A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Sociologia Brasileira

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Sociologia Brasileira"— Transcrição da apresentação:

1 Sociologia Brasileira
Prof. Lucas do Prado

2 Histórico: Sociologia no Brasil
Começa a surgir em 1865. Grande influência do positivismo (Augusto Comte). Obras de referência: “A escravatura no Brasil” (Brandão Júnior) “Etnologia Selvagem” (Silvio Romero) “Etnografia brasileira” (Silvio Romero) Sociologia torna-se disciplina de Ensino Médio em São Paulo e Rio de Janeiro. Décadas de 1930 e 1940 – iniciam-se a formação dos primeiros sociólogos nas Universidades do país.

3 Histórico: Sociologia no Brasil
1933 – Fundação da Escola Livre de Sociologia e Política (ELSP). 1934 e 1935 – USP e UDF passam a formar professores de Sociologia para Ensino Médio. Década de 30 – o sociólogo tem mercado de trabalho: presta serviço para governo, ou vira professor. Década de 50/60 – Sociólogos formados para produzir soluções para problemas nacionais, utilizando razão e ciência. Ex: Florestan Fernandes.

4 Histórico: Sociologia no Brasil
1942 – Sociologia obrigatória nos magistérios. – Ditadura Militar: Sociologia desaparece das escolas brasileiras. – Leis de Diretrizes e Bases (LDB) recola Sociologia como não obrigatória. Cabe aos governos estaduais e municipais inserir a disciplina como obrigatória. 2009 – Ao lado da Filosofia, a Sociologia se torna disciplina obrigatória no Ensino Médio.

5 Grandes Sociólogos Brasileiros
Brandão Filho Silvio Romero Gilberto Freyre Oliveira Viana Fernando Azevedo Sérgio Buarque de Hollanda Caio Prado Junior Florestan Fernandes Antônio Cândido Octavio Ianni Fernando Henrique Cardoso Francisco Weffort José de Souza Martins Maurício Tragtemberg Darcy Ribeiro Roberto DaMatta Raymundo Faoro

6 Geração de 1930 Discussões sobre o Brasil “verdadeiro” e o “colonizado”. Descrições etnográficas, sentimento nacionalista, proteção à indústria e comércio nacional. Valorização do cientificismo.

7 Gilberto Freyre (1900 – 1987) Obra principal:
“Casa-grande e Senzala” (1933) Formação do povo brasileiro: mestiçagem (brancos, negros e índios). Estrutura social brasileira: Casa-Grande e o patriarcalismo.

8 Gilberto Freyre (1900 – 1987) A Casa-Grande incorpora os elementos sociais ao seu redor e não os exclui. O patriarca se torna dono de todos ao seu redor: escravos, parentes, esposa e filhos. Miscigenação: Freyre refuta a existência de uma raça inferior no Brasil. Exalta o lado positivo dessa mistura de raças.

9 Sérgio Buarque de Hollanda (1902 – 1982)
Obra principal: Raízes do Brasil Cordialidade do brasileiro: O brasileiro é cordial quase que por natureza. (É um exemplo de tipo ideal weberiano) “A cordialidade... a lhaneza* no trato, a hospitalidade, a generosidade, virtudes tão gabadas por estrangeiros que nos visitam, representam com efeito um traço definitivo do caráter brasileiro...” (Sérgio Buarque de Hollanda - Raízes do Brasil, 1936) *lhaneza = sinceridade

10 Sérgio Buarque de Hollanda (1902 – 1982)
Colonização brasileira: semeadores e ladrilhadores Também são Tipos Ideais Semeadores: portugueses Queixou-se veemente da má vontade deles para com as letras, para com a imprensa e a educação, deixando o Brasil colônia mergulhado por três séculos numa ignorância estratégica. Viu-os como simples semeadores que mal queriam sair do litoral. Ladrilhadores: espanhóis Embrenhou-se no coração da América, ocupando-a com cidades planejadas, abrindo escolas, gráficas e universidades, desbugrando o Novo Mundo

11 Sérgio Buarque de Hollanda (1902 – 1982)
A escravidão teve um papel fundamental na formação do Brasil, que cunhou duas ideias principais: O trabalho é desvalorizado. A busca por “prosperidade sem custos”. Aventura e trabalho: Existem dois tipos de homens: um com olhar mais amplo, o aventureiro, e outro com olhar mais restrito, o trabalhador. No entanto, esses dois homens se confundem dentro de si mesmo.

12 Sérgio Buarque de Hollanda (1902 – 1982)
Entraves para a democracia: O brasileiro tem um apego muito forte ao recinto doméstico, uma relutância em aceitar a superindividualidade. Poucos profissionais se limitam a ser apenas homens de sua profissão. Há um grande desejo em alcançar prestígio e dinheiro sem esforço. Para o autor a democracia foi “sempre um mal-entendido” no Brasil: os grandes movimentos sociais e políticos vieram de cima para baixo, o povo ficou indiferente a tudo.

13 Caio Prado Junior (1907 – 1990) Obra principal:
Formação do Brasil Contemporâneo Inaugura uma sociologia brasileira de cunho marxista. Processo colonial é fundamental na formação do Brasil contemporâneo.

14 Caio Prado Junior (1907 – 1990) Colônia: razão de ser era o trabalho voltado para exportação, com base no trabalho escravo. Isso marca profundamente as instituições brasileiras. Sentido da Colonização: Linha “mestra da História”. Análise da parte pelo todo. Navegação e pioneirismo português. Colonização exploradora Outros povos que colonizam.

15 Caio Prado Junior (1907 – 1990) Sentido da Colonização:
Papel da América p/ os europeus. Inaptibilidade dos brancos nos trópicos Colonização de Povoamento x Colonização de Exploração. Ideia de Revolução Brasileira Influência marxista Contexto: golpe militar Fala de uma burguesia brasileira. Questão dos negros São os mais alienados do país. Envolveu-se em um episódio de racismo com Milton Santos.

16 Florestan Fernandes (1920 – 1995)
Obra principal: Revolução Burguesa no Brasil Proposta de estudar a sociedade por padrões ou estruturas fundamentadas pela organização social e pelos dilemas (conjunturas históricas)  reflexão teórica.

17 Florestan Fernandes (1920 – 1995)
A sociedade podia ser estudada pelos padrões ou estrutura, isto é, os fundamentos da organização social pelos dilemas (conjunturas históricas), que eram contradições geradas pela dinâmica interna da estrutura.

18 Florestan Fernandes (1920 – 1995)
Em suas análises foi capaz de basear seus estudos em diversos sociólogos clássicos como: Spencer, Comte, Marx, Durkheim, Weber, Mannheim, Parsons, Merton e Marcuse, entre outros. Principais estudos: As relações sociais; Estrutura de classes da sociedade brasileira; O capitalismo dependente; O papel do intelectual.

19 Florestan Fernandes (1920 – 1995)
Escravização: Fetichismo de cor e o “mito da democracia racial” Foi o primeiro a tratar academicamente, com mais vigor, da questão da democracia racial. Foi o que mais estudou e atacou. Ele caracterizou a noção de democracia racial brasileira como um instrumento de luta de classes para a manutenção do sistema de classes vigente, além de ver na democracia racial um instrumento contra os movimentos antirracistas no Brasil.

20 Florestan Fernandes (1920 – 1995)
Tema recorrente: possibilidade de revolução. Fundador da sociologia crítica no Brasil. Toda a sua produção intelectual está impregnada de um estilo de reflexão que questiona a realidade social e o pensamento.

21 Fernando Henrique Cardoso (1931 – ____)
Como sociólogo, escreveu obras importantes para a teoria do desenvolvimento econômico e das relações internacionais. Dedicou-se ao aprofundamento de suas teorias durante o período em que viveu no exílio durante o golpe militar de 1964.

22 Fernando Henrique Cardoso (1931 – ____)
Um dos ideólogos da corrente dependentista ou desenvolvimentista. Participando dos grupos de estudos que resultaram na elaboração da Teoria da Dependência, diferenciando-se porém, da vertente marxista, liderada por Theotonio dos Santos e Ruy Mauro Marini. Sua teoria sugere que os países subdesenvolvidos devam se associar entre si, buscando um caminho capitalista alternativo para o desenvolvimento, livrando-se da dependência das grandes potências.

23 Fernando Henrique Cardoso (1931 – ____)
Era contrário à tese de que os países do terceiro mundo se desenvolveriam só se tivessem uma revolução socialista. Em julho de 1995, foi homenageado com os graus de doutor honoris causa da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra e da Faculdade de Economia da Universidade do Porto.

24 Darcy Ribeiro (1922 – 1997) Obra principal:
“O Povo Brasileiro: a formação e o sentido do Brasil”

25 Darcy Ribeiro (1922 – 1997) Mestiçagem: Mistura de raças:
Pilares: as matrizes que compuseram o nosso povo; as proporções que essa mistura tomou em nosso país; as condições ambientais em que ela ocorreu; e os objetivos de vida e produção assumidos por cada uma dessas matrizes. Forças: ecologia, economia e imigração. Temos um cultura inédita, baseada no escravismo e mercantilismo. Mistura de raças: Gestação étnica – mais intensa no período da mineração. Conflitos interétnicos: índios x colonos

26 Darcy Ribeiro (1922 – 1997) Cunhadismo:
Prática indígena que tornou possível incorporar estranhos às comunidades. Consistia em se oferecer uma moça índia como esposa aos recém-chegados. A partir de então, o estranho estabelecia uma relação de parentesco com os índios dessa família. Esse processo acabou influenciando decisivamente no processo de formação do brasileiro

27 Darcy Ribeiro (1922 – 1997) Racismo assimilacionista: Os Brasis:
O brasileiro não discrimina pela origem racial, mas sim pela cor da pele. Os Brasis: Crioulo (origem negra) Caboclo (origem indígena) Sertanejo (origem rural – grandes fazendas) Caipira (origem pós mineração - interior) Sulistas Brasil: nova Roma – grande mestiçagem.

28 Raymundo Faoro (1925 – 2003) Obra principal:
Os donos do poder Absorção da burguesia pelo Estado: estamento burocrático (colônia, império e república). A característica básica da vida política brasileira é a existência de um Estado forte e centralizador: patrimonialismo estamental.

29 Raymundo Faoro (1925 – 2003) Estado é analisado segundo a esfera de atuação dos ensejos pessoais do rei – até a República Velha e o Estado Autoritário Varguista – pelo qual permaneceram estreitos os laços entre a esfera pública (a burocracia) e a privada (o estamento que controla a primeira). Absorção da burguesia pelo Estado – estamento burocrático (colônia, império e república) A característica básica da vida política brasileira é a existência de um Estado forte e centralizador: patrimonialismo estamental

30 Raymundo Faoro (1925 – 2003) Feudalismo constituiria a divisão social predominante da Idade Média que daria origem às conquistas políticas de um dos estamentos – considerados as divisões da sociedade segundo a posição não somente econômica mas, sobretudo, cultural (o status, prestígio) – sob a forma corporativa (burocrática) e, consequentemente, o usufruto deste estamento da esfera de atuação política (gerando os laços patrimonialistas nas instâncias do Estado).

31 Celso Furtado (1920 – 2004) Obra: “Formação Econômica do Brasil”.
O subdesenvolvimento não é etapa para o desenvolvimento. No entanto, é condição de existência do desenvolvimento.


Carregar ppt "Sociologia Brasileira"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google