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PublicouLevi Peralta Amaral Alterado mais de 7 anos atrás
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Gamifying the Bildungsroman: Visual Storytelling in “Literary” Games Astrid Ensslin, University of Alberta, 4 March 2016 Laura Helena Lucas Bianchetti Rayana Bianchetti
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PROPOSTA De que forma jogos, como ferramentas de narrativas visuais, podem ser vistos de maneira a “gameficar” o Bildungsroman
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Art games Literary games Gamefication Bildingsroman and life formation narratives Games allegories of life formation (journey and passage)
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PONTO FRACO Aplicar conceitos literários a mídias interativas (games)
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ART GAMES Foco na historia Inovação de storytelling Inovação em design Ausência de mecânicas de gameplay “essenciais”
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Thomas was alone
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Firewatch
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The Stanley parable
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LITERARY GAMES Subgênero de Art Games. Narrativa visual. Foco na estética do gameplay. Permitem uma experiência auto reflexiva e meditativa sem a utilização de linguagem verbal.
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Gone home
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Journey
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passage
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The path
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GAMIFICATION Processo de adaptar texto, atividade, gênero, modo ou estilo para um jogo. Levando em consideração a capacidade que os jogos tem de adicionar uma nova dimensão a narrativa.
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BILDUNGSROMAN Bildung + Roman educação, formação, crescimento romance literalmente: romance de formação
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"O que / quem me fez tornar quem eu sou?" "Qual é o meu propósito no mundo?" "Onde eu estou indo?"
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Wilhelm Meister's Apprenticeship Os Anos de Aprendizado de Wilhelm Meister de Johann Wolfgang von Goethe publicado em 1785 foi o primeiro livro a ser considerando do gênero bildungsroman pelo criador do termo Karl Mortini em 1819. Johann Wolfgang von Goethe
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Remodelação para o século XXI e envolvimento de artistas da mídia digital e desenvolvedores de jogos. Desenvolvimento espacial Exploração Movimento físico metáfora para desenvolvimento espiritual e cognitivo ao longo do tempo
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PASSAGE – THE PATH – JOURNEY Allegories Of Life Formation
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passage
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2D - Single-player – PC game – 8bits LabirintoCréditos (esposa e baús)“memento morri” Temas: Velhice Passado x futuro União possui vantagens, impedimentos e tragédias Não há vitória, o jogo não possui grandes desafios, foca no nível filosófico e exploratório do jogador
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The path
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3D - Single-player – PC and Mac Releitura de “Chapeuzinho vermelho” Seis personagens (irmãs entre 9 e 19 anos) A única regra é “Ir a casa da avó e se manter no caminho” O caminho se torna a parte a ser evitada
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O processo de criação não é focado em um único personagem (monólogos no jogo demonstram as prioridades e sentimentos das garotas) Os lobos em diferentes formas 1.Bestas 2.Atrações Sexuais 3.Drogas 4.Poderes 5.Artes Trechos traumáticos aparecem quando elas chegam a casa da avó
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Journey
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3D - Single-player/Multiplayer – PS3 e PS4 O jogo foca na viagem por desertos de areia e neve em busca da montanha da luz O personagem não possui gênero, rosto ou voz Mínimo de comunicação verbal Single-Player (um único avatar) e Multiplayer (um avatar e um fantasma) O desenvolvimento do jogo é através do progresso geográfico, não há maiores desafios
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MASTERY – MENTORSHIP – CHOICE
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MASTERY (DOMÍNIO) PASSAGE – ler os baús THE PATH – sofrimento e trauma JOURNEY – associar o progresso espiritual com meditação
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MENTORSHIP (ORIENTAÇÃO) PASSAGE – Não há um mentor / esposa é apenas um lembrete THE PATH – Há apenas uma regra, ausência de personagens adultos e uma garota de branco JOURNEY – Figura de branco direciona o personagem
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MENTORSHIP THE PATHJOURNEY
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CHOICE (ESCOLHA) PASSAGE – baús ou explorar “Não existe um caminho certo para jogar (Passage). Parte do objetivo, de fato, é conseguir seu próprio reflexo nas escolhas que você faz enquanto joga” THE PATH – cheio de distrações, suas escolhas determinam seu final JOURNEY – é possível se perder pois o caminho é indicado por mudanças de luz, cor, movimento...
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IB 10 finais alternativos Dois personagens jogam simultaneamente O final alternativo é medido de acordo com a amizade e o ódio entre os personagens
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FEZ O jogo todo é construído de acordo com o caminho que você deve seguir, alternando o mundo entre 2 e 3D O mundo é totalmente novo e o personagem precisa explorar esse mundo
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TOREN A personagem cresce/evolui de acordo com o caminho que percorre
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CONCLUSÃO Papel da sociedade na construção de si mesmo Jogos como ferramentas para experiências de educação do experimentais de auto reflexão e co-criação de sua historia Importância de escolhas, erros, persistência e orientação através de vários mundos, vidas e selfes.
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