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Proposta de Modificações no Vestibular GT – Vestibular Prof. Dr. Quirino Augusto de Camargo Carmello (Pró-Reitor Substituto) Prof. Dr. Mauro Bertotti (Coordenador)

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Apresentação em tema: "Proposta de Modificações no Vestibular GT – Vestibular Prof. Dr. Quirino Augusto de Camargo Carmello (Pró-Reitor Substituto) Prof. Dr. Mauro Bertotti (Coordenador)"— Transcrição da apresentação:

1 Proposta de Modificações no Vestibular GT – Vestibular Prof. Dr. Quirino Augusto de Camargo Carmello (Pró-Reitor Substituto) Prof. Dr. Mauro Bertotti (Coordenador) Prof. Dr. Manoel Oriosvaldo de Moura (FE) Profa. Dra. Maria Amélia de Campos Oliveira (Assessora) Prof. Dr. Maurício dos Santos Matos (FFCLRP) Profa. Dra. Maria Isabel de Almeida (Assessora) Prof. Dr. Roberto Bolzani Filho (FFLCH) Profa. Dr. Vera Lúcia Fava (FEA) Profa. Dra. Maria Dolores Montoya Diaz (FEARP) Prof. Dr. Eduardo Batista Franco (FOB) Profa. Dra. Maria Cristina Motta de Toledo (EACH) Prof. Dr. Roberto Celso Fabrício Costa (FUVEST)

2 A evolução do vestibular Antes de 1977 Da 1a Fuvest (1976) à Fuvest 1994 Da Fuvest 1995 à Fuvest 2002 1a Fase abrangente (160 questões) + Redação Da Fuvest 2003 à Fuvest 2006 Da Fuvest 2007 à Fuvest 2009

3 O vestibular atual 1a Fase (90 questões objetivas ) com ~ 140- 150 mil candidatos 2a Fase (provas discursivas) com 38 mil candidatos ~ 10500 matriculados

4 O vestibular atual 2a Fase (até 4 provas!!!) Domingo: 10 questões Português + Redação 2a feira: História e Química 3a feira: Biologia e Geografia 4a feira: Física 5a feira: Matemática Nota final = (1a Fase + 2a Fase)/2

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6 Administração - 2a Fase - Matemática

7 O que se espera do vestibular? i.Seja eficaz na seleção de alunos com o perfil por nós considerado mais adequado. ii.Cause o impacto desejado no Ensino Médio (sinalização!!). LDB, artigo 51 : As instituições de educação superior, ao deliberar sobre critérios e normas de seleção dos estudantes, levarão em conta os efeitos desses critérios sobre a orientação do ensino médio, articulando-se com os órgãos normativos do sistema de ensino.

8 Perfil de um aluno USP Saber se expressar com clareza e desenvoltura. Ter capacidade de buscar, selecionar, organizar e interpretar informações diversas, elaborar hipóteses e argumentar sobre posições ou problemas a eles apresentados. Esboçar visões críticas do mundo e da sociedade em que vivemos. Demonstrar competência na identificação e proposição de soluções para problemas sociais, culturais, científicos e tecnológicos. Identificar seu campo de interesse e demonstrar habilidades para cursar a carreira escolhida. Outros atributos???? Trabalho em equipe, capacidade de aprender, atividades extracurriculares, solidariedade......

9 Questões objetivas: não são subjetivas, correção é fácil, permitem avaliação mais abrangente (dependendo do número de questões). Geralmente, avaliam conhecimentos pontuais (“lower order skills”) Questões discursivas: permitem ao candidato, após a identificação do problema proposto, construir a resposta por caminhos próprios. A elaboração de estratégias adequadas para encaminhar a resolução, a capacidade de síntese e o uso de linguagem apropriada são habilidades necessárias para o bom desempenho nesta etapa. Pode-se extrair do candidato sua habilidade na projeção de conhecimentos (“higher order skills”, capacidade de aplicar o conhecimento em novas situações ou de avaliar e sintetizar informações). Instrumento empregado: matérias do Ensino Médio

10 Características do novo vestibular Valorização das provas da 2ª Fase (discursivas), pois consistem em instrumento mais adequado para a seleção dos alunos com o perfil desejado pela USP Inclusão de questões de todas as matérias na 2ª Fase (sinalização!) 2a Fase com menos dias (custo, tempo, matrícula antecipada) Abordagem interdisciplinar (ou por temáticas, resolução de problemas, raciocínio científico) Correção das “distorções” provocadas pelas últimas mudanças

11 1a FASE Questões das várias matérias (Língua Portuguesa, Matemática, Física, História, Química, Biologia, Geografia, Inglês, Interdisciplinares) Não há divisão por disciplinas e algumas das questões são elaboradas de maneira articulada Desempenho na 1a Fase é utilizado somente para a progressão à 2a Fase (“filtro”).

12 Dia 1: Redação e Língua Portuguesa (10 questões) – 4h Dia 2: 18 questões de B/Q/F/M/H/G (algumas com abordagem interdisciplinar) – 4h Dia 3: Unidades escolhem conjunto de 10 questões específicas (5 por matéria, 2 matérias) – 4h 2a FASE As provas dos 3 dias possuem o mesmo peso!!!!! Escala de notas é ampliada!!!

13 Direito Letras Vestibular é preditivo?

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15 “ Training is provided as a way of dealing with known problems by applying approved strategies in order to minimize risks. If the training is so deep that the responses become automatic, this can have many benefits, for it frees us to think about problems as yet unresolved. Yet, working only by rote or from scripts can also be extremely boring and can lead easily to the kinds of mistakes that happen when problems do not fit preconceptions” “If your only tool is a hammer, you might think all problems are nails”

16 Mudanças nas Carreiras / Cursos

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19 Solicitação às unidades Estudo sobre o atual formato das carreiras e cursos à luz de análise de dados: Número de inscritos no vestibular para o curso como 1ª opção. Número de matriculados por opção de curso. Evasão


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