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LIDERANÇA SANDRA PULINO 2012.

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Apresentação em tema: "LIDERANÇA SANDRA PULINO 2012."— Transcrição da apresentação:

1 LIDERANÇA SANDRA PULINO 2012

2 LIDERANÇA É a capacidade de exercer influência sobre as pessoas.

3 PAPEL DO LÍDER Facilitar os trabalhos, criando trajetórias e influenciando positivamente a equipe para obtenção de resultados. Informar, educar, motivar e integrar as pessoas que compõem sua equipe.

4 CHEFE X LIDER CHEFE LÍDER Buscam previsibilidade e ordem
Evitam riscos Correm riscos Usam a influência pessoa a pessoa Exigem obediência Recebem um cargo São bons soldados. Mandam Dizem: Eu! Buscam a mudança Usam a influencia e a posição para persuadir. Inspiram os outros a seguir. Tomam iniciativas para liderar. São uma referência. Orientam Dizem : Nós !

5 Estilos de Liderança Liderança Autoritária Liderança Democrática Liderança Laissez-Faire

6 Liderança Autoritária
Todas as diretrizes de trabalho são ditadas pelo líder, é ele quem decide ; O líder é pessoal nos seus elogios e nas suas críticas ao trabalho de cada membro; Não se envolve ativamente no trabalho do grupo; É bastante impessoal e, por vezes, hostil; Os níveis de produtividade são excelentes quando na presença do líder; Provoca tensão e frustração no grupo; Inibe a espontaneidade e criatividade do grupo;

7 AUTORITÁRIO – quando usar ....
Com pessoa hostil, que encara a autoridade com ressentimento. A hostilidade precisa defrontar-se com demonstrações de autoridade. O método focaliza sua agressividade, orientando suas energias para fins construtivos. Com pessoa dependente. Esse tipo sente necessidade de uma autoridade de pulso firme; seu senso de dependência lhe dá uma sensação de insegurança, de estar solta no ar. Uma orientação mais firme inspira-lhe confiança.

8 Liderança Democrática
As atividades são planejadas e distribuídas de acordo com a decisão do grupo; Os passos na direção dos objetivos do grupo são esquematizados com o grupo ; O líder é objetivo ou realista nos seus elogios e críticas e procura ser um membro regular do grupo, sem que para isso, tenha que cumprir uma parte demasiada do trabalho; O líder tem comportamentos de orientação e apoio; O grupo sente receptividade à espontaneidade e criatividade, desenvolvendo, assim, a capacidade de tomar iniciativa ;

9 DEMOCRÁTICO – quando usar ...
Com pessoa que colabora. Com indivíduo que se adapta aos grupos com facilidade. Com pessoas que têm menos necessidade de direção.

10 Liderança Laissez-Faire
É deixado ao grupo ou aos indivíduos toda a liberdade para a decisão, sem a participação de líder: ausência de regras; O líder fornece os materiais e só se lhe pedirem é que dará informações suplementares; Ausência completa de participação do líder na determinação dos trabalhos da equipa; São raros os comentários sobre a atividade do grupo, a não ser quando solicitados; Não há tentativa para participar ou para interferir com o curso dos acontecimentos;

11 LAISSEZ – FAIRE – quando usar ...
Com o individualista, que gosta de permanecer sozinho. Uma vez conhecendo o seu trabalho, é geralmente mais produtivo quando está sob a liderança permissiva. Com o retraído, pessoa que tem aversão a contatos pessoais. A atmosfera permissiva contribui para a sua paz de espírito e para que seu esforço se torne mais eficiente e natural.

12 LIDERANÇA SITUACIONAL
O estilo de liderança depende do nível de maturidade do liderado. Existem 04 estilos de Liderança Situacional : DETERMINAR (dirigir) PERSUADIR (treinar) COMPARTILHAR (apoiar) DELEGAR

13 DETERMINAR Adequado para funcionários de baixo nível de desempenho.
Fornece direcionamento claro e específico e uma Atenta supervisão. Líder define as atribuições dos subordinados e diz quais são as tarefas que deverá cumprir, e como, quando e onde deverão cumpri-las.

14 PERSUADIR Adequado às pessoas que possuem certa competência mas falta empenho para assumirem responsabilidades. O líder fornece não somente comportamento diretivo (devido à dessas pessoas) mas falta de competência também comportamento de apoio, para desenvolver a confiança e o entusiasmo. Este estilo estimula a comunicação, ajuda a desenvolver a confiança e a motivação por parte do subordinado, mantendo, ao mesmo tempo, a responsabilidade pela tomada e controle das decisões nas mãos do líder.

15 COMPARTILHAR As pessoas são competentes, mas têm um empenho variável em relação à tarefa. Sua motivação variável se deve à falta de confiança ou à falta de segurança que sentem. O líder precisa criar oportunidades de diálogo, escutar ativamente os subordinados, e apoiar seus esforços para utilizar as habilidades que já possuem. O líder e o funcionário compartilham a tomada de decisões, sendo a principal função do líder escutar e criar condições favoráveis para que o subordinado desempenhe suas tarefas.

16 DELEGAR Fornece pouco direcionamento e pouco apoio.
Mais eficaz com indivíduos que sejam competentes e estejam motivados. Embora o líder possa ainda identificar o problema a ser resolvido, a responsabilidade pela execução dos planos é dada a estes funcionários experientes. O líder deixa que eles “trabalhem à sua maneira” e que decidam como uma tarefa deverá ser desempenhada, e quando e onde o será.

17 ... Planejadores pensam no que vai acontecer de diferente, triunfadores determinam o que vão fazer de diferente. Comandante Rolim


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