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Propicia a criação de uma cultura organizacional com característica mais proativa. A avaliação passa a ser vista como ferramenta auxiliar do processo.

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2 Propicia a criação de uma cultura organizacional com característica mais proativa. A avaliação passa a ser vista como ferramenta auxiliar do processo de tomada de decisões, em benefício de todas as partes interessadas. Visualização sistêmica da organização, tornando-a mais predisposta à mudança, à inovação e à consolidação gradativa da eficiência, eficácia e efetividade da gestão, com reflexos positivos na qualidade de vida dos cidadãos- usuários e da sociedade.

3 Os Instrumentos para Avaliação da Gestão Pública de 500 Pontos utilizam uma escala de pontuação de 0 a 500 pontos respectivamente. A finalidade desse instrumento é facilitar o início do processo de avaliação da gestão pelas organizações públicas. Avaliar a gestão de uma organização pública significa verificar o grau de aderência das suas práticas de gestão em relação ao referencial de excelência em gestão pública.

4 Em todos os Instrumentos da Avaliação da Gestão Pública (250/500 e 1000 pontos) há duas categorias de critérios: A variação entre os níveis ocorre pelo aumento do número de requisitos a serem atendidos por pontuação.

5 CRITÉRIOS E ITENS DE AVALIAÇÃO E PONTUAÇÕES MÁXIMAS – 500 Pontos

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7 CICLO PDCA DO MODELO DE EXCELÊNCIA O 1º bloco – Liderança, Estratégias e Planos, Cidadãos e Sociedade  PLANEJAMENTO.

8 O 2º bloco – Pessoas e Processos  EXECUÇÃO DO PLANEJAMENTO.

9 O 3º bloco – Resultados  CONTROLE

10 O 4º bloco – Informações e Conhecimento  INTELIGÊNCIA DA ORGANIZAÇÃO.

11 CICLO DE MELHORIA CONTÍNUA

12 O CAMINHO DA AUTO AVALIAÇÃO

13 Missão: Levar atendimento psicológico a população de baixa renda do DF, bem como levar as novas produções e práticas científicas desenvolvidas no ramo da psicologia, aproximando os futuros profissionais e recém-formados da comunidade, melhorando a qualidade de vida da população Visão: Ser uma empresa que ajuda a inserir no mercado os profissionais que estão saindo das universidades, capacitando-os e melhorando as qualidades técnicas profissionais através da prática. Ser a clínica psicológica que tentará reverter à visão e representação estereotipada e elitizada da psicologia no meio social, oferecendo atendimento à população em diversos setores sociais como educação, saúde mental, terapia individual e em grupos, acompanhamento terapêutico, aconselhamento psicológico, dentre outros.

14 ComVida é um espaço que acolhe e cuida com dignidade e respeito pessoas que apresentam qualquer tipo de sofrimento e manifestações, como depressão, medo, melancolia, tristeza e ansiedade, alterações de comportamento (agitação e agressividade) e problemas relacionados ao uso abusivo de bebidas alcoólicas e outras drogas. São atendidas no ComVida cerca de 80 pessoas por dia. A equipe de profissionais do ComVida é formada por psiquiatra, psicólogo, enfermeiro, técnico de enfermagem, assistente social e terapeuta ocupacional, auxiliar e técnicos administrativos, massoterapeuta e professor de educação física.

15 INTERAÇÃO COM OUTRAS ORGANIZAÇÕES Parceiros institucionais Abrafam: Associação Brasileira de Apoio às Famílias de dependentes químicos (Abrafam) é uma entidade que atua na difusão de informações a respeito das drogas, da importância do tratamento da dependência química e, acima de tudo, da prevenção. ABQV: A Associação Brasileira de Qualidade de Vida tem como missão promover a integração e desenvolvimento de profissionais multidisciplinares voltados para atuação em Qualidade de Vida, divulgando tendências, provocando discussões, reflexões e formando opiniões balizadoras de estilo de vida, padrões e ambientes saudáveis. Parceiros comerciais Hope: Dedicado ao atendimento especializado aos familiares de dependentes químicos, Hope conta com uma unidade em Brasília/DF, para o encaminhamento de pacientes exclusivamente para as unidades clínicas de tratamento do ComVida.

16 PASSOS PARA OBTENÇÃO DESSA CERTIFICAÇÃO A ComVida contou, em seu quadro de colaboradores, com pessoas voluntárias que atuaram como Examinadores do PEQ/DF. Essa equipe interna da organização foi indicada para planejar e conduzir o processo, realizar o levantamento das informações solicitadas no respectivo IA, produzir o Relatório da Gestão, acompanhar a Banca Examinadora durante a visita, analisar o Relatório de Avaliação produzido pela Banca Examinadora e elaborar e implantar o Plano de Melhoria da Gestão (PMG). Essa equipe foi responsável para elaborar previamente o perfil da ComVida que proporcionou uma visão sistêmica da organização e permitiu a rápida identificação do que ela representa e o que faz, como está estruturada, como se relaciona com o seu ambiente de atuação e quem são os cidadãos-usuários de seus produtos e serviços. Em seguida, realizou a descrição das práticas de gestão conforme os requisitos das Alíneas dos oito Critérios/Itens do Modelo de Excelência em Gestão Pública (MEGP), conforme o instrumento de 500 pontos.

17 A descrição da prática de gestão foi composta das seguintes informações: O que é feito; Como é feito; Onde é feito (setores e pessoas envolvidas); Com que periodicidade é feito; Há quanto tempo é feito; A sistemática de controle; Os mecanismos de aprendizado utilizados; Melhorias implantadas, decorrentes do aprendizado. O processo de elaboração do Relatório da Gestão foi participativo e representou um consenso sobre a qualidade da gestão da empresa. A equipe interna procurou validar os resultados de cada Critério, principalmente com os setores diretamente envolvidos e com a alta administração e foi feito durante o processo e não apenas ao final dele.

18 O ciclo foi iniciado pela organização no momento que ela decidiu pela busca contínua da excelência, conforme preconiza o Modelo de Excelência em Gestão Pública (MEGP). A primeira etapa consistiu na elaboração do Relatório da Gestão, seguida pela avaliação externa, e pela elaboração e implementação do PMG; processo que se repete em ciclos contínuos e ininterruptos. O processo de avaliação foi complementado pelo planejamento da melhoria, formulado a partir das Oportunidades de Melhorias, identificadas na avaliação, foram transformadas em metas a serem atingidas em determinado período e formalizadas em um Plano de Melhorias da Gestão.

19 AÇÕES DA COMVIDA: Tomada de Decisão As decisões são tomadas pela Alta administração com a participação de todas as Coordenações. A periodicidade das reuniões pode variar em função da demanda. Em regra, as reuniões têm periodicidade definida em regulamento próprio. São exemplos as reuniões relativas aos processos administrativos (reuniões mensais) e demais processos (quinzenais). Diversos fatores podem disparar reuniões emergenciais de tomada de decisão. As decisões são centralizadas nos casos que exijam ações imediatas ou pela natureza do assunto a ser deliberado; as demais são em equipe. Comunicação das Decisões As decisões são comunicadas de forma contínua por meio dos seguintes canais sistematizados: Servidores: reuniões mensais, e-mail, intranet, atos internos, circulares, ordens de serviço, murais e folderes; Cidadãos-usuários: reuniões semestrais, internet, folderes, manuais, e-mail, ofícios, correspondências, cartilhas e meios de comunicação. Fornecedores: ofícios, reuniões bimensais e e-mail; Sociedade: meios de comunicação, internet e reuniões mensais; Órgãos Financiadores: ofícios, reuniões trimestrais e relatórios de atividades.

20 Implementação das Decisões As decisões são implementadas por meio da criação de grupos de trabalhos, projetos, bem como pelo desenvolvimento de trabalhos pelas equipes. Cada grupo possui o seu cronograma de trabalho pré- estabelecido e um responsável pelo monitoramento das ações. Propiciar um ambiente flexível e estimulante à geração de conhecimento, disseminando os valores e as crenças da organização. Assegurar um fluxo aberto e contínuo de informações para que as pessoas se motivem e atuem com autonomia. Desenvolver avaliações contínuas como: auto avaliação e avaliação interpessoal, para garantir o bom funcionamento da empresa, bem como para a intervenção em problemas pontuais.

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