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UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS FACULDADE DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS Departamento de Psicologia LABORATÓRIO DE NEUROPSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO.

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1 UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS FACULDADE DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS
Departamento de Psicologia LABORATÓRIO DE NEUROPSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO

2 UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS FACULDADE DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS
Departamento de Psicologia LABORATÓRIO DE NEUROPSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO Análise dos efeitos da capacitação de profissionais vinculados à instituição de ensino especial na condução de um Programa de Treinamento de Pais Doutoranda: Maria Isabel Santos Pinheiro Colaboradoras UFMG: Flávia N. Almeida, Larissa Salvador, Mariana Pêsso, Amanda Malta Colaboradores APAE: Idelino A. B. Júnior, Luciene C. Cavalhais; Marly A. R. Costa, Patrícia Valadares Orientador: Prof. Dr. Vitor Geraldi Haase

3 APOIO FINANCEIRO

4 O USO DO TREINAMENTO DE PAIS COMO TECNOLOGIA ASSISTIVA NA PROMOÇÃO DE COMPORTAMENTO ADAPTATIVO E QUALIDADE DE VIDA DOS PAIS E EDUCANDOS DA APAE-BH

5 O termo “Tecnologia Assistiva” é utilizado para identificar todos os recursos ou serviços que contribuem para proporcionar ou ampliar habilidades funcionais de pessoas com deficiência e, consequentemente, promover uma maior independência de vida.

6 Comportamento adaptativo diz respeito ao conjunto de habilidades sociais, habilidades práticas e habilidades conceituais utilizadas pelo indivíduo para responder às exigências do seu dia-a-dia.

7 QUALIDADE DE VIDA A COMPREENSÃO MULTIDIMENSIONAL ENVOLVE DIMENSÕES QUE REFLETEM
Valores positivos e experiências de vida Ampliar pensamentos e ações (construto QV seja agente de troca social) Possibilidade de participação nas decisões que afetam suas vidas

8 O desenvolvimento e utilização de técnicas de modificação do comportamento aplicados a diversos tipos de distúrbios neuropsiquiátricos é um importante avanço no sentido de melhorar a competência e a qualidade de vida tanto de pacientes quanto de familiares.

9 O Treinamento de Pais, é uma metodologia de trabalho colaborativo que visa capacitar os pais a promover o desenvolvimento mais adaptativo possível de seus filhos.

10 CONSIDERAÇÕES ATUAIS PARA O EXERCÍCIO DA PARENTAGEM DE INDIVÍDUOS COM TD
Avanços no diagnóstico, prevenção e terapias Caracterização do fenótipo cognitivo e comportamental Investigação do impacto sobre a funcionalidade e participação social Aperfeiçoamento das técnicas psicoeducacionais e de modificação doo comportamento

11 Promover Conhecimento características funcionais do filho;
Processo de psicoeducação PAIS Técnicas de modificação de comportamento Promover Conhecimento características funcionais do filho; Aprendizagem apropriada; Aprendizagem no contexto natural; Empoderamento da família (stress, expectativas, decisões) O papel exercido pelo pai é fundamental na circunstância do TD

12 CONCEITOS-CHAVES QUE EMBASAM OS PTP
Habilidades Sociais Educativas Disciplina não-coerciva Pedagogia do incentivo Estilo Disciplinar Competente Preservação da Autoridade Estrutura Familiar Hierárquica OS CONCEITOS BÁSICOS SUBJACENTES AOS

13 HABILIDADES SOCIAIS Comportamentos sociais que contribuem para a competência social e facilitam relacionamentos saudáveis (Del Prette & Del Prette 2005) HABILIDADES SOCIAIS EDUCATIVAS Comportamentos sociais dos pais, intencionalmente voltados para o desenvolvimento e a aprendizagem do filho em situação formal ou informal.

14 Ciclo vicioso de interações coercivas
Disciplina não-coerciva Ciclo vicioso de interações coercivas A criança pode passar a obedecer Os pais resolvem ceder O ciclo pode se repetir de 1 a 3 vezes Quando a criança continua desobedecendo Os pais ameaçam A criança pode continuar desobedecendo Outras interações de 3 a 6 A criança pode obedecer Quando os pais dão uma ordem: A criança pode não obedecer repetem a ordem Punição ?

15 Pedagogia do Incentivo
A CRIANÇA DESENVOLVE A QUALIDADE ELOGIADA

16 Estilo Disciplinar Competente
Classificação bidimensional Controle Presente Ausente Competente Indulgente Autoritário Negligente Envolvimento

17 Preservação da Autoridade
O conflito causa estresse O conflito desgasta a autoridade O conflito afasta a criança/filho do pai

18 Estrutura Familiar Hierárquica
Organização hierárquica Unidade do casal Diálogo Metas para o futuro

19 PROCEDIMENTOS MAIS UTILIZADOS
ABC do Comportamento Análise Funcional do Comportamento Happy Hour ou Recreio Especial Reforçamento Diferencial Treino de Obediência e Treino de Independência Aprendizagem sem erro - DTT

20 O que antecede determinado comportamento problema
MODELO DAS RELAÇÕES CAUSAIS QUE EMBASA A ANÁLISE DO COMPORTAMENTO Modelo utilizado em neuropsicologia do desenvolvimento Antecedente O que antecede determinado comportamento problema Comportamento Qual/como é o comportamento problema Consequente Qual a consequência que aquele comportamento tem trazido B C A

21 ANÁLISE FUNCIONAL DO COMPORTAMENTO

22 Recreio Especial Happy Hour

23 Reforçamento Diferencial
Tipo de reforçamento em que algumas respostas são escolhidas para serem reforçadas e outras não.

24 TREINO DE OBEDIÊNCIA E INDEPENDÊNCIA
Incentivar o bom comportamento Ignorar o mau comportamento Não perder a oportunidade de elogiar a criança por qualquer comportamento que se aproxime do desejado. Perder toda e qualquer oportunidade de entrar em conflito por questões menores.

25 Aprendizagem sem erro Discrete Trial Teaching - DTT
O ensino por tentativas discretas tem o formato estruturado, comandado pelo (professor, pai, ou mediador) e caracteriza-se por dividir sequências complicadas em passos muito pequenos ou ”discretos” (separados) ensinados um de cada vez durante uma série de “tentativas” (tirals), junto com reforçamento positivo e o grau de ajuda (pronpting) que for necessário para que o objetivo seja alcançado.

26 UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS FACULDADE DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS
Departamento de Psicologia LABORATÓRIO DE NEUROPSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO Análise dos efeitos da capacitação de profissionais vinculados à instituição de ensino especial na condução de um Programa de Treinamento de Pais Doutoranda: Maria Isabel Santos Pinheiro Colaboradoras UFMG: Flávia N. Almeida, Larissa Salvador, Mariana Pêsso, Amanda Malta Colaboradores APAE: Idelino A. B. Júnior, Luciene C. Cavalhais; Marly A. R. Costa, Patrícia Valadares Orientador: Prof. Dr. Vitor Geraldi Haase

27 OBJETIVOS Objetivo Geral Objetivos Específicos
Avaliar os efeitos da capacitação de um grupo de profissionais da educação na condução de um PTP em grupo e seus resultados na modificação do comportamento de alunos matriculados na APAE-BH. Elaborar, com base na literatura atual, um PTP para ser utilizado na APAE – BH. Elaborar material para apoio visual – vídeo-clip. Treinar, à partir de cursos e seminários, os profissionais da instituição para conduzir o PTP. Elaborar MANUAL de apoio e consulta com modelos de procedimentos e termos mais utilizados na área da psicologia cognitiva e comportamental. Avaliar os efeitos do programa na modificação do comportamento dos alunos.

28 INSTRUMENTOS Vineland Sparrow, S., Balla, D. A., & Ciccheti, D. É uma escala descrita para avaliar de comportamento adaptativo da indivíduos com dificuldade de aprendizagem ou suspeita de RM. CHQ – PF50 – Chid Health Questionnaire : Questionário de saúde da Criança, avalia bem estar do filho. Inventário de Estilos Parentias – IEP. Gomide, P. I. C., (2006). Modelo teórico, Manual de Aplicação, apuração e interpretação. Petrópolis: Editora Vozes SNAP – IV: avalia sintomas de transtorno do déficit de atenção/hiperatividade e sintomas de transtorno desafiador e de oposição. Matrizes Progressivas de Raven: avalia aspectos importantes do potencial intelectual. Raven adulto (pré treinamento) Análise funcional do comportamento.

29 BASE TREINAMENTO DE PAIS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL video clip
ABC DO COMPORTAMENTO HABILIDADES SOCIAIS EDUCATIVAS - RECREIO APRENDIZAGEM SEM ERRO DISCRETE TRIAL TEACHING DTT

30 PROGRAMA - APAE - Sessões- Bloco a/b/c
TRES SESSÕES INICIAIS Bloco a - Disciplina não coerciva - Habilidades sociais educativas parentais - Desenvolvimento do vínculo afetivo - Paternidade positiva -Identificação/reconhecimento de sucessos alcançados pela criança na medida de suas possibilidades -Estimulação e apoio da aprendizagem adaptadas às características da criança, - Relação inicial com a escola - Na terceira sessão do Bloco 1, inicia-se os contatos com o ABC do comportamento identificando detalhadamente fatores que contribuem para a aprendizagem comportamental. DUAS SESSÕES INTERMEDIÁRIAS Bloco b - Teoria dos 5 fatores que contribuem no formato comportamental da criança. - Terias explicativas da aprendizagem comportamental- ABC do comportamento - Análise funcional do comportamento. - Início de programa para modificação de comportamento TRES SESSÔES FINAIS Bloco c - Trabalha a tarefa da semana anterior como instrumento paraidentificar a relação de tríplice contingência Bases para a modificação do comportamento. Utilizar as informações anteriores para orientar tarefas de mudanças comportamentais objetivando: manejo de comportamento desadaptativo aprendizagem de novas competências Obs.: capacitar os pais no controle de comportamentos disfuncionais e aquisição novas habilidades utilizando DDT. APOIO: Manual Video clip

31 PROCEDIMENTOS DE INTERVENÇÃO
TUTORIAL - esquema PROGRAMA 8 SESSÕES Habilidades Sociais Educativas Parentais Utilização da disciplina não coerciva ABC do comportamento Manejo do comportamento Possíveis efeitos da punição ESTRUTURA DA SESSÃO PROCEDIMENTOS DE INTERVENÇÃO Chama pelo nome Demonstra atenção à fala do pai/mãe Usa adequada e corretamente componentes não verbais (contato visual, expressão facial, sorrisos, postura, gestualidade, distância-proximidade) Conduz atividade de aquecimento Usa corretamente componentes paralinguisticos (volume voz, velocidade fala, latência, pausas) Apresenta consequências positivas imediatas (elogios, valorização da resposta, manejo da cabeça, sorrisos) Utiliza expressões de civilidade (por favor, obrigada, desculpas) Faz perguntas Estimula participação Retoma pontos importantes Faz perguntas específicas Pergunta sobre descrição do comportamentos de casa Pergunta sobre sentimentos envolvidos Pergunta sobre possíveis consequências da reação Solicita elaboração de estratégias para melhorar Arranjar ambiente Conduzir atividade de aquecimento Retomar da sessão anterior Abordar a tarefa de casa Conduzir o Passo Propor tarefa de casa

32 Análise de Resultados Atendimento Individual conduzido por profissional da APAE - BH

33 Diagnóstico: Autismo - RM
NOME: CM Idade: 27 anos Diagnóstico: Autismo - RM

34 Breve relato Sexo: masculino Diagnóstico: (Autismo/Retardo Mental). Os pais queixam resistência do filho para aproximar de escada. Pais têm que arrastar o filho até o meio da escada onde desce independente. Sobe naturalmente a escada. Principais procedimentos utilizados: Aproximação Sucessiva, Reforço positivo

35 PRINCIPAIS PROCEDIMENTOS UTILIZADOS
APROXIMAÇÕES SUCESSIVAS: série de passos nos quais se exige gradualmente a emissão de respostas cada vez mais próximas do comportamento alvo REFORÇO POSITIVO: tipo de reforçamento em que o aumento da frequência de uma resposta ocorre devido a apresentação de um estimulo consequente (reforçador)

36 Escala ORDINAL para o comportamento aproximar da escada
1 Evita a escada, hall da escada (realiza movimento no sentido de distanciar da escada) 2 Manter no mesmo hall, evitando olhar para escada 3 Mantém no hall (de frente para escada) 4 Aproxima espontaneamente da escada (arrastando) 5 Aproxima espontaneamente da escada (caminhando) 6 Desce a escada de forma espontânea e independente Realização (pelo pai/mãe) da atividade proposta para casa 1 Não realiza a tarefa 2 Realiza parte da tarefa 3 Realiza totalmente a tarefa

37 Queixa: Desvia o olhar da escada, Evita a escada; Realiza movimento no sentido contrário quando é solicitado que aproxime da escada; Exige força física dos pais para aproximar e descer a escada; Sessão Programa para semana Atividade pai/mãe Comportamento filho 1 Permitir que os pais o conduza no sentido que aproximar da escada com menor exigência física por parte dos pais 2.Realiza parte da tarefa 1. Evita a escada 2 3 Permitir que os pais o conduza no sentido que aproximar da escada com menor exigência física por parte dos pais; UTILIZAR PAPEL COMO ESTÍMULO 3. Realiza totalmente a tarefa 1. Evita a escaca 4 Aproximar sucessivamente o papel da escada para ele aproxime da escada 4 . Aproxima arrastando 5 Aproximar sucessivamente o papel dos degraus da escada para que ele aproxime 6 Aproximar sucessivamente da escada para pegar papel . Atender comando verbal dos pais para sair do quarto 5 . Aproxima caminhando 7 Aproximar sucessivamente da escada para pegar papel – degrau da escada 3.Realiza totalmente a tarefa 4. Aproxima da escada não vê o papel 8 Aproximar sucessivamente da escada para pegar papel – corre-mão 5. Aproxima caminhando

38 COMPORTAMENTO DE DESCER A ESCADA

39 OBRIGADA! mispinheiro1@gmail.com


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