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CURSO DE CAPACITAÇÃO ÉTICA

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Apresentação em tema: "CURSO DE CAPACITAÇÃO ÉTICA"— Transcrição da apresentação:

1 CURSO DE CAPACITAÇÃO ÉTICA
MÓDULO ÉTICA E SOCIEDADE CRESS – 6ª Região // Teófilo Otoni – setembro de 2010 Facilitadora: Helena T. Magalhães Soares

2 Debate em torno da ÉTICA Mediação necessária entre o projeto ético-político profissional e os projetos societários

3 Introdução do Código de Ética Profissional dos Assistentes Sociais
“Reafirmando os valores fundantes – a liberdade e a justiça social -, articulou-os a partir da exigência democrática: a democracia é tomada como valor ético-político central, na medida em que é o único padrão de organização político-social capaz de assegurar a explicitação dos valores essenciais da liberdade e da equidade.”

4 - FORMA E ESPAÇO DA DISCUSSÃO ÉTICA –
CONCEITO DO HOMEM COMO SER SOCIAL CONSTRUÍDO ATRAVÉS DO TRABALHO E DA CULTURA, E DA ÉTICA, COMO CAPACIDADE HUMANA ESSENCIAL DA CONSCIÊNCIA E DA LIBERDADE HUMANA FILOSOFIA - FORMA E ESPAÇO DA DISCUSSÃO ÉTICA – ÉTICA E MORAL OBJETO DA REFLEXÃO ÉTICA PELA CONSTRUÇÃO HISTÓRICA A PARTIR DAS NECESSIDADES HUMANAS –

5 Refletindo... (em dupla) Exercício 1:
Quem sou eu? (Quais as raízes desta idéia? Por que penso assim? O que isto significa?) “Ser radical é ir às raízes e a raiz do homem é o próprio homem” (K. Marx) Tempo: 15’

6 Marilena Chauí diz: “Em nossa cultura e em nossa sociedade, costumamos considerar que alguma coisa só tem direito de existir se tiver alguma finalizade prática, muito visível e de utilidade imediata” – senso comum. Faz-se necessário buscar a essência dos fenômenos, ou seja, filosofar : observar a dinâmica da realidade e suas possibilidades de vir a ser – ampliar capacidade investigativa e criativa, a capacidade de entender e de expressar, de modo mais profundo, as múltiplas capacidades da práxis humana.

7 Toda filosofia oferece uma forma de vida; toda filosofia é a crítica de uma forma de vida e, ao mesmo tempo, sugestão de outra forma de vida. Desta forma, perguntar sobre o significado das ações e das relações humanas irá demandar uma vinculação com as necessidades sociais, com as finalidades sociais.

8 Mito da Caverna (Platão)
O que é a caverna? O mundo das aparências em que vivemos. Quais são as sombras projetadas no fundo? As coisas que percebemos. Que são os grilhões e as correntes? Nossos preconceitos e opiniões, nossa crença de que o que estamos percebendo é a realidade. Quem é o prisioneiro que se liberta e sai da caverna?

9 O que é luz do sol? A luz da verdade. O que é mundo iluminado pelo sol de verdade? A realidade Qual o instrumento que liberta o prisioneiro rebelde e com o qual ele deseja libertar os outros prisioneiros? A filosofia (Marilena Chaui)

10 Refletindo... Exercício 2: A partir de frases do senso comum, treinar o exercício de filosofar, de fazer perguntas ao contrário: quais as raízes desta idéia? Por que pensamos assim? Qual é o significado deste pensamento? Tempo: 20’ Plenária:10’

11 O aluno filho de um pai rico que vai para uma escola pública com um índice baixo no Enem, esse aluno vai ter menos chance de entrar em uma boa faculdade. A "camisinha" é um artefato técnico que serve para controlar a natalidade e também para impedir doenças, a Aids em especial. O fracasso é considerado um aprendizado importante! Você é mais valioso por causa das experiências que passou sob fracassos! Qualquer mudança enfrenta uma resistência natural. Reprovar é bom! Se eu bater em você [outro adulto], posso ser presa, mas posso bater em uma criança para educar!

12 Necessidade de uma atitude crítica + Postura valorativa = Dinâmica da realidade, em suas possibilidades de vir a ser.

13 Filosofia tornar-se assim um espaço de reflexão sobre o modo de ser constitutivo do homem como sujeito ético, ou seja, sujeito racional capaz de escolher valores e ações que conduzam à liberdade, entendida como bem.

14 Filosofia crítica e radical
Crítica teórica: capacidade de indagação agir de modo comprometido Crítica com função prática, ou seja, unidade entre teoria e prática

15 “A práxis é a categoria central da filosofia que se concebe ela mesmo como interpretação do mundo mas também como guia de sua transformação” A escolha e crítica de uma concepção de mundo são fatos políticos.

16 ÉTICA X MORAL ÉTICA = pela origem etimológica, vem do
grego ethos que significa modo de ser ou modo de vida MORAL = vem o latim mores que significa costumes Ambos possuem significados históricos mais abrangentes, relativos à vida prática e à sua compreensão.

17 Assim, ética nos remete ao logos (razão) e ao domínio humano sobre a natureza Deste modo, significa o modo de ser que é específico do homem que, regido pela razão, pode romper o domínio da natureza para instituir um mundo de liberdade Liberdade Ética Racionalidade

18 Reflexão Ética: Espaço específico de reflexão sobre o modo de ser constitutivo do homem como sujeito ético, ou seja, sujeito racional capaz de escolher valores e ações que conduzam à liberdade, entendida como um bem.

19 Moral Dimensão da vida social regida por normas, deveres, princípios e valores referidos ao que socialmente é considerado bom ou mau. “a moral é um sistema de normas, princípios e valores, segundo o qual são regulamentadas as relações mútuas entre os indivíduos ou entre estes e a comunidade. Estas normas, de caráter histórico e social, devem ser acatadas livre e conscientemente, por uma convicção íntima e não de maneira mecânica e impessoal” (Vazquez, 1984).

20 “Moral é tudo aquilo (aquele ato ou comportamento) que realiza o homem em si mesmo, num mundo que não é só dele, mas que adquire um sentido por ele e para ele.” (Pereira, 1983) A moral e os valores são sempre sociais e históricos: são construções culturais objetivas inscritas nas relações sociais inerentes à (re)produção da vida social.

21 Refletindo... Exercício 3:
Qual é o sentido que você costuma atribuir à ética e à moral? A atividade teórica e a prática são de natureza diferentes? Qual a relação entre elas? Identifique no grupo os valores éticos, por que foram escolhidos como tais e quais os seus significados? Tempo: 20’ Plenária: 25’

22 Para o SS, a Ética torna-se a reflexão histórica, crítica, radical, de totalidade, que tem por natureza apreender o significado e os fundamentos da moral, indagando sobre a relação entre moral e liberdade - valor ético fundamental

23 A necessidade social da moral é fruto do processo de desenvolvimento da sociabilidade
Seu espaço é a cultura Herdado e aprendido Específico ao indivíduo Personalidade Aprendido Cultura Sociedade Universal Natureza humana Herdado

24 Moral espaço de sociabilidade: campo de criação e realização de normas e deveres, de atitudes, desejos e sentimentos de valor Ou seja, possui necessidade histórica Ato imoral ou sujeito sem ética

25 Moral e valores: Relativos às condições sócio-históricas e culturais de cada momento histórico São construções culturais objetivas Inscritas nas relações sociais inerentes à (re)produção da vida social

26 O mundo evolui como resultado das tensões internas entre os opostos – teoria da mudança social
Princípio universal: aplicável às tensões e pressões do capitalismo, à sociedade.

27 A moral implica na valorização de ações e comportamentos que se transformam em deveres e acabam sendo incorporados ao modo de ser dos indivíduos, gerando sentimentos, escolhas, desejos, atitudes, posicionamento diante da realidade, juízos de valor, sendo moral e consciência moral – responsabilidade diante dos outros e de si.

28 A reprodução da moral acontece nas instituições ideológicas sociais: família, escola... Ocorre a diferenciação entre o bom e o mau Indivíduo adulto: senso de moral # consciência crítica

29 Refletindo.... Exercício 4: Abrigo Subterrâneo Tempo: individual: 5’ em grupo: 15’ Plenária: 15’

30 Extrato do filme: “Limite vertical” É preciso cortar a corda
Extrato do filme: “Limite vertical” É preciso cortar a corda? Você tem coragem de cortar a corda?

31 Moral e história Normas e valores: criados pelo homem. Porém, necessidades e interesses contraditórios Relações sociais por eles estabelecidas Ou seja, impossível valores absolutos ou uma concepção de bem que corresponda às necessidades de todos.

32 Três tipos de Moral Moral Conservadora: tradição autoridade hierarquia
ordem

33 Moral liberal : Individualismo coisificação das necessidades morais necessidades mercantis da sociedade capitalista competição/ posse de bens materiais.

34 Moral socialista: valores de emancipação humana nova moral nova sociedade vivência e universalização da liberdade.

35 Refletindo... Exercício 5: Discutir sobre a formação moral da mulher em nossa sociedade, indagando o seu significado. Discuta a seguinte questão: quais são os princípios e valores orientadores de quem defende a legalização do aborto e de quem é contra. Você já se deparou com alguma situação em que se mostrou preconceituoso? Discuta-a. A moral é puramente subjetiva, ou seja, as escolhas morais são determinadas exclusivamente pelos indivíduos, em sua subjetividade? Qualquer escolha individual de valor é moral? Por que? 30’ – debate grupo e 25’ plenária

36 Qual é a base fundante da existência humana
Qual é a base fundante da existência humana? É possível que a vida social se (re)produza somente pela existência de normas e valores ou pela racionalidade?

37 Diferença da autocriação do homem em relação ao animal: consciência Primeiro pressuposto de toda existência humana: homens em condições de viver para “fazer história” O trabalho tornar-se como solução de respostas ao carecimento que o provoca, porém não é uma relação imediata.

38 Trabalho, portanto, principal forma de práxis
Trabalho, portanto, principal forma de práxis. A práxis desenvolve-se fundamentalmente através do trabalho, assegurando a (re)produção material e espiritual da vida humana. Transformação da natureza conforme propósitos do homem.

39 Produz o que necessita imediatamente para si ou para sua cria
ANIMAL HOMEM Produz o que necessita imediatamente para si ou para sua cria Produz universalmente Somente sob a necessidade física imediata Livre da necessidade física e só produz verdadeiramente na liberdade da mesma Produz apenas a si próprio Produz toda a natureza Pertence imediatamente ao seu corpo físico Enfrenta livremente o seu produto Dá forma apenas segundo a medida e necessidade de sua espécie Produz segundo a medida de cada espécie e sabe aplicar por toda a parte a medida inerente ao objeto. Portanto, dá forma segundo as leis da beleza. (Marx, 1965, p. 165)

40 Refletindo.... Exercício 6: Reflexão sobre a sociabilidade e trabalho:
Lenda do Tarzan: Há muitos anos atrás, no Continente Africano, conta-se que um bebê que fora adotado por uma mãe gorila e que após muitos anos no meio da selva, sobrevivendo aos mais diversos perigos, essa criança se tornara no Rei da Selva, o mais rápido e forte de todos os animais... TARZAN Meninas Lobo (texto impresso) Filme: A Guerra do Fogo: a pré-história no cinema Este filme proporciona o recuo imaginário à um tempo absurdamente remoto e nisto demonstra que, aparentemente, pequenos eventos naquele tempo e espaço representaram mudanças drásticas no relacionamento dos hominídeos com seus semelhantes e com a natureza ao redor. A pedra lascada revela um avanço tecnológico. 1. Quais são os determinantes da sociabilidade na constituição do ser humano? 2. Por que a centralidade do trabalho na vida humana e por que a a construção de valores, é uma necessidade social desenvolvida através do trabalho? 3. Qual é o papel da ação na (re)produção da vida social? 25’ e 25’

41 O HOMEM É UM SER DE PROJETOS
Capacidades essenciais do homem: CAPACIDADE DE INTUIR BELEZA E O BEM CONSCIÊNCIA O HOMEM É UM SER DE PROJETOS CRIATIVIDADE CAPACIDADE DE CONHECER E TRANSFORMAR A REALIDADE LIBERDADE

42 O QUE SE TORNA A ÉTICA? Capacidade de buscar coerência entre os projetos de vida (individuais), projetos profissionais projetos de sociedade.

43 REFLETINDO... Exercício 7:
Referente à afirmação de que o homem é um ser de projetos, identifique o quadro de valores que orienta seu projeto pessoal e social. Identifique uma ação em que o produto da ação não coincidiu com a intenção desejada. Analise as possíveis razões dessa defasagem.

44 AFIRMAÇÃO DE DESCARTES
“Penso, logo existo” Só é possível na relação com o outro, pois não há consciência sem contribuição exterior. EU É O CONJUNTO DE VÍNCULOS QUE VOU TECENDO COM O OUTRO.

45 LIBERDADE Como capacidade humana é o fundamento da Ética Assim, agir eticamente, em seu modo mais profundo é agir com liberdade, é poder escolher conscientemente entre alternativas, é ter condições objetivas para criar alternativas e escolhas.

46 Reflexão poética... A Águia e a Galinha Uma metáfora da condição humana de Leonardo Boff Qual é o sentido de ser águia? Qual é o sentido de ser galinha? Em seu cotidiano profissional, você tem sido mais águia ou mais galinha? Fundamente.

47 Pela importância da liberdade na vida humana, ela se torna também um valor, algo que valoramos positivamente, de acordo com as possibilidades de cada momento histórico. Todos os indivíduos sociais tem condições de escolher e de criar novas alternativas de escolha?

48 É POSSÍVEL LIBERDADE ABSOLUTA?

49 Trata-se de uma idéia liberal individualista (lógica do mercado, da competição), pois não pensa a liberdade com o outro LIBERDADE E DETERMINISMO

50 Refletindo... Exercício 8: A partir de artigos retirados do jornal Folha de São Paulo, discuta: Qual o sentido ético que fundamenta estas situações? Apresente uma proposta que vincule a questão explicitada ao sentido ético do nosso Código de Ética. Tempo: 20’ discussão e 10 ‘ plenária

51 Existência e ausência de liberdade não são absolutas – razão dialética, que, dentre diversos fatores históricos, encontra-se a capacidade humana de transformar a realidade conforme projetos orientados pela liberdade.

52 Refletindo... Exercício 9:
Discuta a seguinte afirmação, explicitando sua fundamentação: no campo da ética não é possível “ficar em cima o muro”. A valorização da alteridade como categoria ética central leva a discutir conflitos ético-morais presentes na vida social. Reflita sobre isso a partir da afirmação de Sartre, segundo a qual “o inferno são os outros”. Faça uma lista dos valores que você considera fundamentais e explicite seu significado para um projeto vinculado à emancipação humana. Quais os deveres que você julga “não ter sentido” para um projeto fundado na liberdade e quais podem ser colocados no lugar? Individual: 15’ - Grupo:15’

53 2º dia – Práxis profissional
A ética – entendida como modo de ser socialmente determinado – tem sua gênese no processo de autoconstrução do ser social Ser social: autor e produto de si mesmo – historicidade.

54 “O nosso tempo é o tempo presente”
(Drummond) “A reprodução da vida social coloca necessidades de interação entre os homens: modos de ser constitutivos da cultura, fruto do trabalho, tais como a linguagem, os costumes, os hábitos, as atividades simbólicas, artísticas e políticas. Ao mesmo tempo, pela capacidade de criar valor, os homens qualificam positiva ou negativamente suas relações, de acordo com o conjunto das necessidades e possibilidades históricas” (Barroco, 1999)

55 “A questão social não é senão as expressões do processo de formação e desenvolvimento da classe operária e de seu ingresso no cenário político da sociedade, exigindo seu reconhecimento como classe por parte do empresariado e do Estado. É a manifestação no cotidiano da vida social, da contradição entre proletariado e a burguesia, a qual passa a atingir outros tipos de intervenção, mais além da caridade e repressão” (Iamamoto e Carvalho, 1991)

56 Breve evolução sócio histórico do SS brasileiro
Primeiras décadas do século XX: surgimento com a industrialização e expansão urbana. Atuação sem visão crítica devido a influência: Neotomismo/Visão Conservadora/Positivismo: influência do pensamento de São Tomás de Aquino e separação da sociologia da filosofia: status, hierarquia, tradição, autoridade, corporativismo, ritualismo, simbologismo religioso e de pequenos grupos como a família, a vizinhança, a comunidade...

57 1947- primeiro Código de Ética 1953 – regulamentação da profissão
1962 – criação do Conselho Federal de Assistentes Sociais 1965 – segundo Código de Ética Caráter controlador e normativo . Equilíbrio social .Respeito ao Estado . Valores universais . Neutralidade científica

58 Código de 1975: aprofundamento dos vínculos teóricos-metodológicos com o estrutural funcionalista
Em sintonia com o contexto repressivo da sociedade brasileira: “agir, quando perito, com isenção de ânimo e imparcialidade’ Respeito ao Estado liberal: proibição de fazer críticas à instituição, à atuação dos colegas e equipes.

59 Renovação profissional do SS
Segunda metade dos anos 60: Movimento de Reconceituação na América Latina III CBAS: “Congresso da Virada” Código de Ética de 1986: Homem portador de projetos Autonomia Objetivar os sujeitos históricos para apreender suas necessidades concretas

60 Opção clara da categoria pelos interesses da classe trabalhadora;
Código de 1993 – reafirma os avanços do Código de 1986 e propôs alterações que expressam o amadurecimento teórico e filosófico da categoria: instrumento de defesa para a categoria e para o usuário.

61 Reflexão poética... (exercício 1)
“ A torneira seca (mas pior: a falta de sede) A luz apagada (mas pior: o gosto do escuro) A porta fechada (mas pior: a chave por dentro)” José Paulo Paes

62 “Mundo mundo vasto mundo, Se eu me chamasse Raimundo Seria uma rima, não seria uma solução. Mundo mundo vasto mundo, Mais vasto é meu coração.” Carlos Drumond de Andrade

63 Só a leve esperança, em toda a vida, Disfarça a pena de viver, mais nada, Nem é mais a existência, resumida, Que uma grande esperança malograda. O eterno sonho da alma desterrada, Sonho que a traz ansiosa e embevecida, É uma hora feliz, sempre adiada E que não chega nunca em toda a vida. Essa felicidade que suponhamos Toda areada de dourados pomos Existe sim: mas nós não a alcançamos, Porque está sempre apenas onde a pomos E nunca a pomos onde nós estamos. Vicente de Carvalho

64 Par necessidade – liberdade: termos religiosos como fatalidade-liberdade e termos científicos como determinismo-liberdade. Fatalidade: forças transcendentais às nossas e que nos governam, independente da nossa vontade. Determinismo: ser humano objeto das ciências naturais e humanas - leis e causas - liberdade Ilusória.

65 Par contingência –liberdade ou acaso-liberdade: realidade imprevisível e mutável
Necessidade, liberdade e determinismo: não há lugar para a liberdade, pois tudo pré-determinado. Contingência e acaso: não há lugar para a liberdade, pois não há como intervir no curso e coisas da vida.

66 Trabalho: “necessidade natural e eterna de efetivar o intercâmbio material entre o home e a natureza” (Marx, 1980, p. 50) “O trabalho é, antes de tudo, em termos genéricos, o ponto de partida da humanização do homem, do refinamento de suas faculdades, processo do qual não se deve esquecer o domínio sobre si mesmo.” (Lukács, 1979, p. 87)

67 Papel ativo da consciência do trabalho e na práxis dos homens em geral
Trabalho ou práxis material: intervenção prática consciente que resulta em um “produto objetivo antes inexistente, isto é, quando estamos diante da ação do homem sobre a matéria e da criação – através dela – de uma nova realidade humanizada” (Vázquez, 1977, p. 245)

68 TRABALHO CAPACIDADE TELEOLÓGICA: Projeção ideal de finalidades e dos meios para a sua efetivação, com determinado grau de cooperação, de formas sociais de comunicação (linguagem articulada, nível de conhecimento, domínio sobre a natureza, dentre outros).

69 Trabalho: duplo movimento pois:
Supõe a atividade teleológica Cria uma realidade nova e objetiva. Produto do trabalho: objetivação do sujeito. A atribuição de valores aos objetos: categoria objetiva pois são objetivações do ser social.

70 Liberdade é, simultaneamente, capacidade de escolha consciente dirigida a uma finalizada e capacidade prática de criar condições para a realização objetiva das escolhas e para que as novas escolhas sejam criadas. Liberdade negativa : estar livre de algo Liberdade positiva: estar livre para algo

71 Fenômeno geral da alienação:
coisificação das relações – as forças e produtos sociais da atividade humana se subtraem do controle e da força dos indivíduos, em função da propriedade privada. Tornam-se forças contrapostas. O feitichismo vai além da esfera de produção, mas passa a dominar todas as esferas da vida social.

72 Exercício 2 O texto sobre o mito de Édipo coloca uma questão central: a questão do “destino”, o que, para Édipo estava pré-determinado. A música de Geraldo Vandré chama a atenção para o fato do que os homens podem fazer o seu próprio destino. Tendo como referencial o pensamento marxista sobre a Práxis, responda:

73 Quais autores e personagens consideram que a vida é determinada por um “destino”?
Quais discordam dessa afirmação? Baseados em que? E vocês, o que pensam sobre isso? Fundamentem suas respostas.

74 O possível é aquilo criado pela nossa própria ação.
Liberdade: encontra-se na disposição para decifrar os vetores do campo presente como possibilidade objetivas, isto é, como abertura de novas direções e novos sentidos a parti do que está dado.

75 Exercício 3 A partir de situações cotidianas, classifique as ações e a postura dos espaços ocupacionais de acordo com o tipo de moral preponderante e discuta alternativas para a adoção de uma Práxis que signifique a liberdade para o nosso usuário, a partir de capacidades de escolhas.

76 Alteridade: “É necessário tomar um rumo completamente diferente e tomar consciência da contribuição dos outros, que se torna tanto mais rica quanto maior for a diferença em relação consigo mesmo”. A alteridade, como o respeito ao outro (que é um diferente) complementa a fundamentação pertinente à defesa da diversidade como direito

77 Significado social da profissão no âmbito as sociedade capitalista
- processo contraditório - repleto de mediações (teoria: concreto pensado) . Conhecer o funcionamento e a política institucional . Analisar as relações de poder e saber do AS na interlocução com os demais profissionais .Apreender como são estabelecidas as relações com o usuário; . Identificar necessidades concretas dos usuários

78 Numa realidade de desigualdade social e violação de direitos, o Código de Ética Profissional é um instrumento de defesa da população e ajuda a manter viva a luta pela realização da liberdade e da igualdade substantivas, com respeito à diversidade humana. Respeito à diversidade e pluralismo: respeito a todas as expressões democráticas e a busca da ampliação da liberdade.

79 Superação do relativismo, ainda que interiorizados individualmente, os valores tem origem sócio-histórica, ou seja, assentados em uma concepção de homem e de mundo. A superação não é na perspectiva de negação de conflitos entre valores pessoais dos sujeitos profissionais e os defendidos no Código de Ética Superação de formas de preconceito, opressão e violência: recorrer ao debate e à reflexão ética para buscar o significado crítico dos valores éticos e morais.

80 Avaliação Encerramento

81 Muito obrigada!


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