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CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE DIREX/Dequali 26, 27 e 28-jun-13.

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1 CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE DIREX/Dequali 26, 27 e 28-jun-13

2 GESTÃO DA QUALIDADE NO CFC o caminho para a melhoria contínua

3 Gestão da Qualidade no CFC O Conselho Federal de Contabilidade, como entidade certificada pela ISO 9001:2008, desde 2007, desenvolveu o seu Sistema de Gestão da Qualidade para assegurar: utilização eficiente de recursos; tomada de decisões com base em evidência factual; foco na satisfação do cliente (Conselhos Regionais de Contabilidade, profissionais da contabilidade, escritórios de contabilidade e organizações contábeis, e sociedade)

4 O que é um Sistema de Gestão?

5 Gestão da Qualidade no CFC VALORESMISSÃOVISÃO

6 VALORESMISSÃOVISÃO Definem o nosso sucesso O que queremos ser Por que existimos

7 Gestão da Qualidade no CFC MISSÃO Promover o desenvolvimento da Profissão Contábil, primando pela ética e qualidade na prestação de serviços, realizando o registro e a fiscalização de profissionais e organizações contábeis, atuando como fator de proteção da sociedade.

8 Gestão da Qualidade no CFC VISÃO Ser referência nacional e internacional como órgão de profissão regulamentada, politicamente articulado e formador de opinião em questões socioeconômicas, tributárias, técnicas e organizacionais, consolidando a profissão contábil como fator de proteção da sociedade.

9 Gestão da Qualidade no CFC VALORES Ética no trabalho Companheirismo Responsabilidade profissional e social Compromisso Confiança Transparência Respeito Trabalho perseverante

10 Gestão da Qualidade no CFC Política e Objetivos Missão Visão Valores

11 Gestão da Qualidade no CFC POLÍTICA DA QUALIDADE Estabelecer padrões de normatização, orientação e controle das ações relacionadas ao registro e à fiscalização do exercício da profissão contábil, primando pelo desenvolvimento profissional, e visando à melhoria contínua e à eficácia do Sistema Contábil Brasileiro.

12 Gestão da Qualidade no CFC OBJETIVOS DA QUALIDADE Promover a capacitação e a valorização dos colaboradores, estimulando o crescimento pessoal e profissional, visando habilitá-los ao desenvolvimento de suas atividades. Assegurar a melhoria contínua e a otimização dos processos internos, promovendo a excelência nos serviços e a satisfação dos clientes internos e externos, por meio da gestão da qualidade. Aprimorar canais de comunicação, estimulando a gestão e a disseminação da informação e do conhecimento, visando atender às necessidades da instituição, do profissional contábil e da sociedade. Apoiar, assessorar e acompanhar os Conselhos Regionais no cumprimento das suas atividades institucionais. Promover, com eficiência, ações direcionadas ao registro, à fiscalização, à normatização e ao desenvolvimento da Profissão Contábil.

13 MAPA ESTRATÉGICO Gestão da Qualidade no CFC

14 Firmar parcerias estratégicas. Inovar, integrar e otimizar a gestão do Sistema CFC/CRCs. Elaborar, acompanhar e aperfeiçoar normas de interesse do Sistema CFC/CRCs, da profissão e da Ciência Contábil. Fortalecer a imagem do Sistema CFC/CRCs e da profissão contábil perante a sociedade. Atuar como fator de proteção da sociedade. Influenciar na formação das competências e das habilidades do profissional e fomentar projetos de educação continuada. Promover a satisfação da classe contábil com o Sistema CFC/CRCs. Fortalecer a participação sociopolítico-institucional perante as instituições públicas, privadas, sociedades civil e entidades representativas da classe contábil. Garantir qualidade e confiabilidade nos processos e nos procedimentos. Aperfeiçoar, ampliar e difundir ações de Registro e Fiscalização como fator de proteção da sociedade. Fortalecer conhecimentos técnicos e habilidades pessoais dos conselheiros e dos colaboradores do Sistema CFC/CRCs. Atrair e reter talentos. Ampliar e integrar o uso da tecnologia da informação no Sistema CFC/CRCs. Garantir sustentabilidade orçamentária e financeira do Sistema CFC/CRCs. Assegurar adequada infraestrutura e suporte logístico às necessidades do Sistema CFC/CRCs. Resultados Institucionais Público-Alvo Processos Pessoas e Tecnologia Recursos e Logística Mapa Estratégico Gestão da Qualidade no CFC Objetivos Estratégicos

15 Firmar parcerias estratégicas. Inovar, integrar e otimizar a gestão do Sistema CFC/CRCs. Elaborar, acompanhar e aperfeiçoar normas de interesse do Sistema CFC/CRCs, da profissão e da Ciência Contábil. Fortalecer a imagem do Sistema CFC/CRCs e da profissão contábil perante a sociedade. Atuar como fator de proteção da sociedade. Influenciar na formação das competências e das habilidades do profissional e fomentar projetos de educação continuada. Promover a satisfação da classe contábil com o Sistema CFC/CRCs. Fortalecer a participação sociopolítico-institucional perante as instituições públicas, privadas, sociedades civil e entidades representativas da classe contábil. Garantir qualidade e confiabilidade nos processos e nos procedimentos. Aperfeiçoar, ampliar e difundir ações de Registro e Fiscalização como fator de proteção da sociedade. Fortalecer conhecimentos técnicos e habilidades pessoais dos conselheiros e dos colaboradores do Sistema CFC/CRCs. Atrair e reter talentos. Ampliar e integrar o uso da tecnologia da informação no Sistema CFC/CRCs. Garantir sustentabilidade orçamentária e financeira do Sistema CFC/CRCs. Assegurar adequada infraestrutura e suporte logístico às necessidades do Sistema CFC/CRCs. Resultados Institucionais Público-Alvo Processos Pessoas e Tecnologia Recursos e Logística Mapa Estratégico Objetivos Estratégicos Gestão da Qualidade no CFC

16 Resultados Institucionais Público Alvo Processos Pessoas e Tecnologia Recursos e Logística

17 Gestão da Qualidade no CFC Valores Visão Missão Objetivos Política

18 SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE Gestão da Qualidade no CFC

19 processos Para implementar uma estratégia e políticas para o sucesso, é importante estabelecer e manter processos e práticas que: traduzam sua estratégia e sua política em objetivos mensuráveis para todos os níveis pertinentes da organização; estabeleçam prazos para cada objetivo; atribuam responsabilidades e autoridade para alcançar o objetivo; avaliem os riscos estratégicos e definam as contramedidas adequadas; proporcionem os recursos necessários para desdobrar as atividades necessárias; executem as atividades necessárias para alcançar estes objetivos. Gestão da Qualidade no CFC

20 Conceito processos processo Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) constitui a definição dos meios e dos métodos sobre como executar os processos que geram os serviços, as responsabilidades de execução das atividades e que também sejam estabelecidos os registros que evidenciem que o processo foi realizado conforme estabelecido. Gestão da Qualidade no CFC

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22 Objetivo de um Sistema de Gestão da Qualidade: Aumentar a satisfação do cliente pelo atendimento das suas necessidades e das suas expectativas. Profissionais da Contabilidade; Escritórios e organizações contábeis; Conselhos Regionais de Contabilidade; Sociedade. Clientes do CFC:

23 Gestão da Qualidade no CFC Benefícios de um Sistema de Gestão da Qualidade: 1 – melhoria nas operações; 2 – melhoria na motivação; 3 – melhoria na imagem (interna e externa); 4 – melhoria da performance produtiva; 5 – mais tempo para o gerenciamento.

24 Gestão da Qualidade no CFC Melhoria Contínua – atividades recorrentes: - controle e monitoramento dos trabalhos; - reuniões de análise crítica; - minimização de retrabalho - aperfeiçoamento e melhoria contínua dos instrumentos utilizados; - identificação de necessidade de mudanças estratégicas.

25 Gestão da Qualidade no CFC Melhoria Contínua - Atividade recorrente para aumentar a capacidade de atender a necessidade ou a expectativa do nosso cliente.

26 ISO 9001:2008

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29 A QUALIDADE FAZ PARTE DA SUA ROTINA Gestão da Qualidade no CFC

30 Muito obrigada! Elys Tevania Carvalho Diretoria Executiva Apoio: Depto. de Planejamento e Qualidade ou Gestão da Qualidade no CFC


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