A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Prof. Glauco Carvalho UNIDADE III Como Decidir?. 1. Identificação da situação; 2. Diagnóstico da situação; 3. Desenvolvimento de alternativas; 4. Avaliação.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Prof. Glauco Carvalho UNIDADE III Como Decidir?. 1. Identificação da situação; 2. Diagnóstico da situação; 3. Desenvolvimento de alternativas; 4. Avaliação."— Transcrição da apresentação:

1 Prof. Glauco Carvalho UNIDADE III Como Decidir?

2 1. Identificação da situação; 2. Diagnóstico da situação; 3. Desenvolvimento de alternativas; 4. Avaliação e escolha da alternativa; 5. Seleção e implementação; 6. Feedback e controle. Lembre-se: São seis as etapas comuns do processo decisório.

3

4 1. Modelo Racional “O modelo racional pressupõe que os gestores devam utilizar procedimentos sistemáticos para tomar decisões de qualidade”. Modelos Decisórios

5 O modelo racional de tomada de decisão refere-se ao processo decisório no qual os administradores tomam decisões ótimas baseadas na racionalidade, que maximizam os resultados da organização. Dessa forma, o processo levaria a uma decisão ideal, independentemente de quem a tomasse. No modelo racional de tomada de decisão pressupõe-se que:  o problema está claramente definido e compreendido; Modelo Racional

6  os objetivos a alcançar são claros;  a informação disponível é suficiente, de qualidade e confiável (ótima);  os critérios para avaliar as alternativas são conhecidos;  o tomador de decisões é racional; ele usa a lógica para avaliar e escolher as alternativas, escolhendo a que maximiza os objetivos.

7 O modelo racional se estabelece, segundo Daft (2002), em oito etapas: 1. Monitoramento do ambiente da decisão 2. Definição do problema/oportunidade 3. Especificar os objetivos da decisão 4. Diagnosticar o problema/oportunidade (causa/efeito) 5. Desenvolver soluções alternativas 6. Avaliar as alternativas 7. Escolher a melhor alternativa 8. Implementar a alternativa escolhida Etapas do Modelo Racional

8 1.Monitoramento do ambiente da decisão Nessa etapa o gestor precisa monitorar as variáveis internas e externas do ambiente que possam influenciar a situação-problema. Isso permite que sejam acompanhados possíveis desvios no comportamento planejado ou aceitável. Indicadores, informações comparativas podem ser eficaz nesse momento. 2. Definição do problema/oportunidade Aqui o gestor deve explicitar a situação-problema, a qual deve ficar clara e ser totalmente compreendida. Reflexos diretos mensurados.

9 3. Especificar os objetivos da decisão Nesta etapa se define os resultados de desempenho que se esperam e devem ser alcançados em decorrência da tomada de decisão. 4. Diagnosticar o problema/oportunidade (causa/efeito) Aqui o diagnóstico é aprofundado a fim de se encontrar as variáveis causais e relações de causa-efeito envolvidas na situação-problema. Reflexos indiretos mensurados.

10 5. Desenvolver soluções alternativas Nessa etapa são levantadas todas as alternativas possíveis e disponíveis para alcançar a solução da situação-problema. 6. Avaliar as alternativas Aqui são analisadas e simuladas as alternativas, podendo ser usado técnicas de análise e técnicas estatísticas a fim de estimar a probabilidade da ocorrência do evento proposto.

11 7. Escolher a melhor alternativa Nessa etapa do processo deve-se escolher, entre as alternativas apresentadas, a que levará melhores resultados para a organização frente aos objetivos estabelecidos previamente. Justificar! 8. Implementar a alternativa escolhida Para isso, técnicas gerenciais serão utilizadas para a mobilização dos envolvidos na implementação da opção escolhida. Para avaliar o andamento do processo será feito um monitoramento através de indicadores de desempenho.

12 Resumo: Deve-se compreender o problema antes de se tentar solucioná-lo. Estuda-se alternativas, além de técnicas e métodos apropriados para solucionar o problema. Utiliza-se a melhor lógica determinística para se tentar obter sucesso na solução. O insumo básico deste modelo é a informação. Modelo Racional

13 Islândia/Vulcão: Aeroporto de Faro com dezenas de vôos cancelados Lisboa, 20 abr (Lusa) - O aeroporto da Portela, em Lisboa, registrava nesta manhã algumas filas com centenas de passageiros surpreendidos pelo cancelamento dos vôos para Inglaterra na sequência da nuvem de cinza de um vulcão na Islândia. A EuroFly Airlines está com uma de suas aeronaves há 24 horas no aeroporto, contendo 32 brasileiros, dos quais 12 compraram suas passagens com seguro total e, segundo as normas, devem receber sua indenização. Os outros 20 passageiros estão reivindicando direitos iguais. Uma nuvem de cinza libertada por um vulcão no sul da Islândia, obriga a descontinuidade dos vôos por, pelo menos, mais 3 dias, afetando as ligações no continente e com outras zonas do mundo. A mídia está cobrando responsabilidade das companhias. As companhias temem pelos altos custos potenciais envolvidos no dispêndio com os passageiros. Modele esta decisão de acordo com as etapas do Modelo Racional. Situação Problema


Carregar ppt "Prof. Glauco Carvalho UNIDADE III Como Decidir?. 1. Identificação da situação; 2. Diagnóstico da situação; 3. Desenvolvimento de alternativas; 4. Avaliação."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google