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 O pouco conhecimento sobre a importância dos artigos científicos no desenvolvimento do aprendizado acadêmico.

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Apresentação em tema: " O pouco conhecimento sobre a importância dos artigos científicos no desenvolvimento do aprendizado acadêmico."— Transcrição da apresentação:

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2  O pouco conhecimento sobre a importância dos artigos científicos no desenvolvimento do aprendizado acadêmico.

3  Objetivo geral: › Comparar e compreender a relevância dos artigos científicos para os graduandos das áreas do conhecimento das Engenharias e Ciências da Saúde da UFMG.  Objetivos específicos: › Identificar a frequência de acesso aos artigos científicos; › Investigar o valor atribuído pelos alunos de graduação aos artigos científicos como fonte de informação; › Medir a finalidade do acesso a esses artigos;

4  Universo: alunos de graduação  População: alunos de graduação da UFMG  Amostra: alunos de graduação das áreas do conhecimento das Engenharias e Ciências da Saúde da UFMG

5 A população é constituída por 33.242 mil estudantes, o que representa 65% da comunidade universitária

6 A amostra corresponde a 30% da população, sendo 9.972 graduandos das áreas pesquisadas.

7  Questionário: › Pré-teste: 3 respondentes  2 Ciências da Saúde  1 Engenharias  Após a aplicação do pré-teste pessoalmente foram alteradas 5 das 15 questões

8  91 respondentes › 7 nunca leram artigos científicos › 84 já leram artigos científicos  53 Engenharias  31 Ciências da Saúde

9  Foram analisados os dados de 31 respondentes de cada área do conhecimento

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11 Área de conhecimento Já iniciou ou cursou outra graduação Mesma área de Conhecimento Utilizam mais artigos na graduação atual Engenharia965 Saúde1128  Dos 31 respondentes dos cursos de engenharias, 9 já cursaram ou iniciaram outra graduação, sendo 6 deles na mesma área de conhecimento. Desses 9, cinco utilizam mais artigos na graduação atual.  Na área de ciências da saúde, dentre os 31 respondentes, 11 já cursaram ou iniciaram outra graduação, porem apenas dois deles na mesma área de conhecimento. Em contra partida, 8 dos 11 utilizam mais artigos científicos no curso atual.

12  Aproximadamente 60% dos respondentes leem de 1 a 3 artigos científicos por mês. Isso corresponde a mais de 50% dos graduandos da Ciências da Saúde e quase 70% dos alunos de graduação da área de Engenharia

13  Mais de 56% dos estudantes dos dois cursos acessam majoritariamente artigos publicados em periódicos nacionais e Internacionais.

14 Área de Conhecimento Busca por assunto Base de dados da área Google Acadêmico Portal CAPES Instituição de publicação como critério de confiabilidade Engenharias271184 Ciências da Saúde 2635817  Quase 90% das buscas são feitas por assunto, em ambas áreas do conhecimento. Entre 3 e 9% dos usuários utilizam bases de dados específicas de suas áreas. Apenas 19 % dos estudantes das duas áreas utilizam o portal CAPES. 57% dos estudantes da área de engenharia utilizam Google acadêmico. Na área de ciências da saúde 30% utilizam igualmente portal CAPES e Scielo.  Mais de 50% dos usuários confiam no artigo de acordo com a instituição em que foi publicado.

15  Na etapa quantitativa foi possível verificar que os estudantes da graduação das áreas de conhecimento de Engenharias e Ciências da Saúde têm pouco conhecimento sobre busca e acesso a artigos científicos específicos de suas áreas.

16  UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS. Disponível em: https://www.ufmg.br/conheca/apres-ufmg-20151027-portugues.pdf. Acesso em 06 maio2016.  Google forms. Disponível em: https://docs.google.com/forms/d/1lTlfKdYU3thq0UjuS872Gxc4GzE_bYrrk8oiLa TEdyw/edit?usp=sharing_eid&ts=57082086. Acesso em 06 maio 2016


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