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Tefko Saracevic.  Professor Emérito da Escola de Comunicação e Ciência da Informação de Rutgers da Universidade Estadual de Nova Jersey (EUA). Saracevic.

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1 Tefko Saracevic

2  Professor Emérito da Escola de Comunicação e Ciência da Informação de Rutgers da Universidade Estadual de Nova Jersey (EUA). Saracevic é formado em engenharia elétrica, com mestrado e doutorado em Ciência da Informação.  Pesquisa básica: Teorias e experimentos relacionados ao comportamento humano de informação; interação humano-computador a partir do ponto de vista humano; e interação modelagem de processos na recuperação da informação. Noção de relevância em relação aos sistemas de informação (Comuniação). Estudo teórico e pragmático de valor de serviços de informação e de bibliotecas. Natureza da Ciência da Informação como um campo.  Educação: Estudo, avaliação, design e reestruturação dos currículos em Ciência da Informação e Biblioteconomia. Relações interdisciplinares e de comunicação entre a Ciência da Informação e disciplinas relacionadas.

3  A Ciência da Informação juntamente com a lógica e filosofia, surge para lidar com a relevância - uma noção humana. Lógica Filosofia Ciência da Informação

4  A preocupação com a relevância, como noção fundamental da Ciência da Informação está ligada à resolução dos problemas de comunicação científica.  A relevância é considerada uma medida de eficácia do contato entre uma fonte e um destino, em um processo de comunicação.

5  Diferentes pontos de vista sobre relevância surgiram porque ela pode ser considerada em diferentes pontos do processo de comunicação de conhecimentos.  Na emissão / fonte  Na recepção / destino  No canal / sistema  Quem julga? Sempre o humano

6  Em sentido fundamental, relevância tem a ver com a eficácia da comunicação.  Tefko Saracevic julga importante explorar o significado da relevância na Ciência da Informação e fornecer um quadro das várias interpretações de relevância.  Relevância Filosofia Lógica Ciência da Informação

7 Relações de especificação/explicação, especialmente aquelas ligadas à dedução, implicação, consequências lógicas e em menor extensão, em indução e formação de conceitos. Exemplo do raciocínio dedutivo: Todo metal é dilatado pelo calor. (Premissa maior) Ora, a prata é um metal. (Premissa menor) Logo, a prata é dilatada pelo calor. (Conclusão) Para saber mais: BREDA, S.M; BUFREM, L.S. Presença da lógica no domínio da organização do conhecimento: aspectos... Perspectivas em Ciência da Informação. v.16, n.1, p.185-194, jan/mar 2011. COPI, I. M. Introdução à lógica. São Paulo: Mestre Jou, 1978. SALMON, W.C. Lógica. 3.ed Rio de Janeiro : LTC, 2002. TÁLAMO, M. F. G. M. A definição para a elaboração de glossários. IN: SMIT, J.W. Análise documentária: a análise da síntese. Brasília: CNPq/IBICT, 1987. p.87-98.

8 Vinculada às explicações da tematicidade e teoria da significação. Para saber mais, consultar obras ligadas a Filosofia da Linguagem, Semântica, Teoria do significado (John Lyons, Edward Lopes, Ferdinand de Saussure, etc.)

9 Interpretação dos problemas de comunicação científica. COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA - Revistas científicas - Colégios invisíveis - Sociedades profissionais - Conferências - Tipo de informação buscada - Mecanismos para sistematização de publicações (editoração/processos – revisão, gráfica, etc.)

10  1930 – 1940 – O que é relevante para um assunto?  1940 – 1950 – Sistemas de recuperação da informação. Exemplo: os mecanismos de busca na web (bibliotecas)

11  Só é efetiva quando a informação que foi transmitida provocar mudanças em alguém.  A relevância, por sua vez, é a medida dessas mudanças (ou seja, o quanto elas – as pessoas - podem mudar a partir de uma informação). * Neste caso, o termo conhecimento pode ser usado considerando-se a comunicação do conhecimento registrado (publicações).

12 O conceito de informação desejada (necessitada / buscada). Representação do processo questão / resposta Informação desejada Questão Análise Pesquisa Resposta Pertinência Relevância

13  A avaliação da qualidade da indexação é realizada a partir da recuperação da informação.  Baseada nos conceitos de Revocação e Pertinência.  Revocação (recall): relação entre os itens recuperados e o total de itens úteis do sistema. Foi recuperado efetivamente tudo o que o sistema tem armazenado sobre o assunto? (questão da totalidade dos documentos recuperados)  Pertinência: relação do que foi recuperado com a pergunta feita. Quais os itens efetivamente pertinentes entre aqueles recuperados? (o que foi recuperado é pertinente?)

14 Coeficiente de revocação de uma base de dados

15 15  Exemplo: Base Útil Recuperação Útil Base Útil Base Útil Base Útil Base Útil Base Útil

16 16  Exemplo:

17 17  Coeficiente de precisão:

18 18  Exemplo:

19 19  Perda de Informação:

20 20  Exemplo:

21 Pertinência: relação entre estoque de conhecimento e o conhecimento do assunto ou a literatura sobre o assunto. Sugere-se que exista um ciclo de vários sistemas de relevâncias interconectados.

22 O mais significativo avanço no pensamento sobre a relevância será conseguido com a interação entre estes sistemas.

23 Para maior aprofundamento sobre questões de relevância consultar autores da área de organização e representação da informação e do conhecimento. Birger Hj Ø rland  HJØRLAND, B. Towards a Theory of Aboutness, Subject, Topicality, Theme, Domain, Field, Content… and Relevance. Journal of the American Society for Information Science and Technology, v. 52, n. 9, p. 774–778, 2001.


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