A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PRODUÇÃO E CRÍTICA DO TEXTO ACADÊMICO ARTES VISUAIS 2016.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PRODUÇÃO E CRÍTICA DO TEXTO ACADÊMICO ARTES VISUAIS 2016."— Transcrição da apresentação:

1 PRODUÇÃO E CRÍTICA DO TEXTO ACADÊMICO ARTES VISUAIS 2016

2 A LINGUAGEM DO RELATÓRIO

3 CONCEITO  Derivado do verbo relatar, é a exposição, oral ou escrita, das características e circunstâncias de um sucesso ou assunto.  Trata-se, por outras palavras, da ação e efeito de relatar. Leia mais: Conceito de relatório - O que é, Definição e Significado http://conceito.de/relatorio#ixzz48BQAkLgnConceito de relatório - O que é, Definição e Significado http://conceito.de/relatorio#ixzz48BQAkLgn

4  No âmbito da política, um relatório é o parecer de uma comissão parlamentar.  No campo do direito, trata-se de uma exposição dos motivos que determinam a apresentação de um projeto de lei ou decreto.  Por outro lado, um relatório é o documento que se caracteriza por conter informação que reflete o resultado de uma investigação ou de um trabalho, adaptado ao contexto de uma determinada situação. Trata-se, muitas das vezes, da narração escrita e circunstanciada dos factos ocorridos na administração de uma sociedade, ou dos dados recolhidos numa inspeção.  Regra geral, o propósito do relatório é, obviamente, relatar (ou reportar). Em todo o caso, pode incluir elementos persuasivos, como recomendações ou sugestões.

5 ESTRUTURA DO RELATÓRIO  Relativamente à sua estrutura, os relatórios tendem a repetir a estrutura de uma investigação científica (introdução-métodos-resultados-debate). Apesar de existir uma formatação padronizada, pode ser flexibilizada, podendo nomeadamente basear-se na estrutura de problema-solução, de acordo com as preocupações da audiência.  Dependendo do tipo de relatório (crítico, síntese ou académico), o formato pode ser simples, com títulos e subtítulos que indicam os assuntos tratados, ou complexo, com gráficos, imagens, tabelas, diagramas, apêndices, resumos, notas de rodapé e referências variadas.

6 COMO ELABORAR UM RELATÓRIO  O relatório como instrumento de trabalho deverá utilizar uma linguagem simples, clara, objectiva e precisa.  A clareza do raciocínio, característica do método científico, deverá transparecer na forma como o relatório é escrito.  Um relatório deverá ser conciso e coerente, incluindo a informação indispensável à compreensão do trabalho.  A forma pela qual alguma informação pode ser apresentada (tabelas, gráficos, ilustrações), pode contribuir consideravelmente para reduzir a extensão de um relatório.

7  As frases utilizadas devem ser completas, para que, através da sua leitura seja possível seguir um raciocínio lógico.  Em ciência, todas as afirmações devem ser baseadas em provas factuais e não em opiniões não fundamentadas.  Fatos especulativos não podem tomar o lugar de outros já demonstrados.  De igual modo, o aluno (futuro investigador e/ou professor) deve evitar o excesso de conclusões, sendo estas precisas e sintéticas.  As conclusões devem, igualmente, ser coerentes com a discussão dos resultados.

8 Em virtude de pertencer ao âmbito linguístico escrito, compõe-se de algumas particularidades, é o que veremos adiante:  * Título – Esse costuma ser objetivo, claro e sintético; * Remetente – Refere-se à autoria do documento; * Destinatário – Refere-se à pessoa para a qual é destinado; * Assunto – É o desenvolvimento em si do discurso proferido, contendo todas as informações relevantes ao que ora se pretende relatar; * Conclusão – Trata-se do fechamento das ideias apresentadas, ou seja, o que pôde ser obtido com o procedimento realizado como um todo.


Carregar ppt "PRODUÇÃO E CRÍTICA DO TEXTO ACADÊMICO ARTES VISUAIS 2016."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google