejo de vingança, quero o mal, se não supero tudo isso, de nada vale as minhas confissões. É hora de pensar seriamente...

37 Caminhando para o final

38 Este trabalho é muito amplo, vai ser necessário dividir em bastante partes, por isso vamos encerrar esta Apresentação e continuar numa próxima, não perca...

39 Podemos dizer que

40 a melhor preparação para a confissão consiste no esforço consciente de viver conforme a Palavra de Deus...

41 E que uma confissão não tem valor:

42 1. quando se omite um pecado mortal por grave negligência no exame de consciência;

43 2. quando a confissão se faz sem arrependimento e sem propósito sincero de emenda;

44 3. quando se oculta de propósito um pecado mortal, conhecido por tal, ou quando se omite de propósito o número dos pecados mortais ou uma circunstância necessária;

45 4. quando já antes da absolvição se tem vontade de não cumprir a penitência.

46 Continua na Parte 2

47 OBRIGADO, SENHOR


Carregar ppt "Olá, a paz de Jesus! Um instante de silêncio para pedir a graça do Espírito Santo..."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google