A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Reunião com Orientadores Pedagógicos

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Reunião com Orientadores Pedagógicos"— Transcrição da apresentação:

1 Reunião com Orientadores Pedagógicos
PROJETOS DE LEITURA

2 PROJETOS DE LEITURA 1º bimestre: POEMAS 2º bimestre: CONTOS
3º bimestre: CRÔNICAS 4º bimestre: TEXTOS DE OPINIÃO

3 2º bimestre: CONTOS

4 Muitos autores afirmam que o gênero conto surgiu graças às narrativas orais que os homens repassavam de geração a geração, mesclando aspectos da sua realidade com traços imaginários e crenças populares.

5 OS CROODS (filme)

6 DEFINIÇÃO de CONTO * É uma narrativa curta. O tempo em que se passa é reduzido e contém poucas personagens que existem em função de um núcleo. * Pode ter um caráter real ou fantástico da mesma forma que o tempo pode ser cronológico ou psicológico.

7 Classificações de contos
De acordo com as características mais marcantes da narrativa, os contos podem ser classificados em contos: de amor, de terror, de humor, de fadas, maravilhosos, modernos, populares e tantos outros.

8 Classificações de Contos
Contos de fadas: narrativa curta na qual o herói ou heroína tem de enfrentar grandes obstáculos antes de triunfar contra o mal. Caracteristicamente envolvem algum tipo de magia, metamorfose ou encantamento. (Fonte:

9 Exemplos de contos de fadas:

10 Classificações de contos
Contos maravilhosos: lidam com uma temática social. O herói (ou anti-herói), que é uma pessoa de origem humilde ou que passa por grandes privações, triunfa ao conquistar riqueza e poder. (Fonte:

11 Exemplos de contos maravilhosos

12 classificações de contos
Contos modernos: É um tipo de narrativa não muito longa (história curta de fatos fictícios) em que o narrador se detém num momento especial, ou seja, a ação se concentra em um único ponto de interesse um conflito maior vivido pelos personagens. Normalmente, contam histórias voltadas para o cotidiano. (Fonte:

13 Exemplos de contos modernos
Autores Machado de Assis   Clarice Lispector Lygia Fagundes Telles Monteiro Lobato Dalton Trevisan Aluísio Azevedo Rubem Fonseca Carlos Drumond de Andrade

14 Classificações de contos
Contos populares: Fruto da oralidade e do espírito inventivo. Criado, narrado e ouvido pelo povo. Transmitido de gerações a gerações. É testemunha de usos, costumes, ideias, práticas, saberes, decisões e julgamentos. Têm por característica o humorismo e as situações imprevistas, morais e/ou materiais. (Fonte:

15 Exemplos de contos populares

16 Para ler e pensar...

17 ATIVIDADE SOBRE CONTOS

18 DE ACORDO COM AS CLASSIFICAÇÕES DO CONTO USANDO AS PISTAS
AGRUPAR AS CRIANÇAS DE ACORDO COM AS CLASSIFICAÇÕES DO CONTO USANDO AS PISTAS DA LEITURA VERBAL E NÃO VERBAL. OBRIGADA!


Carregar ppt "Reunião com Orientadores Pedagógicos"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google