A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Comunicação e Interação. Olá! Agora você estudará como a comunicação e a interação são importantes na EaD! Siga em frente!

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Comunicação e Interação. Olá! Agora você estudará como a comunicação e a interação são importantes na EaD! Siga em frente!"— Transcrição da apresentação:

1 Comunicação e Interação

2 Olá! Agora você estudará como a comunicação e a interação são importantes na EaD! Siga em frente!

3 Comunicação

4 A comunicação é fundamental para o processo de monitoria. Por isso, é importante que você conheça a teoria proposta por Holmberg (1985), que trata do conceito de comunicação didática guiada. A comunicação didática guiada é definida como uma abordagem para mediar a comunicação, que cria uma empatia com os estudantes, reforça a motivação dos alunos e tende a levar à realização de estudos bem sucedidos (HOLMBERG, 1985, p. 44). Este autor considera que, para existir essa comunicação, é necessário o estabelecimento de uma relação pessoal com o aluno, o que é fundamental para a sua motivação e, por consequência, para que ocorra aprendizagem. Na Educação a Distância isso é possível por meio dos recursos de comunicação, como , fórum, chat, telefone, entre outros.

5 Como você já sabe, na EaD uma das metas principais é auxiliar os alunos a atingirem um estado de autonomia completa, por meio da criação de sistemas abertos, adaptados ao ritmo individual de cada um.

6 Processo de Comunicação

7 Para Holmberg (1985), os cursos a distância representarão de maneira consistente um processo de comunicação, se os materiais forem construídos de modo a estabelecer um diálogo entre os alunos e o professor. Os alunos se sentirão mais motivados e obterão melhores resultados do que com materiais de caráter impessoal.

8

9 Comunicação – O Centro do Processo

10 Comunicação O Centro do Processo A abordagem teórica proposta por Holmberg (1985) resgata a comunicação como centro do processo educacional e concebe os estudantes como participantes ativos na aprendizagem a distância. A comunicação não direta ou simulada deve ter o propósito de estimular a motivação e o interesse; apoiar e facilitar a aprendizagem; avaliar o progresso dos estudantes, proporcionando meios pelos quais os alunos possam julgar sua situação e suas necessidades.

11 É evidente que a comunicação dos estudantes com a instituição contribui para a criação de processos mais abertos e flexíveis. Ela implica em atividade e participação dos estudantes em oposição a uma participação passiva no processo. O termo diálogo envolve a ideia de que os humanos em comunicação se ocupam ativamente da produção e troca de significados, não sendo apenas sobre a transmissão de mensagens. Os autores argumentam que a chave para uma prática bem sucedida do diálogo na Educação a Distância está na filosofia que informa as decisões sobre técnicas e tecnologia. Assim, o diálogo deve ser estimulado não só entre os professores, monitores e estudantes, mas também entre os próprios estudantes e deles com os contextos sociais em que vivem e trabalham. Comunicação - O Centro do Processo

12 Diante disso, como deve ser o contato do monitor com os alunos? Acompanhe a seguir.

13 Interação entre Monitor e Aluno

14 Interação entre Monitor e Aluno Todo o contato do monitor com os alunos deve ser conduzido de forma que todos os alunos recebam a mesma informação na mesma linguagem, e a finalidade de manter a uniformidade e coerência das respostas e informações fornecidas.

15 Os diálogos devem ser estabelecidos de forma simples, clara, objetiva e informal visando criar vínculos de proximidade entre aluno e monitor. As palavras devem ser pessoais e cordiais, porém respeitosas, mantendo uma estrutura impecável nos quesitos gramaticais e ortográficos. A comunicação verbal deve se dar de forma coloquial sem subterfúgios de linguística como gírias, figuras de linguagem, regionalismos e vícios. Sem permitir as tendências formais e que privilegiem o status. E o formato das mensagens textuais enviadas aos alunos deve ser agradável e facilitar a leitura e a compreensão! Interação entre Monitor e Aluno


Carregar ppt "Comunicação e Interação. Olá! Agora você estudará como a comunicação e a interação são importantes na EaD! Siga em frente!"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google