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PLANO DE MOBILIZAÇÃO ESCOLAR Mobilizando a comunidade escolar em torno do Currículo+ Ciclo(s) Escolar(es) Anos finais e ensino Médio AutorEscolaDiretoria.

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1 PLANO DE MOBILIZAÇÃO ESCOLAR Mobilizando a comunidade escolar em torno do Currículo+ Ciclo(s) Escolar(es) Anos finais e ensino Médio AutorEscolaDiretoria de Ensino Gilberto G. Pires,Maria Ap. Pires e Fernanda Cristina Vieira. Residencial São JoséCampinas - Oeste Título do PlanoData A PARTICIPAÇÃO DE CAMPINAS NA REVOLUÇÃO CONSTITUCIONALISTA DE 1932 26/11/2014 Público Alvo Aluno do 9º ano do ensino Fundamental e 3º ano do médio

2 2 Resumo do Plano Ações Acompanhamento e Avaliação PLANO DE MOBILIZAÇÃO ESCOLAR

3 Resumo do Plano 2. Objetivo(s) Identificar as razões e interesses que motivaram a revolução de 32, pelas quais os paulistas encamparam uma guerra contra o Governo Provisório de Getúlio Vargas; Compreender a função da propaganda política nos anos 30; Desenvolver Habilidades de Comunicação, Habilidades Colaborativas e Interpessoais, Identificação de Problema, Formulação e Solução; Pensamento Crítico e Sistemas de Pensamento. 3 3. Justificativa Levar os alunos a uma compreensão sobre: Participação de Campinas, na Revolução Constitucional de 1932, fornecendo combatentes e coragem para a construção de um Estado/país melhor e longe dos governos ditatoriais. Despertar o interesse pela a história, esquecida pelo população. “Povo que não conhece sua história está condenado a repeti-la”. PLANO DE MOBILIZAÇÃO ESCOLAR 1. Público-Alvo Alunos do Ensino Fundamental e Médio.

4 Resumo do Plano 4 PLANO DE MOBILIZAÇÃO ESCOLAR 4. Referencial teórico (não é obrigatório) As aulas serão planejadas, levando em consideração os recursos disponíveis na UE, 2 aulas para o vídeo, 2 aulas para apresentação de PowerPoint e 2 aulas para produção do mural e apresentação dos trabalhos.

5 5. Quadro de ações e títulos Ação 123 Título: Conhecendo a Revolução. 2 aula Documentário Revolução Constitucionalista de 1932 A PARTICIPAÇÃO DE CAMPINAS NA REVOLUÇÃO CONSTITUCIONALI STA DE 1932. Produção de um mural expondo as informação coletadas. 5 6. Recursos necessários Lousa, giz, data show, mídias gravadas para apresentações em Power Point, cartolinas, réguas, canetas etc Resumo do Plano PLANO DE MOBILIZAÇÃO ESCOLAR > Tempo de duração total das ações do plano6 aulas

6 7. Objeto(s) digital(is) de aprendizagem utilizado(s) nesse Plano (listar todos os objetos utilizados) – NÃO OBRIGATÓRIO Tìtulo do objeto (conforme consta na ficha técnica deste objeto no Currículo+) Link da ficha técnica deste objeto no Currículo+ Link de acesso do objeto digital de aprendizagem (fonte original) A participação de Campinas na Revolução Constitucionalista de 1932. http://pt.slideshare.net/fefe2/a- participao-de-campinas-na-revoluo- constitucionalista-de https://www.youtube.com/watch?v=r- 57bzFq49c 6 Resumo do Plano PLANO DE MOBILIZAÇÃO ESCOLAR

7 7 Resumo do Plano Ações Acompanhamento e Avaliação PLANO DE MOBILIZAÇÃO ESCOLAR

8 Ação 1: [Revolução constitucionalista de 1932.] 8 A. Objetivos específicos da ação Verificar e descobrir novas informações; Desenvolver a capacidade de ler, escrever e compreender conteúdos por meio de Pesquisa Científica; B. Orientações práticas de aplicação da ação Organizar a turma para assistirem o vídeo. Preparar a turma para os detalhes das imagens e das informações narradas para a compreensão do tema. A partir do Documentário R evolução Constitucionalista de 1932, levar os alunos a reflexão critica do assunto. Registros dos pontos relevantes apontados pelos alunos D. Tempo de duração da ação 2 aulas E. Organização do espaço/sala Organizar de forma a facilitar a visualização da projeção. C. Orientações práticas sobre o uso de objetos digitais nessa ação O professor deve fazer uma breve introdução a respeito do vídeo “Documentário R evolução Constitucionalista de 1932”, motivando os alunos para as informações apresentadas. PLANO DE MOBILIZAÇÃO ESCOLAR

9 Ação 2: [A PARTICIPAÇÃO DE CAMPINAS NA REVOLUÇÃO CONSTITUCIONALISTA DE 1932.] 9 A. Objetivos específicos da ação Desenvolver Habilidades de Comunicação, Habilidades Colaborativas e Interpessoais, Identificação de Problema, Formulação e Solução; Pensamento Crítico e Sistemas de Pensamento. B. Orientações práticas de aplicação da ação O professor deve motivar os alunos aos aspectos históricos sobre a participação da Cidade de Campinas na Revolução Constitucionalista de 1932, associando aos elementos preservados e esquecidos pela sociedade campineira. Utilizado os recursos midiáticos, apresentar, A PARTICIPAÇÃO DE CAMPINAS NA REVOLUÇÃO CONSTITUCIONALISTA DE 1932. D. Tempo de duração da ação 2 aulas E. Organização do espaço/sala Organizar de forma a facilitar a visualização da projeção. C. Orientações práticas sobre o uso de objetos digitais nessa ação O professor deve ter em mão o arquivo em ppt apresentação em Power Point, A participação de Campinas na Revolução Constitucionalista de 1932. PLANO DE MOBILIZAÇÃO ESCOLAR

10 Ação 3: [Exposição e apresentação] 10 A. Objetivos específicos da ação Desenvolver a capacidade de ler, escrever e compreender conteúdos por meio de Pesquisa Científica; Analisar informações com base em dados obtidos individualmente ou pelos grupos; Organizar dados de forma que possam ser apresentados a outros grupos, pertencentes ou não à comunidade escolar; B. Orientações práticas de aplicação da ação Nesta aula o professor organizará a turma em grupos de 4 alunos, onde eles produzirão um painel expositivo sobre as informações coletadas, os alunos pode trazer imagens para colagem. D. Tempo de duração da ação 2 aulas E. Organização do espaço/sala Organizar a sala em grupo de até 4 alunos. C. Orientações práticas sobre o uso de objetos digitais nessa ação Nesta aula os alunos poderão coletar imagens usando recursos mediáticos como câmeras fotográficas e celulares, para registro das atividades. PLANO DE MOBILIZAÇÃO ESCOLAR

11 11 Resumo do Plano Ações Acompanhamento e Avaliação PLANO DE MOBILIZAÇÃO ESCOLAR

12 Acompanhamento 12 A. Levando em conta os “objetivos do plano”, como o público alvo é acompanhado? O professor acompanhará o desenvolvimento dos alunos, observando a interação dos mesmos com o assunto, a participação e exposição das informações expostas. PLANO DE MOBILIZAÇÃO ESCOLAR

13 Avaliação 13 A. Levando em conta os “objetivos do plano”, como são avaliados os resultados? A avaliação é formativa e continuada. O professor observará todo o percurso da atividade, sempre mediando e direcionado para que os alunos possam atingir as habilidades e competências desejadas. PLANO DE MOBILIZAÇÃO ESCOLAR

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