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1. A função da comunicação de marketing

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Apresentação em tema: "1. A função da comunicação de marketing"— Transcrição da apresentação:

1 Comunicação do Valor Gerenciamento da Comunicação Integrada de Marketing

2 1. A função da comunicação de marketing

3 A comunicação de marketing é o meio pelo qual as empresas buscam informar, persuadir e lembrar os consumidores – direta ou indiretamente – sobre os produtos e marcas que comercializam.

4 A comunicação de marketing representa a “voz” da marca e é o meio pelo qual ela estabelece um diálogo e constrói relacionamentos com os consumidores.

5 1.1 Comunicação de marketing e brand equity

6 O mix de comunicação de marketing é composto por seis formas essenciais de comunicação: propaganda, promoção de vendas, eventos e experiências, relações públicas e assessoria de imprensa, marketing direto e vendas pessoais.

7 O brand equity se constrói através dos seguintes quatro fatores: conscientização da marca, imagem da marca, respostas à marca, relações com a marca.

8 1.2 Modelos do processo de comunicação

9 Dois modelos: o macromodelo e o micromodelo.

10 Macromodelo do processo de comunicação – emissor, codificação, mensagem/meio, decodificação, receptor, resposta, feedback. E ruído que atua entre qualquer um deles.

11 Micromodelo – respostas específicas do consumidor à comunicação
Micromodelo – respostas específicas do consumidor à comunicação. Processo sequencial: conscientização, conhecimento, simpatia, preferência, convicção e compra.

12 2. O desenvolvimento de uma comunicação eficaz

13 Há oito etapas no desenvolvimento de uma comunicação eficaz: identificação do público-alvo; determinação dos objetivos; elaboração da comunicação; seleção dos canais de comunicação; estabelecimento do orçamento; decisão sobre o mix de comunicação; mensuração dos resultados da comunicação; e gerenciamento da comunicação integrada de marketing.

14 2. 1 Identificação do público-alvo – uso e fidelidade
2.1 Identificação do público-alvo – uso e fidelidade. O público-alvo é novo na categoria ou já é um usuário atual? Ele é fiel à marca, fiel a um concorrente ou é alguém que muda toda hora de marca? Se o público-alvo é um usuário atual da marca, ele é um usuário assíduo ou esporádico?

15 Qual é a imagem que o público-alvo tem do produto/serviço da empresa
Qual é a imagem que o público-alvo tem do produto/serviço da empresa? Imagem é o conjunto de crenças, idéias e impressões que uma pessoa tem em relação a um objeto. As atitudes e ações em relação a um objeto são bastante condicionadas pela imagem que ele oferece.

16 2.2 Determinação dos objetivos da comunicação – necessidade da categoria; conscientização da marca; atitude em relação à marca; intenção de compra como marca.

17 2.2.1 Necessidade da categoria – estabelecimento de uma categoria de produto ou serviço como necessária para eliminar ou satisfazer uma evidente discrepância entre o estado motivacional atual e o estado emocional desejado.

18 2.2.2 Conscientização da marca – capacidade de identificar (reconhecer ou lembrar) uma marca dentro de uma categoria, em detalhes suficientes para que se efetue a compra. A lembrança é importante fora da loja; o reconhecimento é importante dentro da loja. A conscientização da marca é o alicerce do brand equity.

19 2.2.3 Atitude em relação à marca – avaliação da marca com relação à capacidade comprovada de atender a uma necessidade atualmente relevante. Produtos de limpeza doméstica quase sempre utilizam a fórmula da solução de problemas; já os produtos alimentícios utilizam anúncios orientados sensorialmente, enfatizando o apelo ao apetite.

20 2.2.4 Intenção de compra da marca – são instruções próprias para comprar uma marca ou realizar uma ação relacionada à compra. E.g.: em uma semana, talvez, 20% dos adultos estejam planejando a compra de detergentes; 2% planejando a compra de limpadores de tapete e 0,25% planejando a compra de um carro.

21 2.3 Elaboração da comunicação – o processo de elaboração da comunicação para que se obtenha a resposta desejada requer a solução de três problemas: o que dizer (estratégia de mensagem), como dizer (estratégia criativa) e quem dizer (fonte da mensagem).

22 2.3.1 Estratégia da mensagem – quais os apelos, temas ou idéias que se conectam ao posicionamento da marca e ajudam a estabelecer pontos de paridade e pontos de diferença?

23 2.3.2 Estratégia criativa – como os profissionais de marketing traduzem suas mensagens em comunicação específica. Pode ser através de apelos informativos (baseiam-se nos atributos ou benefícios de um produto ou serviço) ou apelos transformativos (baseiam-se em um benefício ou uma imagem não relacionada ao produto).

24 2.3.3 Fonte da mensagem – credibilidade da fonte: domínio do assunto, a confiabilidade e a simpatia.

25 2.4 Seleção dos canais de comunicação – através do quê vou transmitir a mensagem ao meu cliente?

26 2.4.1 Canais de comunicação pessoais – duas ou mais pessoas comunicando-se diretamente uma com a outra – pessoalmente, por telefone ou por . Influência pessoal!

27 2.4.2 Canais de comunicação não pessoais – comunicações direcionadas para mais de uma pessoa e incluem a mídia (jornais, revistas, rádio, televisão, telefone, CD-ROM, Internet, outdoors etc), as promoções de vendas (amostras, cupons, prêmios, concurso para vendedores etc), os eventos ( esportes, artes ,entretenimento etc) e as relações públicas (funcionários da empresa, consumidores, outras empresas, governo).

28 2.4.3 Integração dos canais de comunicação – apesar de a comunicação pessoal geralmente ser mais eficaz que a comunicação de massa, os meios de massa podem ser o mais importante estímulo da comunicação pessoal.

29 2.5 Estabelecimento do orçamento total de comunicação de marketing – quanto gastar em uma promoção?

30 2.5.1 Método dos recursos disponíveis – empresas estabelecem o orçamento para promoção de acordo com o que acham que podem gastar com isso. Ignora completamente o papel da promoção como investimento e seu impacto instantâneo no volume de venda e leva a um orçamento anual incerto que dificulta o planejamento no longo prazo.

31 2.5.2 Método da porcentagem das vendas

32 2.5.3 Método da paridade com a concorrência e

33 2.5.4 Método de objetivos e tarefas – desenvolvimento de orçamentos de promoção definindo objetivos específicos, determinando as tarefas que devem ser executadas para alcançar tais objetivos e avaliando os custos da execução das tarefas.

34 3. Decisão sobre o mix de comunicação de marketing – propaganda, promoção de vendas, relações públicas e assessoria de imprensa, eventos e experiências, força de vendas e marketing direto. Qual(is) das seis usar?

35 3.1 Características do mix de comunicação de marketing

36 3.1.1 Propaganda – penetração, aumento da expressividade, impessoalidade.

37 3.1.2 Promoção de vendas – comunicação, incentivo, convite.

38 3.1.3 Relações públicas e assessoria de imprensa – alta credibilidade, possibilidade de pegar os compradores desprevenidos, dramatização.

39 3.1.4 Eventos e experiências – relevante, envolvente, implícito.

40 3.1.5 Marketing direto – personalizado, atualizado, interativo.

41 3.1.6 Vendas pessoais – interação pessoal, aprofundamento, resposta.

42 3.2 Fatores para o estabelecimento do mix de comunicação de marketing – tipo de mercado de produto, disposição do consumidor em fazer uma compra, estágio do ciclo de vida do produto e a classificação da empresa no mercado.

43 3.3 Mensuração dos resultados da comunicação – quais os resultados e as receitas obtidos com os investimentos em comunicação? O comportamento do público-alvo alterou-se? Pesquisa!

44 4. Gerenciamento do processo de comunicação integrada de marketing

45 Comunicação integrada de marketing (CIM) – é um conceito de planejamento de comunicação de marketing que reconhece o valor agregado de um plano abrangente, capaz de avaliar os papéis estratégicos de uma série de disciplinas da comunicação – propaganda geral, resposta direta, promoção de vendas e relações públicas – e de combiná-las para oferecer clareza, coerência e impacto máximo por meio de mensagens integradas com coesão.

46 4.1 Coordenação de meios – quais os meios de comunicação mais adequados para cada empresa?

47 4.2 Implementação da comunicação integrada de marketing – quais as formas pelas quais o cliente estabelece contato com a empresa, como a empresa comunica seu posicionamento, qual a importância relativa de cada veículo de comunicação, quais são as questões de timing?


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