A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ABORDAGENS DA PSICOLOGIA PROF. ALESSANDRA TONELLI.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ABORDAGENS DA PSICOLOGIA PROF. ALESSANDRA TONELLI."— Transcrição da apresentação:

1 ABORDAGENS DA PSICOLOGIA PROF. ALESSANDRA TONELLI

2 PSICOLOGIA A profissão de psicólogo foi criada em 1962, pela lei 4.119 de 27 de agosto de 1962. Portanto, existe no Brasil há apenas 45 anos. Profissionais da Psicologia estudam e trabalham para um objetivo básico: o bem - estar do homem.

3 ÁREAS DE ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO Escolas – atendimento a pais, professores e alunos, dificuldades de aprendizagem; Clínicas – clientes em geral ou encaminhados por médicos; Hospitais – grupos homogêneos, heterogêneos ou atendimento individual, pré e pós operatório; Esportes – diminuição da ansiedade, motivação, fortalecimento da equipe. Jurídica – apoio a adoção, acompanhamento de egressos do sistema prisional. Empresas – recrutamento, seleção, treinamento e desenvolvimento, avaliação de desempenho, levantamento de clima organizacional.

4 PRINCIPAIS ABORDAGENS DA PSICOLOGIA Behaviorismo ou Comportamentalismo Precursores: Watson e Skinner Caracteriza-se pelas raízes experimentais muito bem sedimentadas. Objeto de estudo passa “da alma e da consciência” para “comportamentos observáveis”. Trabalha com a modificação do comportamento através de condicionamento, reforço, punição, etc. A educação, no pensamento behaviorista, está ligada à transmissão cultural, portanto, cabe à escola transmitir valores éticos, morais, sociais, objetivando promover mudanças nos indivíduos. Isso envolve tanto aquisição de novos comportamentos quanto a modificação dos que já existem.

5 PRINCIPAIS ABORDAGENS DA PSICOLOGIA Gestalt Precursores: Wertheimer, Koffka e Köhler O movimento Gestaltista reacendeu o pensamento psicológico, reanimou as pesquisas e relocalizou o sujeito intrapsíquico nas discussões da Psicologia, dando consistência ao estudo da percepção e aprendizagem. Gestalt – terapia Precursor: Frederick Perls O enfoque do trabalho terapêutico está na consciência de como as coisas estão ocorrendo no momento, o que tira o peso da interferência do passado. O passado deve fazer parte de uma Gestalt já fechada.

6 Psicanálise Precursor: Sigmund Freud Traz na essência de sua teoria a preocupação em compreender os atos e produções psíquicas do ser humano. Divide o aparelho mental de um indivíduo em Id (é a parte obscura e inacessível da nossa personalidade – não conhece julgamento de valores), Ego (significa razão e bom senso, o contato com a realidade) e Superego (estabelece padrões definidos para sua conduta). Interpretação dos sonhos. PRINCIPAIS ABORDAGENS DA PSICOLOGIA

7 Psicologia Humanista Representantes: Carl Ramson Rogers e Abraham Maslow (teoria da motivação humana) Movimento mais recente, toma forma e ganha força na década de 1960. Enfoque referencial: sujeito inserido num contexto que é único e que pode transformar a vida dentro de si de maneira continuada e infinita. Tem origem na Fenomenologia e no Existencialismo. O professor, inspirado pelas idéias humanistas, entenderá seu papel como orientador da aprendizagem, uma vez que a ênfase está na relação que se desenvolve em sala de aula. PRINCIPAIS ABORDAGENS DA PSICOLOGIA

8 Psicodrama Precursor: Jacob Levy Moreno É um método psicoterápico cujas origens estão no teatro, na Psicologia e na Sociologia. Seu núcleo é a dramatização e a palavra-chave é a espontaneidade. Possui alguns fundamentos psicanalíticos, mas inverte a perspectiva psicanalítica orientando a personalidade para a ação espontânea, transformando o sujeito num ator espontâneo, não mais preso ao passado. Principais técnicas: o sociograma e o psicodrama. PRINCIPAIS ABORDAGENS DA PSICOLOGIA

9 REFERÊNCIA CARPIGIANI, B. Psicologia: das raízes aos movimentos contemporâneos. S.P.: Pioneira Thomson Learning, 2002.


Carregar ppt "ABORDAGENS DA PSICOLOGIA PROF. ALESSANDRA TONELLI."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google