A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Introdução Entendendo a necessidade da comunidade e a missão da igreja inclusa nela viemos por meio desse trabalho alcançar jovens e adultos com problemas.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Introdução Entendendo a necessidade da comunidade e a missão da igreja inclusa nela viemos por meio desse trabalho alcançar jovens e adultos com problemas."— Transcrição da apresentação:

1 Introdução Entendendo a necessidade da comunidade e a missão da igreja inclusa nela viemos por meio desse trabalho alcançar jovens e adultos com problemas alcoólicos, vícios e dependências químicas, mostrando a eles primeiramente que não estão sozinhos, aplicando um método de apoio e mostrando a eles o amor de Jesus que veio para lhes trazer restauração.

2 Esse trabalho foi feito na cidade de Florianópolis, capital do estado de santa Catarina, com mais de 500 mil habitantes a capital tem um índice alto de jovens e adolescentes viciados em drogas e alcool. Segundo uma pesquisa do IBGE e do Ministério de saúde, 17% dos jovens em fase escolar já usaram maconha ou crack.

3 E Também na cidade de Concórdia SC uma cidade no Oeste do Estado de Santa Catarina com 70 mil habitantes e um índice mais baixo que a capital de usuários de drogas, mas por ser uma cidade pequena uma realidade assustadora de dependência química em jovens e adolescentes.

4 Nós vimos aqui dois tipos de desafios diferentes: Cidade pequena e cidade grande. Com toda certeza nos grandes centros temos mais dificuldade mas também temos mais abertura a centros e profissionais especializados que podem nos auxiliar como psicólogos, psicopedagogos e especialistas nessas áreas.

5 Mesmo sendo dois centros diferentes o trabalho foi o mesmo, e o resultado de ambos tem sido positivo.

6 Segundo psicólogos e psicopedagogos o maior causador desses índices é a falta de dialogo nas famílias. Um assunto que deve ser abordado em escolas, sendo desenvolvida juntamente com a educação infantil, mas não pode ser retira a responsabilidade de se ter dialogo aberto dentro de casa sobre tal assunto.

7 Sabendo dessa importância, nós como igreja, desenvolvemos um trabalho familiar, que chamamos de “ Lar de Paz”, trabalhando não apenas com os jovens e adolescentes em si que já se tornaram viciados ou dependentes químicos mas tratando do problema em sua raiz, cuidando do bem maior da sociedade, a família, trabalhando com crianças desde cedo no que chamamos de “cultinho infantil” e também com uma “rede de jovens” que fala abertamente sobre as amizades, famílias, drogas, sexos, e uso ilícito de entorpecentes.

8 Certa vez ouvi de uma pastora de ministério infantil a seguinte frase “Quando você ganha um adulto você ganha meia vida, mas quando você ganha uma criança você ganha uma vida toda”. Dentro dessa ideia o primeiro passo desse projeto é tratado na infância. É necessário que nossos pequenos tenham já um amor e temor a Deus, e que também ouçam claramente sobre coisas que ele enfrentaram futuramente e já saibam como se defender disso.

9 Primeiro passo: Separamos as crianças entre idade, obviamente, crianças menores de 3 anos que são consideradas berçários tem uma aula diferenciada. Os alunos acima de 3 anos são separados em algumas salas, são sugeridos temas específicos para cada semana, e as “prof” das turminhas aplicam de acordo com a sua idade. E a partir daí é ensinado a eles o amor e respeito aos pais ( princípios de famílias). E também o amor e o respeito ao nosso Deus (princípios de famílias).

10 Ensino para crianças

11 Ensino para as Crianças

12 Após isso o trabalho é feito com os jovens. Em se tratando de tempo e influencia a igreja sempre perde para o mundo lá fora. As vezes o jovem vem uma hora na semana em um culto, sabendo que ele fica 8 horas por dia ao lado de amigos que o influenciam para o erro, e por isso, o nosso projeto inclui tempo, nos reunimos com eles semanalmente em reuniões especificas, atraindo os com aulas de musica e dança, teatros, e também com apenas o convívio com amigos que possam ajudar no crescimento sadio.

13 Aula de Danças

14 Aula de instrumentos musicais

15 Reuniões de Ensino sobre princípios de famílias

16

17 Reunião com Jovens Meninas Ensinando sobre amizades e princípios familiares

18 Reunião com Jovens

19 Próximo a nossa igreja na Capital Florianópolis temos um “Caps” que é um Centro de atenção psicossocial, que trabalha com um centro de convivência e cultura, e nos unimos a eles nesse projeto, eles tem o programa para o tratamento e nós oferecemos a eles um programa de prevenção. Uma união que esta dando certo. Na inauguração do “Caps” fizemos um evangelismo entregando aos jovens e adolescentes e também famílias que estavam visitando o convite para o “lar de paz” e eles nos apoiaram nisso. Então eles tem semanalmente aulas de judô, jiu-jítsu, karatê, futebol, enfim esportes para a inclusão e após isso fazemos reuniões com esses jovens, ensinando princípios bíblicos e familiares.

20 O próximo passo do projeto “lar de Paz” é o tratamento dos pais. Agora com crianças e jovens envolvidos com o projeto de Deus, é a hora dos pais também entenderem o seu papel no seu lar e família. Se o dialogo é fundamental proporcionamos isso, em reuniões familiares e momentos específicos para isso, sem constranger ninguém.

21 Pais e Filhos

22 Chá especial para Mulheres/Mães

23 Os pais também tem suas reuniões separadas, mulheres com mulheres e homens com homens, para que tenham liberdade de se abrir, fazer perguntas, e obter apoio para seus “problemas” familiarias.

24 Reunião com Pais

25 Reunião com Mães

26 Conclusão Sendo a Família a maior instituição criada por Deus e com uma finalidade gigantesca na sociedade esse trabalho tem uma grande motivação. Vimos dois centros diferentes, um centro urbano com uma grande população mas apoios de “Caps” por exemplo e facilidades de eventos. E uma cidade menor com índice parcialmente alto mas com uma população que esta a favor e apoia a igreja para tais programas. Em ambos os centros a sociedade esta de acordo, porque passe o tempo que passar o que a sociedade mais quer é salvar a família então esses nossos programas tem obtido sucesso graças a Deus em primeiro lugar, ao apoio de especialistas que nos ensinam e apoiam com ensinos científicos e psicológicos e também pelo apoio da sociedade em investir, prestigiar, valorizar e o reconhecimento de todos a favor de um principio de todos. A família saudável e unida.


Carregar ppt "Introdução Entendendo a necessidade da comunidade e a missão da igreja inclusa nela viemos por meio desse trabalho alcançar jovens e adultos com problemas."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google