A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PROFESSOR PROCÓPIO 14 – 03 -2012 Matemática Básica – Aula 1 As 4 Operações Fundamentais Exercicíos Jogo.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PROFESSOR PROCÓPIO 14 – 03 -2012 Matemática Básica – Aula 1 As 4 Operações Fundamentais Exercicíos Jogo."— Transcrição da apresentação:

1 PROFESSOR PROCÓPIO 14 – Matemática Básica – Aula 1 As 4 Operações Fundamentais Exercicíos Jogo

2 PROFESSOR PROCÓPIO CALENDÁRIO DE AULAS DISPONÍVEIS Matemática Básica

3 Embora invisível a Matemática ocupa um papel cada vez mais significativo no nosso dia-a-dia. Se não houvesse Matemática não existiriam... edifícios pontes linhas elétricas cabos de telefone aviões computadores microondas

4 Com a Matemática é possível explicar diversos fenômenos do dia-a-dia. Quem vai ganhar nas eleições ? Previsão com base na teoria das probabilidades e estatística Estudo do comportamento do mercado de valores de uma bolsa.É feito pelos analistas de mercado com várias teorias matemáticas.

5 Matemática ou Álgebra Pode parecer bobagem, mas tem muita gente, que sofre calafrios ao ouvir falar em somar, subtrair, multiplicar e dividir. Para alguns, as quatro operações da aritmética se tornam um embaraço quando não se tem uma calculadora no bolso, especialmente quando os números vêm acompanhados com aquela maldita vírgula no meio...

6 Matemática ou Álgebra E sem o conhecimento de aritmética, o estudo de álgebra e geometria se torna inviável e graças a esse tipo de deficiência a roda chamada eu odeio matemática não pára de girar. Então, vamos começar....

7 Matemática ou Álgebra A roda eu adoro dinheiro gira tanto quanto a roda eu odeio matemática e o curioso é que todos sabem adicionar, subtrair, multiplicar e dividir com maestria quando se pensa em termos de notinhas verdes. De cabeça e rapidamente, responda essa: 20 ÷ 0,25 = ? Difícil ?

8 Matemática ou Álgebra Que tal assim: R$ 20,00 Reais dão para dividir em quantas moedas de R$ 0,25 centavos ? Mais fácil, não ? A mesma pergunta feita de duas formas diferentes, só uma delas faz sair fumaça de seu cérebro e a outra faz coçar o seu bolso.

9 Adição Arme e efetue, = ? A adição, é a primeira entre as quatro operações fundamentais da matemática. É a combinação de dois ou mais números que resultam em outro número chamado soma. E os números que são somados são chamados de parcelas. Para indicar a adição usaremos o sinal + (mais)

10 Adição 1º Passo: somar a primeira coluna à direita, que é a coluna das unidades:

11 Adição 2º Passo: somar a próxima coluna à esquerda, que é a coluna das dezenas: Resultado: = 69

12 Adição Agora vamos a soma de uma coluna que resultava em dois dígitos. Vamos somar º Passo: como na coluna das unidades temos = 24, anotamos apenas o 4 embaixo da coluna das unidades e enviamos o 2 lá pra cima da coluna das dezenas.

13 Adição 2º Passo: agora, repete-se o mesmo processo na coluna das dezenas, tratando o 2 que foi para o topo da coluna como um número a ser somado = 17, anota-se o 7 na soma e o 1 sobe para a coluna das centenas.

14 Adição 3º Passo: Apenas repetimos o que foi feito até agora, desta vez na coluna das centenas: Resultado: = 574

15 Adição – Propriedades Propriedades: A adição de números naturais é comutativa, significa quando na operação todos os elementos tais como: a + b = b + a ou = O zero é o elemento neutro da adição. 0 + a = a = a + 0 ou = 3 = A adição de números naturais é associativa. (a + b) + c = a + (b + c) ou (1 + 2) + 3 = 1 + (2 + 3) A soma de números naturais é sempre um número natural. Números naturais, 0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8,9....

16 Subtração Subtração: é a operação que determina um número natural para representar a diminuição de quantidades. Para indicar a subtração usaremos o sinal - (menos)

17 Subtração - Propriedades Considerando a e b números naturais e a > b, podemos estabelecer a seguinte equivalência: a - b = c c + b = a O sinal significa equivalente a A subtração de números naturais só é possível quando o minuendo é maior ou igual ao subtraendo. exemplo: = 1 Para provar que uma subtração está correta, aplicamos a equivalência. exemplo: = = 10 A subtração de números naturais não é comutativa. exemplo: é diferente de A subtração de números naturais não é associativa. exemplo: (6 - 4) - 1 é diferente de 6 - (4 - 1) O zero não é elemento neutro da subtração de números naturais.

18 Multiplicação Multiplicação: é a operação que determina a soma de parcelas iguais. ou = 20 Para indicar a multiplicação usaremos o sinal x ou · (vezes ou multiplicado por)

19 Multiplicação - Propriedades O produto de dois números naturais é um número natural. exemplo: 2 x 7 = 14 A multiplicação de dois números naturais é comutativa. exemplo: 2 x 7 = 14 = 7 x 2 A multiplicação com números naturais é associativa. exemplo: (3 x 5) x 2 = 3 x (5 x 2) 15 x 2 = 3 x O número 1 é o elemento neutro da multiplicação. exemplo: 1 x 4 = 4 = 4 x 1 O produto de um número natural por uma soma indicada de dois ou mais números naturais é igual a soma dos produtos desse número natural pelas parcelas da soma indicada. exemplo: 2 x (4 + 6) = 2 x x 6 2 x 10 =

20 Divisão Divisão : é a operação inversa da multiplicação e está ligada à ação de repartir em partes iguais. Para indicar a divisão usaremos o sinal : ou ÷ (dividido por)

21 Representamos a divisão assim: O número a chama-se dividendo, b é o divisor, q é o quociente e r é o resto. Quando a divisão de um número por outro é exata, dizemos que o primeiro é múltiplo do segundo ou que o primeiro é divisível pelo segundo. exemplo : 12 ÷ 2 = 6 (Então 12 é múltiplo de 6 ou 12 é divisível por 6) A divisão de números naturais não é comutativa. 6 : 3 é diferente de 3 : 6 A divisão de números naturais não é associativa. (8 : 4) : 2 é diferente de 8 : (4 : 2) O número 1 não é elemento neutro da divisão de números naturais. 2 ÷ 1 é diferente de 1 ÷ 2 Divisão – Propriedades

22 Exercícios resolver em sala entregar hoje dia Jogo Matemática Básica


Carregar ppt "PROFESSOR PROCÓPIO 14 – 03 -2012 Matemática Básica – Aula 1 As 4 Operações Fundamentais Exercicíos Jogo."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google