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PublicouAna Luiza Silva Sampaio Alterado mais de 7 anos atrás
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Currículo LSE na Suazilândia (com componentes sobre SRHR/HIV/Saúde e Orientação Profissional) Southern Sun O.R. Tambo - Joanesburgo, África do Sul 17-20 de Novembro de 2014 Lindiwe Nana Dlamini Director-ETGPS; Ministério de Educação e Vocação Profissional, Suazilândia
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Conteúdo da Apresentação Descrição da actividade Desafios Oportunidades / Questões Emergentes Realizações Lições Importantes Aprendidas
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Descrição da Actividade É um programa e política de ampliação de SRHR com base nas competências para a vida das escolas secundárias da Suazilândia através de um processo estruturado de um currículo. Visa ajudar os alunos do ensino secundário a obterem um conhecimento abrangente de competências para a vida que possam criar mudanças de comportamento que os ajude melhor a lidarem com os desafios do dia a dia, incluindo o HIV. As sessões SRHR são baseadas no LSE e são altamente interactivas. O professor é um facilitador que permite interacções horizontais e verticais guiadas pelo plano da lição.
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Descrição (continuação) É uma inovação que não segue de perto a maneira usual de implementar um currículo novo. Isto foi necessário devido à situação de emergência imposta pela pandemia do HIV. O piloto de um projecto nas escolas é geralmente feito por etapas (uma classe por ano) e a pilotagem do currículo LSE está a ser feita ao mesmo tempo para todos os cinco níveis e a implementação em 100 escolas secundárias do país será feita em 2015. Os tópicos nas escolas são desenhados e entregues aos alunos de acordo com os níveis.
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Realizações Reunião da administração que resultou num compromisso adicional para o fortalecimento do LSE / CSE e ASRHR. A criação de um painel de tópicos para o LSE A criação de grupos técnicos de trabalho que trabalharam diligentemente no desenvolvimento do currículo LSE e dos manuais dos professores. Edificação de competências dos criadores do currículo que tiveram de desenvolver materiais CSE relevantes e culturalmente sensíveis para as idade apropriadas, e planos de orientação para as classes, em concordância com as directrizes internacionais.
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Realizações Sessões Pilotos do LSE/CSE e ASRHR em 25 escolas secundárias da Suazilândia. Piloto e relatório de avaliação para informar os processos de ampliação. Apresentação e aprovação do manual pelo painel e CCC (a ser apresentado em 27 de Novembro) Desenvolvimento do Papel do Gabinete que vai demonstrar o compromisso do país para com o Empenho Ministerial da CSE da ESA CSE. Estabelecimento do GTT-multissectorial do CSE/ASRHR e membros da família da ONU e ONG
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Desafios A formação, só por si, não é suficiente e exige mais ajuda e apoio contínuo para alcançar sucesso. Não existe uma estrutura de implementação para a Política do Sector da Educação. CSE e ASRHR são vistas como subordinadas a outras disciplinas mais “cognitivas”.
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Desafios (cont.) Professor e sobrecarga do currículo Tamanho da classe Redução do financiamento para a educação que se traduz em dificuldades na obtenção de recursos para estabelecer os currículos, formar professores e fornecer materiais. Sistemas frágeis de monitorização e avaliação/supervisão. Competência do professor para fazer a entrega do tópico da disciplina a nível de conforto.
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Oportunidades/Questões Emergentes Existe uma política do sector da educação que solicita uma acção ao redor destas questões. Há uma oportunidade para medir estas intervenções porque temos uma unidade EMIS que está pronta para incorporar estas questões. Esta actividade, embora esteja colocada sob um pilar do CSTL, tem componentes que lidam com mais de um pilar do CSTL.
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Lições Importantes Aprendidas As considerações de configurações locais e a utilização dos padrões sociais positivos são importante para empurrar a agenda. O envolvimento dos pais através de diálogos pode assegurar a implementação eficaz. A formação eficaz tem, primeiro, de ter um impacto sobre os próprios professores, ajudando-os a examinar as suas próprias atitudes em relação à sexualidade, género e comportamentos relativos à prevenção do HIV, entender o conteúdo do material que estão a ensinar, aprender competências de ensino participativo.
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Lições Importantes Aprendidas O currículo do LSE com base no ASRHR precisa do apoio dos ministérios nacionais, da gestão escolar, e das comunidades locais. Escolher uma intervenção/abordagem que possa ser ampliada no âmbito dos sistemas existentes. Esclarecer os objectivos da ampliação e os papéis dos diferentes intervenientes e garantir a posse nacional local/papel de liderança. Difundir os dados sobre a eficácia dos programas piloto antes da ampliação.
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SIYABONGA Por favor, agradecemos comentários do Plenário e de outros Membros do Painel
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