A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O importante e fascinante assunto das probabilidades teve as suas origens no século XVII através de esforços de matemáticos como Fermat e Pascal. Laplace.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O importante e fascinante assunto das probabilidades teve as suas origens no século XVII através de esforços de matemáticos como Fermat e Pascal. Laplace."— Transcrição da apresentação:

1 O importante e fascinante assunto das probabilidades teve as suas origens no século XVII através de esforços de matemáticos como Fermat e Pascal. Laplace (1749-1827) enunciou pela primeira vez a definição clássica de probabilidade, hoje conhecida também por lei de Gauss ou lei de Laplace-Gauss. Probabilidade

2 O que significa Probabilidade? A palavra probabilidade deriva do Latim probare (provar ou testar). Informalmente, provável é uma das muitas palavras utilizadas para eventos incertos ou conhecidas. Tem origem ligada a jogos de azar, como jogos de dados, baralhos e etc.

3 Principio Multiplicativo A ideia para resolver problemas de contagem sem que seja necessário enunciar seus elementos. Exemplo: Marcos mora em frente à paia e todos os dias, ao chegar do trabalho, veste uma bermuda e uma camiseta para caminhar pela areia. Para se vestir, ele possui as seguintes peças: bermuda cinza branca Preta Camiseta vermelha Amarela

4 Usando uma bermuda e uma camiseta, de quantas maneiras diferentes ele poderá se vestir para essa caminhada. Quais são essas maneiras. Acompanhe como podemos resolver essa situação: Por meio de uma tabela Camiseta e bermuda BAV C CBCACV P PBPAPV Em que CB (bermuda cinza e camiseta branca) CA (bermuda cinza e camiseta amarela) CV (bermuda cinza e camiseta e vermelha) PB (bermuda preta e camiseta branca) PA (bermuda preta e camiseta amarela) PV (bermuda preta e camiseta vermelha) Observe que são 2*3 = 6 maneiras de se vestir.

5 Por meio de um diagrama “Árvore das possibilidades” Bermuda camiseta maneiras de se vestir B CB C A CA V CV B PB P A PA V PV 2 bermudas 3 camisetas 6 maneiras de se vestir

6 Por meio de um diagrama:

7

8

9 Jogo dos dados O jogo dos dados é bem antigo e muito conhecido no mundo inteiro. Existem várias versões e para os propósitos deste trabalho utiliza-se dois dados e uma tabela. Apesar de bem simples, apresenta informações sobre conceitos de espaço amostral, eventos, adição de eventos e probabilidade condicional.

10 Regas do jogo Separa-se a turma em grupos de 4 alunos, que formaram dois times A e B. Jogam-se os dados de uma vez e anota-se a soma das faces voltadas para cima na tabela 1. O time A marca um ponto na rodada se a soma dos dois dados for par ou maior igual a nove. O time B marca um ponto na rodada se a soma dos dois dados for menor que nove. As jogadas serão alternadas entre os times A e B. Se houver intersecção marca o ponto o time que jogou os dados. Ganha o jogo o time que tiver mais pontos após a décima rodada.

11 Resultado de uma partida do jogo dos dados: Tabela 1: RodadasSomaTime ATime B 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Soma

12


Carregar ppt "O importante e fascinante assunto das probabilidades teve as suas origens no século XVII através de esforços de matemáticos como Fermat e Pascal. Laplace."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google