A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Prof. Lucas do Prado Sociologia.  França - (1930 - 2002)  Obras Principais:  O Poder Simbólico  A economia das trocas simbólicas  A distinção  O.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Prof. Lucas do Prado Sociologia.  França - (1930 - 2002)  Obras Principais:  O Poder Simbólico  A economia das trocas simbólicas  A distinção  O."— Transcrição da apresentação:

1 Prof. Lucas do Prado Sociologia

2  França - (1930 - 2002)  Obras Principais:  O Poder Simbólico  A economia das trocas simbólicas  A distinção  O “métier” do sociólogo  A miséria do mundo  Filósofo, sociólogo e antropólogo.  Realizou suas primeiras pesquisas na Argélia.

3 ou Construtivismo Estruturalista: mundo social AGENTES  Postura metodológica que consiste em admitir que existe no mundo social estruturas objetivas que podem dirigir, ou melhor, coagir a ação e a representação dos indivíduos, dos chamados AGENTES.  No entanto, tais estruturas são construídas socialmente, assim como os esquemas de ação e pensamento.

4  Os agentes incorporam a estrutura social, ao mesmo tempo que a produzem, legitimam e reproduzem.  Relação Indivíduo x Sociedade  Utiliza o conceito de Esferas (Weber) e Classes Sociais (Marx).  É contra o Liberalismo e Globalização.

5 CampoHabitus Capital Violência Simbólica

6  É um universo social PARTICULAR (economia, religião, artes) constituído de AGENTES ocupando posições específicas dependentes do VOLUME (quantidade) e da ESTRUTURA (qualidade) do capital eficiente dentro do campo considerado.  É um sistema de posições que podem ser alteradas e contestadas.  O campo é um microcosmo dotado de leis próprias.  Nichos da atividade humana nos quais se desenrolam lutas pela detenção do poder simbólico.

7  As estratégias dos agentes dentro do campo, determinadas pelo habitus*, repousam nos mecanismos estruturais de competição e dominação.  Cada campo tem seu NOMOS (lei fundamental) e DOXA (pressupostos cognitivos e avaliativos aceitos e reconhecidos pelos agentes no campo - opinião).  Campo econômico > Demais campos.

8  Saber social e individual incorporado durante nossa vida.  Pode se referir a um grupo ou classe social e ao mesmo tempo a um indivíduo.  Articula práticas cotidianas (vida do indivíduo) com as condições de classe determinadas pela sociedade.  Fusão de Objetividade e Subjetividade

9  Muito inercial, mas não imutável.  Ajuda a constituir o campo dando-lhe valor, representação e significado.  É estruturado pelas Instituições Sociais (família e escola, principalmente).  Habitus primário  À medida que se relaciona com pessoas de outros universos de vida, o indivíduo desenvolve um habitus secundário.

10  O indivíduo vai construindo ao longo da vida um habitus individual.  Porém, ela mantém suas marcas de origem, grupo familiar e classe que nasceu.  Ex: O que o operário come e como come, o esporte que ele pratica e como pratica, suas opiniões políticas e como ele as expressa são diferentes da de um empresário industrial. (Bourdieu, P. Razões Práticas, 1996)

11  O campo apresenta no seu interior uma distribuição desigual de capitais de diferentes tipos.  Usa a terminologia do capital pela natureza e pelas propriedades do capital (recurso, acumulação, reprodução)  Dentro do campo, os agentes buscam ter mais capital específico do campo, ou então lutam para redefinir este capital específico.

12  Econômico: fatores de produção, renda, patrimônio, bens materiais.  Cultural: qualificações intelectuais (no sistema educativo ou obtidas na família).  Três formas: incorporados no corpo (expressão oral), objetivos (posse de quadros ou obras de arte) e institucionalizados (diplomas e títulos).

13  Social: recursos produzidos pelas redes sociais (convites recíprocos). Corresponde à rede de relações interpessoais que cada um constrói, com os benefícios ou malefícios que ela pode gerar na competição entre os grupos humanos.  Simbólico: ligados à honra e ao reconhecimento (ritos, etiqueta, protocolo).  É uma representação, um modelo de excelência.

14 Pratica Social = (Habitus x Capital) + Campo  Bourdieu rompe com a oposição indivíduo- sociedade (o universo social está no indivíduo, e o indivíduo está no universo social particular).

15  Processo de imposição dissimulada de um arbitrário cultural como cultura universal.  Passa a ser livre de qualquer suspeita porque está legitimada (ela é portadora de um discurso do universal).


Carregar ppt "Prof. Lucas do Prado Sociologia.  França - (1930 - 2002)  Obras Principais:  O Poder Simbólico  A economia das trocas simbólicas  A distinção  O."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google