A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

TÓPICOS RELEVENTES NO CONCURSO VESTIBULAR

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "TÓPICOS RELEVENTES NO CONCURSO VESTIBULAR"— Transcrição da apresentação:

1 TÓPICOS RELEVENTES NO CONCURSO VESTIBULAR
Conteúdo: ENEM x Vestibular Tradicional; Vestibular Específico x Vestibular Global; Questões Tradicionais x Questões Contextualizadas; Redação. Prof. Alexandre Faé (matemática no vestibular) Profa. Ms. Geneviève Faé (redação no vestibular)

2 VESTIBULAR TRADICIONAL
CONTEÚDO ENEM VESTIBULAR TRADICIONAL A matriz de referência do ENEM apresenta um programa superficial, com conteúdos muito diluídos. O objetivo é eliminar a excessiva memorização e trabalhar outras habilidades como interpretação de textos e resolução de problemas. A maioria dos concursos vestibulares apresenta programas extensos, normalmente trabalhados em ementas de Ensino Médio tradicional. O objetivo é avaliar a formação teórica decorrente de toda a educação básica. Sugestão: elaborar concursos vestibulares que desafiem o aluno no sentido de questionar os aspectos MAIS relevantes da formação básica, descartando-se os conteúdos programáticos muito extensos. Em outras palavras, concursos que investiguem habilidades, competências e conhecimentos inerentes ao início de qualquer carreira acadêmica.

3 VESTIBULAR ESPECÍFICO X VESTIBULAR GLOBAL
VESTIBULAR ESPECÍFICO (OU POR ÁREA DE INTERESSE) VESTIBULAR GLOBAL Seleciona alunos com preparação específica. Tende a aprovar “especialistas” em determinadas áreas, que pouco desenvolvem habilidades e competências que julgam “desnecessárias” ao curso escolhido. Seleciona alunos com visão global e formação básica mais ampla. Tende a aprovar alunos que apresentam bom domínio de conhecimento nos diversos componentes curriculares do Ensino Médio. Sugestão: vestibular global. A tendência dessa modalidade de concurso é aprovar estudantes mais capazes de resolver problemas, já que essa postura implica a visão do todo, não só das partes. Os vestibulares específicos realizam o oposto: corroboram a fragmentação do conteúdo, herança descarteana. Além disso, as teorias pedagógicas mais modernas apontam o caminho da interdisciplinaridade.

4 QUESTÕES TRADICIONAIS X QUESTÕES CONTEXTUALIZADAS
Privilegiam memorização e/ou conhecimento específico à interpretação e/ou compreensão de textual. Normalmente não apresentam aplicações ou conexões com outras áreas do conhecimento. Associam conhecimento específico à interpretação e/ou compreensão textual. Podem minimizar a necessidade de memorização por meio de informações relevantes apresentadas no texto, como fórmulas, propriedades, definições, etc. Considera-se, então, que o aluno deve saber RELACIONAR os dados, não memorizá-los. Sugestão: questões contextualizadas que priorizem as habilidades e competências descritas nos Parâmetros Curriculares Nacionais e minimizem a necessidade de memorização.

5 Exemplo de questão tradicional na prova de matemática:
Fonte: Vestibular de verão/2011 de universidade gaúcha.

6 Exemplo de questão contextualizada na prova de matemática:
Fonte: Vestibular de verão/2012 de universidade gaúcha.

7 VESTIBULAR TRADICIONAL
REDAÇÃO ENEM VESTIBULAR TRADICIONAL Em junho de 2012, o INEP divulgou o Guia do Participante 2012, composto pelo detalhamento das competências avaliadas, análise da proposta de redação de 2011 e análise de algumas redações nota máxima. O objetivo foi tornar a metodologia de avaliação mais transparente e facilitar o estudo. As Universidades divulgam os critérios de correção no Manual do Candidato, mas não explicitam detalhadamente o que a banca avaliadora espera do aluno. Não há exemplificação. “Adequação à norma culta da língua portuguesa” Alguns concursos divulgam textos de alunos que obtiveram nota máxima. Exemplos: FUVEST, UNICAMP, PUCRS (provas até 2007). Sugestão: mais divulgação de material de apoio, com esclarecimento dos critérios de correção das redações e modelos de textos. Tal material auxilia o processo de ensino-aprendizagem nas escolas e nos cursos pré-vestibulares, instrumentalizando o aluno não só para atingir as expectativas das bancas avaliadoras como também para melhorar a competência discursiva.

8 Como o vestibular pode ser agente estimulador para que os alunos de Ensino Médio se empenhem mais nos estudos? Padronização dos conteúdos programáticos nos diferentes vestibulares; Aplicação de vestibulares globais (com todas as disciplinas), incentivando o aluno a estudar todos os componentes curriculares do Ensino Médio; Divulgação dos programas de vestibular aos docentes de Ensino Médio, bem como aos alunos, disponibilizando mais material de apoio ao processo de ensino-aprendizagem; Realização de simulados para o Ensino Médio (organizados pelas Universidades), incluindo a prova de redação; Sistematização das datas de aplicação das provas, para que o aluno possa prestar diversos vestibulares.


Carregar ppt "TÓPICOS RELEVENTES NO CONCURSO VESTIBULAR"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google