A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

1. Evitar fuga do tema 2. Apreender o sentido completo do tema 3. Facilitar o desenvolvimento de ideias/ argumentos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "1. Evitar fuga do tema 2. Apreender o sentido completo do tema 3. Facilitar o desenvolvimento de ideias/ argumentos."— Transcrição da apresentação:

1

2 1. Evitar fuga do tema 2. Apreender o sentido completo do tema 3. Facilitar o desenvolvimento de ideias/ argumentos

3 Razões para a fuga do tema: 1. Desconhecimento total do assunto 2. Desconhecimento do vocabulário 3. Desatenção na leitura 4. Dificuldade de abstração

4 Diferenças entre... Assunto Caráter amplo/ aberto/ genérico Tema Especificações/ direcionamentos/ questões para debate X

5 AssuntosTemas Brasil: pluralidade e contraste (UFRJ) A presença da máquina no cotidiano do indivíduo (PUC-RIO) BrasilTecnologia Ou seja, um mesmo assunto pode dar origem a vários temas!

6 Movimento imigratório para o Brasil no século 21 - ENEM 2012

7

8 Temas Denotativos Linguagem objetiva e não poética Frases diretas ou perguntas em sentido literal/ sem ambiguidades

9 Assunto: Violência Proposta 1 Os principais fatores que produzem esse recrudescimento da criminalidade Proposta 2 Como o medo da violência tem transformado a vida dos brasileiros nos últimos anos?

10 Assunto: Educação Proposta 1 Novos agentes envolvidos na educação de uma pessoa Proposta 2 A importância da educação no processo de emancipação do indivíduo diante da opressão social

11 Temas conotativos Emprego de uma linguagem mais metafórica e/ou poética Sentidos implícitos/ presença de versos e frases filosóficas

12 Assunto: ? Proposta 1 Quem não concorda comigo é meu inimigo Proposta 2 ” “O mais triste de um passarinho engaiolado é que ele se sente bem” Abre espaço para muitas reflexões e considerações! (limites...)

13 Temas ENEM

14 Coletânea de apoio TEXTO IV Lembra-te de que tempo é dinheiro. Aquele que pode ganhar dez xelins* por dia com seu trabalho e vai passear, ou fica vadiando metade do dia, embora não despenda mais do que seis pence durante seu divertimento ou vadiação, não deve computar apenas essa despesa; gastou, na realidade, ou melhor, jogou fora, cinco xelins a mais. (...) Aquele que perde cinco xelins, não perde somente esta soma, mas todo o proveito que, investindo-a, dela poderia ser tirado, e que durante o tempo em que um jovem se torna velho, integraria uma considerável soma de dinheiro. BENJAMIN FRANKLIN xelim − unidade de moeda equivalente a 12 pence WEBER, Max. Os pensadores. São Paulo: Abril Cultural, 1985 Temas UERJ

15 TEXTO V Dizemos, com frequência, que fomos atropelados pelos acontecimentos − mas quais acontecimentos têm poder de atropelar o sujeito? Aqueles em direção aos quais ele se precipita, com medo de ser deixado para trás. Deixamo-nos atropelar, em nossa sociedade competitiva, porque medimos o valor do tempo pelo dinheiro que ele pode nos render. Nesse ponto remeto o leitor, mais uma vez, à palavra exata do professor Antonio Candido: “O capitalismo é o senhor do tempo. Mas tempo não é dinheiro. Isso é uma brutalidade. O tempo é o tecido de nossas vidas”. A velocidade normal da vida contemporânea não nos permite parar para ver o que atropelamos; torna as coisas passageiras, irrelevantes, supérfluas. MARIA RITA KEHL mariaritakehl.psc.br Temas UERJ

16 UERJ 2013 Os textos IV e V apresentam posições opostas sobre a relação com o tempo: para o primeiro, tempo é dinheiro, porque deve ser empregado em produzir riqueza; para o segundo, tempo não pode ser resumido ao dinheiro, porque isso é uma brutalidade. Com base na leitura de todos os textos e de suas elaborações pessoais sobre o tema, escolha uma das duas posições e a defenda, redigindo um texto argumentativo em prosa, com no mínimo 20 e no máximo 30 linhas. Utilize a norma padrão da língua e atribua um título a sua redação

17 Proposta de redação para a próxima aula: ?

18 Material: Prof Paula Karoline :)


Carregar ppt "1. Evitar fuga do tema 2. Apreender o sentido completo do tema 3. Facilitar o desenvolvimento de ideias/ argumentos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google