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Lingüística Aplicada ao ensino de língua portuguesa Primeira Aula – Valesca Brasi lrala

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Apresentação em tema: "Lingüística Aplicada ao ensino de língua portuguesa Primeira Aula – Valesca Brasi lrala"— Transcrição da apresentação:

1 Lingüística Aplicada ao ensino de língua portuguesa Primeira Aula – Valesca Brasi lrala valesca.irala@unipampa.edu.br

2 Ensino de Língua Portuguesa Como era quando eu estudava Como é hoje Como eu imagino que deve ser Como os “regulamentos” educacionais/teóricos imaginam que deve ser

3 Objetivos do Ensino Fundamental Expressar-se em diferentes situações Saber expressar-se de diferentes maneiras Conhecer e respeitar as variedades lingüísticas do português falado Saber distinguir e compreender o que dizem diferentes gêneros de texto Entender que a leitura pode ser uma fonte de informação, de prazer e de conhecimento

4 Objetivos do Ensino Fundamental Ser capaz de identificar os pontos mais relevantes de um texto, organizar notas sobre esse texto, fazer roteiros, resumos, índices e esquemas Expressar seus sentimentos, experiências, idéias e opções individuais Ser capaz de identificar e analisar criticamente os usos da língua como instrumento de divulgação de valores e preconceitos de raça, etnia, gênero, credo ou classe.

5 Conceitos básicos Os conceitos não são únicos e unânimes. O que é científico para um não é para outro. O conceito de ciência é polivalente. Não existe homogeneização no entendimento do fenômeno da linguagem. Há proliferação de definições e conceitos tanto quanto de teorias.

6 Conceitos básicos Pobre do professor: náufrago no mar de inúmeros conceitos. Tradição gramatical é vilã (pergunta) Fazer a “ponte” – tarefa do professor Metalinguagem mais atual Prescrição e descrição (modalidade escrita culta) Qualquer descrição é sempre um recorte da realidade

7 Conceitos básicos Tratamento metalingüístico voltado para o funcionamento da língua de forma a incluir os sujeitos falantes, a situação espaço-temporal e a própria língua. Faz parte da tradição científica dar apenas respostas parciais a um fenômeno. Ex: /kaza/ casa (sujeito, núcleo de um sintagma, substantivo ou está no singular)

8 Conceitos básicos A falta é constitutiva ao objeto língua. A heterogeneidade se coloca na ordem do dia. Não a fidelidade a um modelo teórico. Problemas da realidade escolar: alunos que não lêem, que não produzem gestos de interpretação, que não estipulam relações entre os sistemas gráficos e fônicos...

9 Conceitos básicos Ciência estéril Sujeito: uno, centrado, logocêntrico Sujeito: clivado, múltiplo, cindido, contradito. Técnicas para “aplicar” em suas aulas Existe diferença entre professor/educador Professor: sujeito-suposto-saber (p. 24)

10 Conceitos básicos Pesquisas (LA): O que professor precisa saber para ensinar determinados “conteúdos”. Interação entre professor-aluno em sala. Professor em situação de escrita. Mudar crenças e atitudes de professores com foco na orientação reflexiva. Discurso do professor. Identidade do professor.

11 Conceitos básicos Privilégio da leitura e da produção escrita Gêneros textuais Contradições (CORACINI, p. 31-33) Lingüística Textual e Pragmática: intenções do autor (consciente) e expectativas do leitor (competente) LA deve trazer “soluções” para os problemas de ensino-aprendizagem

12 Conceitos básicos Supervalorização da teoria LA como disciplina menor Sentimento de impotência, frustração e desconhecimento dos professores e ao mesmo tempo poder (CORACINI, p. 37) Prática redutora e a teoria não leva em conta a realidade da sala de aula (pergunta)

13 Conceitos básicos Não é preciso prescrever uma metodologia. A aprendizagem não é controlável. Desentendimentos e forças centrífugas e centrípetas. Não é um processo só cognitivo, mas depende da história de vida, do momento histórico-social, das práticas que vivenciamos.

14 Conceitos básicos Técnicas de subjetivação (processos heterogêneos que “moldam” o eu) (p.40) Visão idealista e logocêntrica – nos frustra. O que dizem S2, S3 e S4 Não existe transparência, não existe controle de si e dos outros, nem verdade absoluta.

15 Conceitos básicos Voltando as origens...LA Perguntas: 2 Pergunta 3 - é pertinente? Pergunta 4 Pergunta 5 – é pertinente ? É parcialmente pertinente ? Tente reformulá-la… Pergunta 6 – a distinção ainda é válida ? Pergunta 10


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