A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

IST e FML ENGENHARIA BIOMÉDICA Disciplina de Mecanismos Gerais da Doença Responsável: Prof. Paulo Filipe.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "IST e FML ENGENHARIA BIOMÉDICA Disciplina de Mecanismos Gerais da Doença Responsável: Prof. Paulo Filipe."— Transcrição da apresentação:

1 IST e FML ENGENHARIA BIOMÉDICA Disciplina de Mecanismos Gerais da Doença Responsável: Prof. Paulo Filipe

2 MECANISMOS GERAIS DAS DOENÇAS

3

4

5 EXERCÍCIO DA ENGENHARIA BIOMÉDICA tecnologiamedicina A C B investigação

6 MECANISMOS GERAIS DA DOENÇA na ENGENHARIA BIOMÉDICA Este Curso foi planeado e é dado na convicção de que o estudante de EB deve ser exposto ao estudo da Patologia Geral com o objectivo de adquirir capacidade para: –dialogar e colaborar com os médicos; –reconhecer e prever necessidades tecnológicas do exercício da Medicina; –contribuir para evitar complicações clínicas da utilização de novas tecnologias (também pelo controlo de qualidade). Para que o Engenheiro mereça o adjectivo de Bio médico deve familiarizar-se com os príncipios fundamentais da Ciência Médica e com a terminologia que lhe é própria.

7 OBJECTIVOS Compreender a Patologia como o estudo da adaptação inadequada a alterações do meio exterior e interior. Dispor de informação geral sobre agentes etiológicos, factores de susceptibilidade e respostas do organismo e compreender as principais vias patogénicas e o modo como os seus efeitos afectam o doente. Dominar a terminologia mais comum utilizada em Patologia

8 Integrar conhecimentos sobre a estrutura e funcionamento do organismo normal com vista à compreensão da doença e desenvolver os raciocínios indutivo e dedutivo no contexto da Patologia. Conhecer e saber propor meios de investigação para o estudo, diagnóstico e tratamento das doenças. Destacar interfaces entre a Medicina e a Engenharia no âmbito do estudo dos mecanismos gerais das doenças. OBJECTIVOS (continuação)

9

10

11

12 IST e FML LICENCIATURA EM ENGENHARIA BIOMÉDICA Disciplina de Mecanismos Gerais da Doença Ano lectivo 2010-2011

13 Avaliação do ensino Inquérito aos alunos seguindo o modelo distribuído pela Coordenação da Licenciatura

14

15 IST e FML LICENCIATURA EM ENGENHARIA BIOMÉDICA Disciplina de Mecanismos Gerais da Doença Ano lectivo 2006-2007 Avaliação do ensino – Inquérito aos alunos

16

17

18

19

20

21

22

23

24 Caso exemplificativo I Homem, 48 anos de idade, com história de aumento progressivo do volume do abdómen no último ano, aranhas vasculares na cabeça e tronco, perda de pêlos, aumento de volume das glândulas mamárias, edemas maleolares e episódios de vómitos com sangue, na sequência do último dos quais veio a falecer.

25

26

27

28

29

30

31

32 Caso exemplificativo I Homem, 48 anos de idade, com história de aumento progressivo do volume do abdómen no último ano, aranhas vasculares na face e tronco, perda de pêlos, aumento de volume das glândulas mamárias, edemas maleolares e episódios de vómitos com sangue, na sequência do último dos quais veio a falecer.

33 Caso exemplificativo II Homem de 66 anos de idade teve uma forte dor no peito e foi levado ao hospital, onde viria a falecer dois dias depois

34 Enfarte transmural com 2 a 3 dias de evolução Finkbeiner WE e col., 2004

35 Stary HC, 2000

36 Caso exemplificativo III Homem, 27 anos. Foi levado a casa, onde residia sozinho, por um amigo, pelas 23 h. Tinham jantado juntos. Parecia bem. Encontrado sem vida pela empregada doméstica, pelas 10 h do dia seguinte.

37 Hurst JW, 1988 Cardiomiopatia hipertrófica

38 Normal Cardiomiopatia hipertrófica Mayo Clinic

39 Cardiomiopatia hipertrófica Kumar V e col. 2005

40 Cardiomiopatia hipertrófica 1:500 Cerca de metade dos casos com história familiar compatível com doença autossómica dominante Mutações em genes de proteínas contrácteis dos miócitos (mais de 100 mutações descritas)

41 Proteínas mutadas associadas a defeitos contrácteis, hipertrofia e desorganização dos miócitos na cardiomiopatia hipertrófica Kumar V e col. 2005

42

43 “Anatomopatologista: Aquele que tudo sabe mas sempre 24 h depois de poder ter alguma utilidade...”

44

45 Morte súbita Responsabilidade perante os familiares Cardiomiopatia hipertrófica Displasia arritmogénica do VD Síndroma do QT longo Síndrome de Brugada Portadores dos genes afectados podem beneficiar de medidas terapêuticas que contribuem para a prevenção da morte súbita


Carregar ppt "IST e FML ENGENHARIA BIOMÉDICA Disciplina de Mecanismos Gerais da Doença Responsável: Prof. Paulo Filipe."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google