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Programas Especiais de Formação Pedagógica de Docentes para as Disciplinas do Currículo do Ensino Fundamental, Ensino Médio e Educação Profissional em.

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1 Programas Especiais de Formação Pedagógica de Docentes para as Disciplinas do Currículo do Ensino Fundamental, Ensino Médio e Educação Profissional em Nível Médio- Licenciatura Plena Disciplina: Metodologias de Ensino III (Multimídias aplicadas à Educação) Professor: Alessandro Damásio Trani Gomes Email: alessandrodtg@uai.com.br

2 Aula 1 – A situação atual do ensino Professor: Alessandro Damásio Trani Gomes Email: alessandrodtg@uai.com.br

3 “ A educação escolar necessita ser repensada, porque as representações, os valores sociais e os saberes disciplinares estão mudando, e a Escola que hoje temos responde em boa medida a problemas e necessidades do século XIX, assim como as alternativas que se oferecem têm suas raízes no século XVII.”

4 Características da sociedade atual: Sociedade da globalização. Homogeneização das opções políticas e econômicas. A transnacionalização e transculturização dos valores e dos símbolos culturais. As transformações no emprego. A progressão geométrica no volume de produção de informação. A primazia do imperativo tecnológico. A necessidade de aprender a aprender ao longo de toda a vida.

5 Conseqüência: Uma série de desafios: Para a escola Para os professores

6 Os problemas do sistema educacional atual: A organização do currículo em disciplinas, centrado em conteúdos conceituais e procedimentais, representativos da cultura cientifica, é a única forma legitimada pela cultura e pela sociedade, como maneiras de ordenar e articular os conhecimentos. Fragmentação do conhecimento através das disciplinas. Os problemas que interessam os alunos e suas preocupações que têm sobre suas vidas não encontram resposta no currículo acadêmico A irrelevância da organização do currículo para esses estudantes.

7 A falta de preparação é manifestada tanto pelas universidades como pelos empregadores, que percebem que os fundamentos da alfabetização, das estratégias e habilidades básicas e das atitudes adequadas para adaptar-se a uma realidade em mudança não foram adquiridos pelos estudantes ao acabar o Ensino Médio. Esse tipo de currículo já não é necessário nem responde às finalidades da educação básica em relação à vida contemporânea.

8 Pergunta-se: Por quê determinadas disciplinas, e não outras, compõem o currículo? Com que função as disciplinas entraram/foram excluídas do currículo? Qual a importância da sua disciplina para a formação do seu aluno?

9 As atuais situações criadas em sala de aula promovem a mera reprodução de conteúdos, e não uma verdadeira aprendizagem.

10 Nas orientações curriculares atuais, a ruptura com o enciclopedismo e com a memorização de fatos e regras levou às competências. A idéia de que a meta principal da escola não é o ensino dos conteúdos disciplinares, mas sim o desenvolvimento das competências pessoais, está hoje no centro das atenções.

11 Considera-se que os saberes são recursos para compreender, julgar, antecipar, decidir e agir com discernimento. Define-se uma competência como a aptidão para enfrentar uma família de situações análogas, mobilizando de uma forma correta, rápida, pertinente e criativa, múltiplos recursos cognitivos: saberes, capacidades, microcompetências, informações, valores, atitudes, esquemas de percepção, de avaliação e de raciocínio. O papel do sistema educativo consistiria em ajudar cada aluno a adquirir uma série de saberes e competências gerais básicas.

12 Matriz de Competências do Exame Nacional do Ensino Médio. Competências fundamentais. Capacidade de expressão em diferentes linguagens; Capacidade de compreensão de fenômenos físicos, naturais e sociais; Capacidade de referir os conceitos disciplinares a contextos específicos, enfrentando situações-problema; Capacidade de argumentar, de negociar significados, buscando acordos por meio do discurso; Capacidade de projetar ações, de pensar propostas de intervenção solidária na realidade.

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14 Um ensino que vise a democracia, o acesso aos saberes, desenvolver a autonomia dos sujeitos, seu senso critico, suas competências de atores sociais, sua capacidade de construir e defender um determinado ponto de vista. Para muitos, a principal tarefa educativa seja hoje “Ensinar a aprender”. A integração de conhecimentos e a importância de levar em conta o mundo de fora da escola e considerar a realidade dos alunos. O desenvolvimento de competências no aluno permite que este se torne capaz de aprender a pensar por si, a criar suas próprias respostas para as questões apresentadas pelo professor, e não a reproduzi-las simplesmente.

15 Mas como??? Através de qual metodologia? Qual estratégia de ensino e aprendizagem? Com ajuda de quais ferramentas?

16 Sabe-se agora que o destino de uma inovação educativa dependerá do que os professores pensam e fazem. São eles que põe em prática, junto com seus alunos e por sua maneira de conceber e gerir cotidianamente situações de ensino- aprendizagem, as novas idéias obtidas da pesquisa, das escolas-piloto ou dos movimentos pedagógicos.

17 Porém, a formação dos professores é, sem duvida, uma das que menos levam em conta as observações empíricas metódicas sobre as práticas, sobre o trabalho real dos professores no dia-a-dia, em sua diversidade e ambiente atuais. As reformas escolares fracassam, os novos programas não são aplicados, belas idéias como os métodos ativos, o construtivismo, a avaliação formativa ou a pedagogia diferenciada são pregadas, porém nunca praticadas. Por quê? Precisamente porque, na área da educação não se mede o suficiente o desvio astronômico entre o que é prescrito e o que é viável nas condições efetivas do trabalho docente Essa defasagem entre a realidade da profissão e o que se leva em conta na formação provoca inúmeras desilusões.

18 Tarefa do professor: Desenvolver os melhores dispositivos de ensino-aprendizagem para ajudar os alunos a atingir os objetivos fixados para o final de seu ciclo de estudos; Trabalhar com aprendizagem envolve um contínuo movimento de reflexão, um reajuste cotidiano de nossos próprios processos. Para o professor desenvolver competências na criança, ele precisa compreender e redescobrir as suas próprias competências.

19 Os professores deverão desenvolver as competências profissionais indispensáveis para enfrentar os desafios que lhes reservam os sistemas sociais em plena evolução. Organizar e dirigir situações de aprendizagem; Administrar a progressão das aprendizagens; Conceber e fazer evoluir os dispositivos de diferenciação; Envolver os alunos em suas aprendizagens e em seu trabalho; Trabalhar em equipe; Participar da administração escolar; Informar e envolver os pais; Utilizar novas tecnologias; Enfrentar os deveres e os dilemas éticos da profissão; Administrar a própria formação;

20 Dar um sentido ao conhecimento baseado na busca de relações entre os fenômenos naturais, sociais e pessoais que nos ajude a compreender melhor a complexidade do mundo em que vivemos e planejar estratégias para abordar e pesquisar problemas que vão além da compartimentação disciplinar. Ensinar a relacionar, a estabelecer nexos, definitivamente a compreender. Despertar a consciência do aluno sobre seu próprio processo como aprendiz. Dar o sentido de funcionalidade do que se deve aprender. Promover ação educativa consciente, que desenvolva o aluno em suas potencialidades, em sua capacidade de criar soluções e respostas adequadas, em sua condição básica de agir conjugando crenças, valores e conhecimento.

21 Quais as características que as atividades e as estratégias de ensino/aprendizagem devem ter para propiciar uma aprendizagem significativa? Mas...

22 A eficácia da ação pedagógica dependerá cada vez mais das competências individuais e coletivas dos professores....e... Exige que os professores adquiram novas competências de organização do trabalho, de gestão dos espaços-tempos e dos grupos, com ferramentas adequadas de monitoramento e avaliação.

23 - Instaurar um clima e um método de trabalho e de formação que permitam explorar e desenvolver de maneira ótima as competências individuais e coletivas existentes. - Utilização da pedagogia diferenciada: colocar cada aluno, sempre que possível, em uma situação de aprendizagem ótima. Uma situação ótima é, ao mesmo tempo, portadora de sentido, estimulante e deve estar ao alcance do aprendiz. A pedagogia diferenciada assume seu verdadeiro sentido quando se instala na sala de aula, no dia-a-dia.

24 O melhor caminho para ensinar alguém a pensar (a aprender compreensivamente) é mediante a pesquisa, observando o contexto social do qual os estudantes procedem e as vias, estratégicas ou percursos que possam tomar no momento de buscar conhecimentos que lhes permitam interpretar a realidade. As disciplinas escolares não devem ser encaradas como um porto de chegada, mas uma referência, um farol que assinala uma costa para orientar-se numa exploração mais ampla e incerta.

25 Possíveis metodologias: -Situações problema -Atividades investigativas -Projetos


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