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PublicouRubens Benke Sales Alterado mais de 8 anos atrás
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O que é merchandising? >>Trata-se de um conjunto de operações efetuadas no PDV, para colocar no mercado o produto certo, no lugar certo, na quantidade certa, no preço certo, no tempo certo e com o impacto visual adequado. Fonte: Eduardo Terra/ PROVAR/ USP
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Objetivos do merchandising
Posicionar melhor visibilidade a produtos, marcas ou serviços. Motivar e influenciar as decisões de compra dos consumidores. É considerado a “mídia” mais rápida e eficaz, pois é a única em que a mensagem conta com os “Três elementos-chave” para concretização de uma venda: o consumidor, o produto e o capital. Fonte: Popai Brasil
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Pontos de venda Estabelecimento comercial que exponha serviços ou produtos para venda aos consumidores. Ex: Supermercado, Farmácias, Shopping, Lojas, Bancas de Jornal, Bancos, Exposições, Barracas de Camelôs, Feiras- Livres, Lojas Virtuais na Internet.
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Diferença entre Merchandising e Promoção de vendas
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Pesquisa publicada por anunciantes norte-americanos sobre as principais funções do merchandising
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Dados interessantes sobre o PDV
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Vantagens de uma exposição bem feita
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Vantagens ao contratar uma agência de merchandising
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Merchandising editorial
Quando falamos de merchandising editorial, cujo nome em outros países é “tie-in”, falamos de aparições sutis de um refrigerante no bar da novela, da sandália que a mocinha da história “sem querer” quase esfrega na tela. Na logomarca estampada virtualmente no meio da quadra de um evento esportivo, numa demonstração de produto de um programa de auditório.
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Merchandising editorial
>>A partir deste ponto, pode-se entender como merchandising editorial a estratégia promocional que complementa ou age em conjunto com outras ações publicitárias 1. Menção no texto: quando as personagens mencionam o nome da marca ou produto num diálogo; 2. Uso do produto ou serviço: quando a cena mostra a utilização do produto ou serviço pela personagem, onde a marca e o modelo são destacados; 3. Conceitual: a personagem explicita para outro as vantagens, inovações, relevâncias e preços do produto ou serviço; 4. Estímulo visual: o produto ou serviço é mostrado de forma a ser apreciado, visto no contexto da totalidade da cena, devidamente explorado pela câmera.
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A comunicação no PDV Simulação de uma loja
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Objetivos dos materiais de comunicação
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Posição de pega
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Gôndola bem projetada
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Materiais de merchandising
Que seja simples Tenha uma imagem dominante Cores contrastantes, diferentes e brilhantes Letras grandes e legíveis
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PDV ilha
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PDV ponto- extra
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PDV ponta de gôndola
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PDV pórtico
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Peças adesivos no chão
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Peças balcão
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Peças broadside
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Peças cartazes
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Peças faixa de gôndola
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Peças folheto regulamento
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Peças infláveis
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Peças móbiles e bandeirolas
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Peças papel forração
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Peças stopper
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Peças uniformes
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Peças wobbler
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Displays
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Displays
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Displays
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Displays
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Estudo de caso Empresa: Rede de franquias Rei do Mate, fundada na década de 70 em São Paulo capital. Na análise, a intenção é mostrar o Merchandising no PDV, com um público em questão, a maioria em massa, de compra por impulso. Outro fator também, é por ser uma outra área de atuação, não sendo a tradicional varejista rede de hiper e supermercados Merchandising nos PDV’s. (franquias) Resultado. >Os diretores da rede perceberam uma maior assimilação da marca junto aos consumidores e o aumento simultâneo das compras por impulso,gerando crescimento nas vendas.
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Estudo de caso
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Conclusão >>O mercado hoje em dia está cada vez mais competitivo, o consumidor precisa de algo que finalize sua idéia de consumo, algo forte e que trabalhe em sua mente como um complemento de campanhas de propaganda feitas em veículos tradicionais. E assim que segue a tendência, a verba de indústrias já está muito mais dividida, diminuindo nos veículos convencionais e aumentando onde se pode atingir com maior impacto, o local onde uma hora ou outra o consumidor tem que se deparar, o Ponto de Venda.
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