Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouHelena Frade Rodrigues Alterado mais de 8 anos atrás
1
Vitor Geraldi Haase vghaase@gmail.com http://npsi-dev.blogspot.com Toda a criança é especial e nasce sem manual de instruções : O que os pais precisam saber para educar seus filhos?
3
O que é o mau-comportamento? Comportamento que não corresponde ao exigido pelo adulto Desobediência Desafio Birra Agressão Agitação Importunar Falta de iniciativa Não-estudar Não-ajudar Mau desempenho escolar etc.
4
Mau comportamento = construção social Ponto de corte Desempenho Hiato = Mau comportamento CRITÉRIOCRITÉRIO
5
O adulto e a criança contribuem para o mau comportamento Ponto de corte Desempenho Hiato CRITÉRIOCRITÉRIO Criança Adulto
6
Família = Sistema Contexto Interações
7
A família vai à escola....... e a coisa fica mais complicada ainda!
8
Causas do mau comportamento Criança Pais Interações na família Contexto familiar Contexto escolar
9
Causas do mau comportamento Tem uma parte da criança....... mas tem uma parte do adulto e da situação! Criança Pais Interações na família Contexto familiar Contexto escolar
10
O que acontece quando a criança se comporta mal? Punição
11
A criança pode passar a obedecer Os pais resolvem ceder O ciclo pode se repetir de 1 a 3 vezes Quando a criança continua desobedecendo Os pais ameaçam A criança pode continuar desobedecendo Outras interações O ciclo pode se repetir de 3 a 6 vezes A criança pode obedecer Quando os pais dão uma ordem: A criança pode não obedecer Os pais repetem a ordem Punição ? Ciclo vicioso de interações coercivas
12
Beco sem saída Criança continua desobedecendo ? Deixar pra lá... Punição mais severa...
13
Deixar pra lá... Ensina a desobedecer
14
Efeitos colaterais da punição Ineficiência Inconsistência Injustiça Revolta Humilhação Modelo agressivo Pedagogia da coerção Risco de abuso
15
Qual é o remédio? Mudar o comportamento do adulto para mudar o comportamento da criança Aprendizagem sem erro Disciplina não-coerciva
16
Relaxar o critério Aprendizagem sem erro
17
Disciplina não-coerciva Incentivar o bom comportamento Ignorar o mau comportamento dentro de limites Punição branda e proporcional em último caso
18
Treinamento de pais ABC do comportamento Atenção positiva Pedagogia do incentivo Estilo disciplinar competente Happy hour Treino de obediência Treino de independência Habilidades sociais educativas Punição branda e proporcional Preservação da autoridade Estrutura familiar
19
ABC do comportamento A ntecedentes → B ehavior → C onseqüências O ABC do comportamento identifica as funções do mau comportamento
20
Funções do mau comportamento Atenção Comunicação Acesso a privilégios Evitação de punição Falta de estímulos Excesso de estímulos
21
Causas do mau comportamento Características da criança Características dos pais Contexto familiar Interações Escola
22
Pigmalião & Galatéia Jean Léon Gérôme (1890) Pedagogia do incentivo A criança desenvolve a qualidade elogiada.
23
AutoritárioNegligente Presente Ausente PresenteCompetenteIndulgente Ausente Controle Envolvimento Estilo disciplinar competente
24
Happy hour
25
Treino de obediência e independência Incentivar o bom comportamento Ignorar o mau comportamento Não perder a oportunidade de elogiar a criança por qualquer comportametno que se aproxime do dsejado. Perder toda e qualquer oportunidade de entrar em conflito por questões menores.
26
Habilidades sociais educativas Sintonizar na criança Entender seus sentimentos Idetificar suas necessidades Auto-controle Não punir com raiva Assertividade Respeitar a criança Trabalho colaborativo Equipe
27
Punição = fracasso da pedagogia Em último caso Justiça Imediata Branda Proporcional à falta Não desmoralizar Preservar auto-estima
28
Efeitos colaterais da punição Ineficiência Inconsistência Injustiça Revolta Humilhação Modelo agressivo Pedagogia da coerção Risco de abuso Punição Punição = fracasso da pedagogia
29
Preservação da autoridade O conflito causa estresse O conflito desgasta a autoridade O conflito afasta a criança do adulto
30
Receita de família feliz Organização hierárquica Unidade do casal Disciplina não-coerciva Diálogo Metas para o futuro
31
O que acontece quando a criança tem algum problema no desenvolvimento?
32
Criança Percepções Sentimentos Comportamentos
33
Quais são os recursos para lidar com os problemas?
34
Avaliação neuropsicológica Reestruturação cognitiva Criança Percepções Sentimentos Comportamentos Empatia Suporte ABC do comportamento
35
Vitor Geraldi Haase vghaase@gmail.com http://npsi-dev.blogspot.com www.livrariacultura.com.br
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.