A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A INCLUSÃO SOCIAL DOS ALUNOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS ATRAVÉS DAS NOVAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A INCLUSÃO SOCIAL DOS ALUNOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS ATRAVÉS DAS NOVAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO."— Transcrição da apresentação:

1 A INCLUSÃO SOCIAL DOS ALUNOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS ATRAVÉS DAS NOVAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO

2

3

4

5 OBJETIVO GERAL Investigar como o professor e o aluno da Educação de Jovens e Adultos se relacionam com o mundo informatizado e se a EJA oportuniza uma preparação para esse mundo.

6 OBJETIVOS ESPECÍFICOS - Conhecer qual o contato que os alunos têm, fora da escola, com a informática. - Investigar o uso do computador nas salas de aula da EJA, se ocorre e como ocorre. - Saber se o professor tem o devido preparo para orientar seus alunos ao utilizar as ferramentas da informática. - Identificar se o professor instiga os alunos a pesquisarem e buscarem informações através da internet. - Descobrir se os alunos da EJA vêem a necessidade de buscar uma integração no mundo informatizado.

7 HIPÓTESES - A EJA proporciona a inclusão tecnológica de seus alunos. - O professor da EJA tem os conhecimentos necessários para orientar e incentivar seus alunos a utilizarem a informática. - Os alunos da EJA já utilizam ferramentas da informática como parte de seu cotidiano. - Os alunos da EJA reconhecem a necessidade de se atualizarem dentro do mundo informatizado.

8 FUNDAMENTACAO TEÓRICA - Inclusão social através das novas tecnologias - Necessidade de operar equipamentos complexos - Letramento digital para a formação do cidadão. - Usar a tecnologia não como um fim, mas como meio, como uma ferramenta na alfabetização e letramento. - Buscar um caminho de oportunidades iguais para todos. “inclusão social, na atual sociedade implica leitura crítica e letramento digital, dando novas perspectivas à educação libertadora de Paulo Freire” (SOARES, 2006, p. 149).

9 7.1. INSTRUMENTO DA COLETA DE DADOS: Questionário a ser aplicado com os alunos e professora da referida turma da EJA. 7.1.1. Questionário para o aluno: 1 – Nome: ________________________________________________ 2 - Idade: _______ Profissão: __________________ 3 – Você tem contato com a informática? ( ) Sim ( ) Não Onde? ( ) Trabalho ( ) Em casa ( ) Casas do ramo (lan house) ( ) Escola Vê esse contato como suficiente? ( ) Sim ( ) Não Se não, vê a necessidade ou gostaria de integrar-se ao mundo informatizado? ( ) Sim ( ) Não 5 – A EJA tem contribuído com sua inclusão digital, lhe oportunizando experiências ou contato com a mesma? ( ) Sim ( ) Não Se sim, como? ( ) pesquisas ( ) trabalhos em sala de aula ( ) outros______________

10 7.1.2. Questionário ao Professor: 1 – Você utiliza o computador no seu dia-a-dia? ( ) Sim ( ) Não 2 – Você se considera apto a orientar seus alunos da EJA para o uso do computador? ( ) Sim ( ) Não 3 – Você utiliza o computador nas suas aulas da EJA? ( ) Sim ( ) Não 4 – A escola disponibiliza a sala de informática para o uso da EJA? ( ) Sim ( ) Não 5 - Vê a necessidade de incentivar seus alunos da EJA a interagirem com a informática? ( ) Sim ( ) Não

11 DELIMITACAO DO UNIVERSO Turma da EJA III da Escola Municipal de Ensino Fundamental Senador Salgado Filho, do Município de Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul. OBJETIVOS/DATAS 07 a 10 de junho/2010 14 a 17 de Junho/2010 21 a 24 de Junho/2010 28 a 30 de Junho/2010 Conhecer qual o contato que os alunos têm, fora da escola, com a informática. X Investigar o uso do computador nas salas de aula da EJA, se ocorre e como ocorre. X Saber se o professor tem o devido preparo para orientar seus alunos ao utilizar as ferramentas da informática. X Identificar se o professor instiga os alunos a pesquisarem e buscarem informações através da internet. X Descobrir se os alunos da EJA vêem a necessidade de buscar uma integração no mundo informatizado. X Comparar os resultados colhidos com as hipóteses levantadas X Elaborar um plano de ação para uma intervenção pedagógica através das ferramentas tecnologicas nas aulas da EJA. X Avaliação do Projeto X CRONOGRAMA

12 REFERÊNCIAS GRINSPUN, Mirian P. S. Zippin (org.). Educação tecnológica: desafios e perspectivas, 2ª ed. São Paulo: Cortez, 2001. LITWIN, Edith. Tecnologia Educacional: políticas, histórias e propostas, Porto Alegre: Artes Médicas, 1997. SOARES, Suely Galli. Educação e comunicação: o ideal de inclusão pelas tecnologias de informação otimismo exacerbado e lucidez pedagógica, São Paulo: Cortez, 2006. http://www.estruturantes.rs.gov.br/index.php?option=com_projeto&Itemid=38&task=detal he&id=36 http://www.ifrn.edu.br/secoes/ensino/cursos/cursos-tecnicos- integrados/Informatica%20EJA.pdf/view http://www.webartigos.com/articles/17838/1/Informatica-Educativa-em-uma-Acao- Social/pagina1.htmlhttp://www.webartigos.com/articles/17838/1/Informatica-Educativa-em-uma-Acao- Social/pagina1.html. http://pp.idbrasil.org.br/pp9569100/paginas/laboratorio.htm

13


Carregar ppt "A INCLUSÃO SOCIAL DOS ALUNOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS ATRAVÉS DAS NOVAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google