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Edgard Cornachione Silvia Casa Nova Nálbia A. Santos Metodologia do Trabalho Científico #09.

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1 Edgard Cornachione Silvia Casa Nova Nálbia A. Santos Metodologia do Trabalho Científico #09

2 DICAS PARA FORMULAR O PROBLEMA DE PESQUISA FONTE: Sampieri et al. (2006, p. ) 2

3 ESTABELECENDO OU DEFININDO O PROBLEMA: O GUIA OU CONDUTOR DA PESQUISA. 3

4 O problema deve expressar uma relação entre dois ou mais conceitos ou variáveis. O problema deve estar formulado de modo claro e sem ambigüidade na forma de uma pergunta, por exemplo: Qual é o efeito... ? Em quais condições... ? Qual é a probabilidade... ? Como se relaciona com... ? PRECISO DE UM PROBLEMA: critérios para formulá-lo 4

5 Seu estabelecimento deve envolver a possibilidade de buscar indícios ou evidências empíricas: Deve realizar teste empírico no caso do enfoque quantitativo. Deve permitir realizar uma coleta de dados no enfoque qualitativo. Empírico significa ter viabilidade de observação na realidade ou em seu meio. PRECISO DE UM PROBLEMA: critérios para formulá-lo 5

6 objetivos Quais são seus objetivos? Os objetivos devem ser possíveis de se alcançar, serem claros e ter conformidade com a contribuição pretendida. Se seu objetivo é responder um problema específico, então responda: Qual é esse problema? De que maneira o estudo ajudará a resolvê-lo? Se seu objetivo é testar uma teoria ou relatar evidências empíricas em favor dela, então: Explicite as bases teóricas relacionando as evidências empíricas e confrontando-as com a teoria. Se seu objetivo é gerar uma formulação do problema ou induzir o conhecimento (enfoque qualitativo), então: certifique-se de delinear um desenho que permita a apreensão e compreensão da realidade gerando a base para a formulação do problema e alimente o processo indutivo. O PROBLEMA: elementos para delineá-lo 6

7 questão(ões) ou pergunta(s) de pesquisa Após definir os objetivos ou orientações do estudo busque formulá-los na forma de questão(ões) ou pergunta(s) de pesquisa. Essa(s) questão(ões) deve(m): Ser precisa(s) ou específica(s), evite que seja(m) ampla(s). Estabelecer limites temporais e espaciais do estudo. Esboçar um perfil das unidades de observação, população ou amostra. Orientar para as respostas pretendidas pela pesquisa. O PROBLEMA: elementos para delineá-lo 7

8 Exemplo: Estudo sobre o desenvolvimento municipal. Questões: Questão Principal: A infra-estrutura, leis locais e recursos locais dos municípios do Estado de SamSam exercem influência significativa sobre o desenvolvimento municipal? Questões Direcionadoras: Quais são infra-estrutura, leis locais, recursos locais e desenvolvimento municipal? Como representá-los ou medi-los? Com qual infra-estrutura já contam os municípios estudados? O que se pode oferecer ao investidor em relação à infra-estrutura, vantagens impositivas e disposição de recursos humanos? Quais são as leis locais que regulamentam o desenvolvimento municipal? Quais recursos locais, regionais e nacionais seriam dispostos para impulsionar o desenvolvimento municipal? O PROBLEMA: elementos para delineá-lo 8

9 justificar o estudo É preciso justificar o estudo expondo suas razões. Responda ou indique o porquê da pesquisa. Por que é relevante desenvolver a pesquisa? Quais são as possíveis contribuições que seu desenvolvimento trará? viabilidade o estudo É necessário avaliar a viabilidade o estudo, visto que se não há disponibilidade de recursos sua realização fica comprometida. Quais as possibilidades de realização? lacunas ou deficiências Avalie as lacunas ou deficiências em relação ao conhecimento do problema. consequências Questione sobre as consequências de seu estudo. Avalie as repercussões positivas ou negativas que o estudo implica nos âmbitos ético e estético. Responda: Quais as consequências do desenvolvimento desse estudo? Como a pesquisa afetará a unidade de análise? O PROBLEMA: elementos para delineá-lo 9

10 IDÉIA, TÓPICOS DO TEMA. DELINEAR JUSTIFICATIVA JUSTIFICATIVA E VIABILIDADE. DEFICIÊNCIAS SOBRE O CONHECIMENTO DO PROBLEMA. FRASES OU PARAGRÁFOS. PREOCUPAÇÃO, ASSUNTO, ALGO QUE REQUEIRA SOLUÇÃO. REVISÃOREVISÃO O PROBLEMA: o processo do sua delimitação 10

11 Escreva ou descreva: razões teóricas e do conhecimento, motivos acadêmicos, razões metodológicas, implicações práticas da resolução do problema. O PROBLEMA: como construir a justificativa 11

12 Essa justificativa deve ser acompanhada de dados e informações. Por exemplo: estatísticas, opiniões institucionais e de peritos ou especialistas no assunto, fatos relevantes, depoimentos, etc. O PROBLEMA: como construir a justificativa 12

13 Em que momento o problema deve ser traçado: Pesquisa com enfoque quantitativo: a priori. Pesquisa com enfoque qualitativo: a qualquer fase de seu processo é possível estabelecê-lo. Pesquisa com enfoque misto: é variável. Dica: mesmo que o enfoque seja qualitativo é possível, no primeiro momento, formular questão(ões) de pesquisa que sejam gerais e pouco a pouco se tornem mais precisas. O PROBLEMA: o momento de sua formulação 13

14 EXEMPLO: DEFININDO, REFINANDO E DELINEANDO O PROBLEMA 14

15 ORGANIZAÇÕES SETOR PÚBLICO EFETIVIDADE O PROBLEMA: um exemplo de sua delimitação DELINEAR E DELIMITAR A INVESTIGAÇÃO. TEMA: EFETIVIDADE NO SETOR PÚBLICO 15

16 ESTRUTURA ORGANIZACIONAL TRIBUNAIS DE CONTAS FEDERAIS EFICIÊNCIA O PROBLEMA: um exemplo de sua delimitação VARIÁVEIS, CONCEITOS, CONSTRUCTOS 16

17 Objetivo Geral: Determinar os efeitos da eficiência administrativa tem sobre as diferentes estruturas organizacionais dos Tribunais de Contas Federais. Questão de pesquisa: Como a eficiência administrativa afeta as diferentes estruturas organizacionais dos Tribunais de Contas Federais? O PROBLEMA: um exemplo de sua delimitação 17

18 PRODUÇÃO CUSTOS MERCADOS O PROBLEMA: um exemplo de sua delimitação DELINEAR E DELIMITAR A INVESTIGAÇÃO. TEMA: CUSTOS DE PRODUÇÃO DOS MERCADOS 18

19 PRODUÇÃO DE LIVROS COMPETITIVIDADE DE CUSTOS PAÍSES O PROBLEMA: um exemplo de sua delimitação VARIÁVEIS, CONCEITOS, CONSTRUCTOS. 19

20 Objetivo Geral: Objetivo Geral: Identificar os países que tendem a menores custos de produção de livros para este ano (ex.: 2009). Questão de pesquisa? Questão de pesquisa? Quais são os países que tendem a menores custos de produção de livros para este ano (ex.: 2009)? O PROBLEMA: um exemplo de sua delimitação 20

21 21 Bibliografía SAMPIERI, Roberto Hernández; COLLADO, Carlos Hernández; LUCIO, Pilar Baptista. Metodologia de Pesquisa. Tradução Fátima Conceição Murad, Melissa Kassner, Sheila Clara Dystyler, 3 ed. São Paulo: McGraw-Hill, 2006. Referências


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