A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Fatec Profa. Ms. Amábile Brugnaro Santos

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Fatec Profa. Ms. Amábile Brugnaro Santos"— Transcrição da apresentação:

1 Fatec Profa. Ms. Amábile Brugnaro Santos
MERCHANDISING NO PDV Fatec Profa. Ms. Amábile Brugnaro Santos

2 Blessa (2003) ao conceituar merchandising trata o termo baseado em três verbos: informar, destacar e vender. O merchandising procura informar um produto, destacá-lo em uma loja para que acelere sua rotatividade.

3 O termo “merchand” significa literalmente, mercador.
E existem várias interpretações conceituais sobre o termo baseada na origem etimológica inglesa. Blessa interpreta o termo como ações realizadas no PDV, entretanto, com a presença de gerência e planejamento.

4 "Merchandising é qualquer técnica, ação ou material promocional usado no ponto de venda que proporcione informação e melhore a visibilidade a produtos, marcas e serviços, com o propósito de motivar e influenciar as decisões de compra dos consumidores”.

5 “É o conjunto de atividades de marketing e comunicação destinadas a identificar, controlar, ambientar e promover marcas, produtos e serviços nos pontos de venda (Blessa)".

6 Essência do merchandising
Fazer vender criando uma experiência com a marca ou produto na forma de expor essa marca ou produto para o consumidor final.

7 O merchandising cuida da melhor exposição do produto para o consumo.
Merchandising na TV, por exemplo, é colocar o produto no meio de uma cena de novela.

8 Planta Baixa – Psicologia do Consumidor – Técnicas de exposição e arrumação de Produtos

9 TÉCNICAS DE ARRUMAÇÃO DE GÔNDOLAS
BLESSA, Regina. Merchandising no ponto de venda. 2ª edição, São Paulo: Atlas, COSTA, Antonio R.; CRESCITELLI, Edson. Marketing promocional para mercados competitivos. São Paulo: Atlas, MÜLLER, Renato. Foco no varejo. As mais recentes inovações em lojas no Brasil e no mundo. São Paulo: Gouvêa de Souza GS & MD, SIQUEIRA, Caio & SIQUEIRA, Degles. O marketing dos pequenos empreendimentos: um estudo com dez empresas da indústria de confecção de Caruaru. Relatório conclusivo do Programa de Iniciação Científica 2007 da FCAP – Faculdade de Ciências da Administração de Pernambuco. SHIMP, Terence A. Propagandas e promoção: aspectos complementares da comunicação integrada de marketing. Porto Alegre: Bookman,   TÉCNICAS DE ARRUMAÇÃO DE GÔNDOLAS Os Consumidores Fazem Compras como lêem Jornal. Da esquerda pra direita De cima para baixo Portanto , a arrumação das mercadorias deve seguir o movimento natural dos olhos.

10 Sentidos humanos (percepção)
1,0% pelo PALADAR 1,5% pelo TATO 3,5% pelo OLFATO 11,0% pela AUDIÇÃO 83,0% pela VISÃO

11 Tipos de exposição Existem diversos tipos de exposição de
Mercadorias. Os mais tradicionais são: Exposição vertical Exposição horizontal

12 Exposição vertical Os produtos são expostos em posição vertical,
respeitando a categoria pertencente.

13 EXPOSIÇÃO HORIZONTAL Os produtos são expostos em posição
horizontal, respeitando a categoria.

14 PONTO FOCAL Onde o público conseguirá visualizar melhor o
produto exposto.

15 Marcas líderes X outras marcas

16 Embalagem É uma força excitante que pode impelir o consumidor à aquisição do produto embalado.

17

18

19 Embalagem A embalagem tem a mágica de dar o ‘psiu’ ao consumidor.
É o apelo motivacional para o consumidor

20 Embalagem Fatores importantes: Cor; Arrumação na gôndola; Design;

21 Compra por impulso A compra por impulso é um processo decisório não planejado e extremamente rápido. A missão do merchandising é a preparação da exibição dos produtos nas prateleiras, vitrines e materiais de divulgação.

22

23 As pesquisas mostram... 85% das compras em lojas de auto-serviço (supermercados) são realizadas por impulso, ou seja, num súbito desejo, sem planejamento prévio. O consumidor resolver comprar a mercadoria apenas porque a viu exposta.

24 Atmosfera de compra Emprego de materiais de PDV, iluminação cenográfica, manequins, decoração, disposição criativa de produtos, mostruários, fachadas temáticas, aromas aplicados, degustação e som são algumas das técnicas a serem exploradas. Abrir pdf...

25 Técnicas de Merchandising
Na comunicação: Preço; (ex. psicológico- .99, .95); Vantagens a informar; (Esta semana tudo com 20% de desconto...); Tablóides e mala direta; (tablóides são considerados a melhor mídia no PDV);

26 Material Promocional :
mais comuns: displays, cartazes, bandeirolas, indicadores, placas, manequins, stands, letreiros, faixas de gôndolas, móbiles;

27 Todos os materiais de PDV devem obedecer a critérios básicos para atingir o máximo de eficiência:
Devem ser colocados em áreas de maior tráfego do público; Evitar conflito entre produto exposto X produto anunciado;

28 O material deve estar ao alcance do olhar (ângulo visual);
O produto deve estar exposto de forma acessível;

29 Psicologia do consumidor
Modelo de comportamento de compra: Reconhecimento da necessidade Procura de Informações  Avaliação de alternativas Escolha do produto/ serviço  Avaliação do uso/ compra.

30 Hábitos do consumidor Brasileiro
Procedimento de compra em super e hipermercado: 45% - frequência de compra mensal em hipermercados; 43% - compra semanal em supermercados (proximidade das casas);

31 Período O período do dia mais utilizado para fazer compras é o da tarde, com 56%, ficando a manhã com 28% e a noite com 16%; Terceira idade – manhã; Sábado- dia de maior tráfego nas lojas, seguido dos dias de promoção (ex. quarta);

32 Percurso e duração das compras
A consumidora brasileira mistura necessidade e lazer na hora da compra; 74% dos consumidores passam por quase todos os corredores do supermercado durante seu roteiro de compras; Nossos consumidores levam em média 1h e 30 minutos para fazer uma compra mensal e 1h para fazer uma compra semanal.

33 Ir às compras no supermercado ou na feira livre é sem sombra de dúvida o maior “lazer” da consumidora brasileira, que nem sempre tem condição financeira para ir aos shoppings e a outros eventos culturais.

34 Referências BLESSA, Regina. Merchandising no ponto de venda. 2ª edição, São Paulo: Atlas, COSTA, Antonio R.; CRESCITELLI, Edson. Marketing promocional para mercados competitivos. São Paulo: Atlas, MÜLLER, Renato. Foco no varejo. As mais recentes inovações em lojas no Brasil e no mundo. São Paulo: Gouvêa de Souza GS & MD,  


Carregar ppt "Fatec Profa. Ms. Amábile Brugnaro Santos"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google